quarta-feira, 29 de setembro de 2010

As crianças de Kosovo

Alguns meses depois do fim da guerra em Kosovo, eu estava em Peja trabalhando como consultor em trauma emocional. Um dia, pediram-me que examinasse dois adolescentes, irmão e irmã. Durante a guerra, a milícia tinha cercado a casa em que viviam e assassinado seu pai na frente deles. A garota, com quinze anos na época, foi estuprada enquanto mantinham um revólver em sua cabeça. Desde então ela não conseguia voltar ao seu quarto. Para escapar da milícia, o garoto fugiu com o tio para o telhado, para onde uma granada foi lançada, matando o segundo e ferindo severamente o primeiro no abdome. A milícia o deixara como morto.

Depois desses acontecimentos, os dois jovens viviam em um estado de ansiedade constante. Embora a guerra tivesse acabado e a milícia tivesse se dispersado, os irmãos mal conseguiam dormir, mal comiam, e se recusavam a sair de casa. O pediatra que os visitara várias vezes estava preocupado demais com eles – até porque era amigo da família. Ele não sabia como ajudá-los.

Enquanto ouvia o médico me contar a história, fiquei imaginando se haveria realmente alguma coisa que pudesse fazer para ajudá-los, especialmente em uma língua estrangeira, trabalhando com um intérprete. Quando eles reviveram essas memórias, suas emoções eram intensas. Porém, durante a sessão inicial, fiquei surpreso em ver que imediatamente após a primeira sessão de movimentos oculares nem um nem outro parecia estar mais transtornado. Recordo-me de ter pensado que ou sua timidez na presença de um intérprete estava bloqueando suas associações, ou o trauma tinha sido tão grande que eles eram incapazes de fazer contato com suas emoções.

Uma semana depois voltei, com a intenção de continuar o tratamento e tentar de novo, possivelmente usando outras cenas como ponto de partida. Fiquei estupefato quando a tia deles me contou que naquela mesma noite, após nossa primeira sessão, os dois jantaram normalmente pela primeira vez desde o incidente. E dormiram a noite toda, também pela primeira vez em meses. A menina tinha até mesmo dormido no próprio quarto.

Eu mal podia acreditar. Pensei que talvez os adolescentes fossem educados e dóceis demais para me dizer que eu não conseguira ajudá-los. Ou simplesmente não quisessem responder a mais nenhuma pergunta sobre aquele episódio terrível. Talvez, pensei, eles acreditassem que, se me assegurassem que seus sintomas tinham desaparecido, me convencessem a deixá-los em paz.

Assim que os vi, entretanto, percebi que alguma coisa realmente mudara. Eles estavam sorrindo. Estavam até rindo, como crianças sem nenhum problema, criadas em lugares menos violentos, ao passo que antes estavam deprimidos e tristes. Também me pareciam descansados.

Não obstante, permaneci cético sobre a eficácia genuína das sessões. Então, alguns meses depois, encontrei diversos terapeutas que se especializaram em tratar crianças com PTSD. Eles confirmaram que as crianças que passam por esse tratamento geralmente reagem mais depressa e mostram muito menos emoções que os adultos. 

Curar: histórias reais - Vera | Sarah | Lilian | As crianças de Kosovo | Paulina  
 

**********

Do livro “Curar – O stress, a ansiedade e a depressão sem medicamento nem psicanálise”, David Servan-Schreiber, tradução Luis Manuel Louceiro, Sá Editora, 2004.

47 comentários:

  1. Pessoas tenho ORGULHO em dizer que estou vencendo o Transtorno de Ansiedade!!!! Fui no medico pedi pra parar de tomar o Exodus e o mais importante, ISSO PARTIU DE MIM!!!! Eu resolvi que nao quero mais isso pra minha vida, e agora que estou me sentindo melhor e vejo alguns de voces que estao comecando o tratamento agora, leiam isso: A cura da Ansiedade depende de voces, tenham fe e forca de vontade, vcs irao vencer!!! Nao desanimem nunca, estive tao mal ao ponto de querer morrer de nao ver mais nenhum sentido nessa vida, e olha que tenho um casamento abencoado, um filho maravilhoso mas nem isso pra mim tinha sentido. Pedi muito pra Deus me curar e ACREDITEI, Portanto ACREDITEM EM VCS TB!!!! Estou Rezando todos os dias por voces tenho certeza e tenham certeza vcs tb que isso e so uma fase e tenham forca pra enfrentar esse transtorno, lutem com todas as forcas contra vcs mesmos. As tonturas, as sensacoes de estar em outro mundo, as dores de estomago, o sono (ou a falta dele), os tremores, as dores no corpo, o cansaco, SAO PSICOLOGICOS e eles passam!!!!! Nao sao cancer, nao sao doencas como a gente imagina... VOCES VAO VENCER ISSO ACREDITEM!!!!!! Parei de tomar o remedio ha 14 dias passei os ultimos 14 dias meio tonta no final da tarde, quando me sentia cansada, mas sei que e so o remedio deixando meu organismo!!!!! Estou feliz novamente e ate querendo um novo membro pra minha familia. FIQUEM COM DEUS, DEUS ESTA DO NOSSO LADO!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu filho ta tomendo exodos 20mg a 30 dias...ele ainda não ta bem,to mto preocupada,o médico associou o SOCIAN 7,5mg tb....ele diz que é assim mesmo,que é pra começar a sentir melhora a partir de agora...ele ja tomou outros medicamenos que não deram a resposta esperada...não sei o que fazer....

      Excluir
  2. GOSTARIA DE SABER SE ESSA FALTA DE LIBIDO DESAPARECE. SÓ TENHO 15 ANOS E ME ENVOLVI COM DROGAS E ACABEI DESENVOLVENDO QUADRO DEPRESSIVO. O PSIQUIATRA RECEITOU EXODUS. ESTOU NO 16 COMPRIMIDO E ATÉ AGORA MINHA LIBIDO ESTÁ A ZERO.

    ResponderExcluir
  3. amigos estou tomando exodus a 17 dias já senti um pouco de melhora mas as reações ainda vem muita ansia de vomito moleza e medo será que ainda é normal sentir tudo isso.

    ResponderExcluir
  4. amei o seu blog,como me identifiquei com suas historia muito bom saber que não to só,demais...parabéns

    ResponderExcluir
  5. ola pessoal; tomo o espram 20mg; posso participar tb do clube? afinal é um similar do exodus, q ja tomei ha algum tempo atras, quando me assustei com os efeitos e pedi ao medico para suspender; agora estou tentando novamente , e talvez possa compartilhar com vcs nossas situaçoes. tenho historia recorrente de depressao e disturbio de personalidade; tomo donarem 150 e lyrica 75; as vezes parecem nao ser suficientrs; sei q parece muita coisa , mas sem a medicaçao fico pior; espero trocar figurinhas com vcs; abraço a todos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá pessoal
      Tô tomando reconter há 7 dias. Minha esposa tá amando, pois estou mais calmo e só ela goza. Tô subindo pelas paredes, pois não consigo gozar ( retardo da ejaculação ), tá na bula. Isto demora muito com o uso do remédio??

      Excluir
  6. Oi pessoal, estou utilizando 1/2 comprimido do ESPRAN e as reações foram bem claras. Era uma depressão leve, o efeito colateral que eu senti foram "bocejos". Quanto a depressão estou bem menos irritada e bem humorada, tipo rindo à toa. Para mim foi o melhor remédio entre os que tomei, interessante como cada organismo se adapta melhor a determinados remédios, infelizmente temos que experimentar vários até encontrar o ideal para cada um.
    Um abraço
    Cristina

    ResponderExcluir
  7. Estou tomando exodus há 15 dias e confesso sinto a maioria das reações citadas: náuseas, tonturas, suor frio, tremores e insonia, além da falta de apetite. Tenho diagnóstico de transtorno bipolar, transtorno de ansiedade aguda e pânico. Estou no limite, pois tentei o suicídio na noite de Natal. Fiquei internada dois dias. Ainda não senti melhoras.
    Apesar de tudo, estou confiante, pois ainda estou no início do tratamento.
    Frequento as seções de terapia duas vezes por semana e com o psiquiatra duas vezes ao mês.
    Acho que estou no caminho certo o primeiro passo já dei: sei que estou doente e preciso de ajuda especializada e principalmente quero viver, tenho medo de tentar de novo e não conseguir me salvar de mim mesma.
    Então força e fé sempre.
    Abraços
    e

    ResponderExcluir
  8. Olá ja estou no meu 8 dias do remedio e falo os efeitos colaterais em mim sao terriveis venho tratando um trastorno de ansiedade com alguns episodios de sindrome do panico cheguei ligar para minha medica varias vezes para querer parar de tomar este remedio ele me deixa muito mais ansiosa sinto muito calor vomitos nao para nada no estomago e nada de fome sem contar de esta dificiul para dormir acordo no meio da noite agitada ai é terrivel queria saber por quanto tempo tenho q aguentar estes sintomas pois tenho um filho de 2 anos para cuidar me ajude ai pessoal por favor estou en desespero obrigada ass; Lais

    ResponderExcluir
  9. alguem ai me ajuda????? por favor??? Lais

    ResponderExcluir
  10. Lais, tenha calma. Vc não é a unica. Somos muitos, mas o que dificulta muito é que esse problema nos deixa antissociais. Ficamos dentro de nós mesmos, aí achamos q somos os unicos. Principalmente pq poucas pessoas entendem o que estamos passando. Tenha fé e continue o tratamento. Já estou no sexto ou setimo remedio, mas não vou desistir. Bj.

    ResponderExcluir
  11. Laís,o início é sempre difícil para o uso de qualquer medicamento para esses transtornos. Já se passaram quase dois meses desde a minha primeira postagem (dia 26 de janeiro) e, confesso, poucas mudanças. Segundo médicos, demora um pouco mesmo até acostumarmos. No dia a dia algumas crises ainda não passaram: procuro ficar afastada das pessoas, quase que me escondendo mesmo e depois que tomei os primeiros dias já tive quatro crises de pânico e é quase que comum uma sensação ruim que algo horrível pode acontecer a qualquer momento. Por outro não cheguei a nenhuma tentativa extrema... então continuo na fé que vou conseguir. Fique firme. Um abraço!

    ResponderExcluir
  12. Obrigada gente estou com Fé em Deus e os efeitos estao passando hoje faz 21 dias estou bem melhor podem ter certeza meu desespero passou bjoo a todos e estou rezamos por todos nós!!!!! ass: Lais

    ResponderExcluir
  13. Olá,Comecei a tomar o Exodus 10mg por 7 dias, depois passei para 20mg. Já faz 16 dias que estou tomando eu não consigo ejacular parece que vai gozar mais não goza desde que começei a tomar o Exodus.
    Preciso de ajuda isso acontece com alguém ai Homens? Estou preocupado pois não sei porquanto tempo isso vai durar.

    ResponderExcluir
  14. oi fiquei muito feliz em encontrar esse blog faz uma semana que estou tomando exodos 10mg depois do almoço estou com muito enjoo, uma tristesa constante sem motivos e muito sono me ajudem isso é normal vai passar.bjo cláudia.

    ResponderExcluir
  15. Olá olha fique tranquila lClaudia isso tudo vai passar é só ter paciencia e fé em Deus q logo logo passa no meu caso esses sintomas forao desaparecer só depois de 22 dia , agora estou Otima gracas há Deus

    ResponderExcluir
  16. Olá meu nome é Lais ,comecei tomar o Exodus em fevereiro de 2013 devido um quadro de sindrome do panico., as reações em mim foi as piores quase desisti de tomar o medicamento ligava para minha médica desesperada devido as reações tontura, insônia , ondas de calor, desespero,um pouco de tristeza foi horrível mas tive paciência ouvi minha médica e continuei a tomar, os sintomas em mim foram desaparecer depois de 22 dias, fui melhorando e fiquei bem , nossa depois q os efeitos passaram eu fiquei ótima nunca mais tive nenhuma crise de pânico estou bem e feliz!! agora em Janeiro de 2014 minha médica me deu alta do medicamento estou retirando aos poucos devagar. mas confesso que fico meia insegura com medo de parar a medicação e o pânico voltar minha médica diz q é dificiul então vou confiar nela e principalmente em DEUS ! a minha retirada da medicação vai demorar dois meses para eu parar de vez como eu disse tem q ser aos poucos, depois quando eu parar de tomar venho aki escrever e dizer como estou! q meu exemplo ajude muitas pessoas q estao passando por isso q eu passei e q tenham fé q tudo se resolve!!!! Abraço força para Todos !!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Laís como você esta se sentindo com a retirada da medicação? Estou retirando a minha também!

      Excluir
  17. blz cara! Eu to tomando exodus 20 mg todos os dias pela manhã, nos primeiros dias eu transpirava dia e noite mas isso já passou. O Grande problema que esse medicamento me trouxe foi a perda total do desejo sexual. Até não me preocupo em demorar ou nem ejacular. Depois que comecei a tomar a medicação pode contar nos dedos as vezes que tive ereção e as poucas vezes que tive não consegui gozar. Essa semana marquei consulta com um urologista. Como vc resolveu esse problema??

    ResponderExcluir
  18. Olá Pessoal Meu nome é Adriana sou formada em psicologia há 2 anos e meio.recentemente recebi em meu Consultório uma paciente em grande estado de desespero e tristeza pois ela esta em um quadro de depressão conversando com ela a mesma me disse que estava fazendo uso da medicação Exodus e me falou sobre os efeitos colaterais que eram terrível para ela por este motivo ela estava em total desespero,foi dai que comecei a pesquisar na internet sobre o tal medicamento Exodus para me informar mais sobre a medicação e poder ajudar melhor esta minha paciente, foi através das pesquisa que eu encontrei este site O idiota feliz comecei ler o conteúdo e tbm diversos comentários. Então quero ajudar a todos deste site pois sei que muitos não tem condições de pagar sessão de terapia ou ate mesmo conselhos de um profissional ,eu acredito que se ajudamos os outros sem nada em troca Deus o fará muito por nós. então estarei aqui para poder ajudar quem precisa! estarei entrando nesta pagina 1 vez ao dia para conferir se tem uma pergunta e sempre responderei. Atenciosamente Adriana Rezende.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amei sua iniciativa e generosidade em querer ajudar o proximo . Parabéns!

      Excluir
    2. Adriana, parebéns pela sua iniciativa, estou deprimida e as vezes me sinto doente outras me sinto chorasa e outras um pouco feliz o que posso fazer para melhorar?

      Excluir
  19. O remédio faz exatamente o que se propõe.. se levar a sério o tratamento. Estou tomando a quase três meses e sou outra pessoa, voltei a ser educado, sem a medicação sou um grosseirão, tolerância zero mesmo, respostas na lata e no ato.. Mas meu médico disse se tratar de um medicamento muito eficaz e seguro.
    O problema está no efeitos colaterais.. Falta de libido é o que mais me encuca, Sempre fui um cara ativo e sempre adorei sexo.. mas já faz uns dias que estou correndo da minha esposa.. Pessoal, isso passa? Alguém teve esses sintomas e pode me dizer algo. Estou pensando em parar de tomar, prefiro ficar ansioso e controlar com Frontal e/ou Rivotril mas continuar fazendo sexo na boa..

    Abcs amigos..
    Carlos/Curitiba
    Estou bem encucado com isso.. não queria parar de tomar o Exodus, afinal ele fez a parte dele (com ressalvas pela falta de libido)..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu nome é José. Cara, eu tomo exodus 20mg todos os dias pela manha, e tem me trazido muitos benefícios, hoje sou um cara bem mais controlado (sem ansiedade, nervoso, estressado ao extremo), mas ele me trouxe um efeito colateral igual ao seu, falta de libido total, eu também ando correndo da minha esposa, to marcando consulta com um urologista pra tentar resolver esse problema de libido e ereção. E as raras vezes que consigo ereção não consigo ejacular nem rezando. Tento ejacular até me cansar e nada, por fim o penis fica mole.... já estou ficando com vergonha da minha mulher.

      Excluir
  20. Os piores monstros
    não estão lá fora .
    Eles vivem em nós !!!

    Pense nisto. Abraço Adriana Rezende

    ResponderExcluir
  21. Boa Noite a todos passei aqui para dizer que todos tenham força que tudo dá certo.qualquer dúvida estou a disposição. Psicóloga Adriana Rezende .

    ResponderExcluir
  22. Comecei a tomar exodus a 9 dias no começo , não foi fácil parece que minha alma estava em uma cadeia , tenho muita ansiedade e por isso sofro muito , e depreção também , depois de 9 dias tomando o remédio tenho muito sono , e estou depreciso ainda , estou tomando de 10 mg , acho que tenho que aumentar a dosagem , ou tenho que trocar o medicamento ou acrescentar mais um remédio alguém pode me ajudar

    ResponderExcluir
  23. Olá no começo tem q ter paciência o remédio demora um pouco pra começar a fazer efeito e ter seus beneficio,mais ou menos uns 15 dias pra vc começar a sentir os efeitos da medicação acho q vc tem q esperar mais um pouquinho sem ter q aumentar a dose,se passar esses 15 dias e vc não sentir nenhuma melhora ai sim fale com seu médico.e faça terapia q irá te ajudar muito !!! um Abraço Adriana Rezende.

    ResponderExcluir
  24. deixo este vídeo de alta ajuda é um depoimento de um rapaz q sofreu com a síndrome do pânico e se curou . muito bom assistam tenho certeza de vão ajudar vcs !


    http://www.youtube.com/watch?v=NFoedRDfYpc



    Adriana Rezende.

    ResponderExcluir
  25. procure no Youtube o video chama como curar a síndrome do pânico . com Eduardo Manciolli . ass: Adriana Rezende

    ResponderExcluir
  26. olá amigos, pelo que vejo no blog, todas as pessoas estão tomando por terem algum tipo de panico ou por ansiedade, meu problema é diferente, sinto muito cansaço e indisposição durante o período da tarde, consultei com um clinico geral e fiz vários exames, nada constou então ele me encaminhou a um psicologo que receitou o exodus 10mg, comecei a tomar hoje no café da manha, 3 horas após tive náuseas e suor frio, alguém com o mesmo problema que esteja tomando o exodus?....

    ResponderExcluir
  27. Boa tarde!!!

    Meu nome é José, estava tomando exodus 20mg diariamente, agora o médico baixou para 10mg diariamente, mas de uns dias pra cá to ficanco muito estressado, e isso começou depois que baixei a dose de exodus, alguém sabe me dizer se isso é normal. Tenho ficando estressado e irritado ao extremo por qualquer coisa. Séra que devo voltar a tomar 20mg?

    ResponderExcluir
  28. Olá José isto que vc esta sentindo é normal, chama-se pré abestinencia devido a diminuição do medicamento ,espera por volte de 1 mes que vai passar é só ter um pouquinho de paciencia!!

    ResponderExcluir
  29. Olá, tomo Exodus desde 2011, a medicação foi maravilhosa! Agora começo a retirar a medicação com a orientação do meu psiquiatra. Gente é pank, estou como o José, estressada, sinto-me cansada, sonolência, os sintomas estão iguais ao iniciar o tratamento, acredito realmente ser a pré abstinência. Força não é fácil!

    ResponderExcluir
  30. Boa Noite a todos , estou aqui para qualquer dúvida Abraço !!

    Psicóloga Adriana Rezende .

    ResponderExcluir
  31. Olá gente estou no meu 9 dias tomando exodus e estou sem fome nenhuma é normal?????

    ResponderExcluir
  32. Preciso informações sobre algum homem que esta tomando exodus , me disseram que tira a libido. preciso saber é so temporária? depois de um certo período ela volta?

    ResponderExcluir
  33. Boa noite
    tenho 24 anos e faço graduação em farmácia.
    Devido a minha ansiedade, irritação, nervoso o psiquiatra me receitou escitalopram 10mg. Qse morri de tanta ansia e tontura no primeiro dia. No segundo piorou. No terceiro liguei p psiquiatra. Ele me afirmou que nao era nada, somente coisa da minha cabeca e que dois dias nao eram suficientes para o medicamento agir no organismo.
    Desconfiei, lógico.
    A noite fui pra emergência. Tive infarto. Além de tontura, ânsia, dor de cabeça, dor se estômago, sonolência, bocejo, suor, calor, falta de apetite e libido, tremor.
    senti como se fosse morrer.
    No hospital, além do atendimento, recebi a orientação de nao ler bula nem confiar em farmacêutico.
    Nao qro jamais desanimar alguem c esse depoimento, somente alertar aos sintomas. Eles existem e são sérios.
    Força a todos vocês.

    ResponderExcluir
  34. Iniciei o meu tratamento com Exodus hoje. Inicialmente vou tomar meio comprimido durante 7 dias. Até o momento não sinto reação adversa.

    ResponderExcluir
  35. Iniciei meu tratamento a 3 dias. Estou sem ir à faculdade e preciso melhorar. Os sintomas são os piores náuseas, desânimo e dor de cabeça. Não posso parar minha vida até estes efeitos continuarem. Quero ter forças para continuar, mas ficar um mês de cama eu não posso...
    O que eu faço? Tentei falar com meu médico e ele está em um congresso. Preciso retomar minha vida amanhã, mas os efeitos do remédio e os sintomas da depressão não deixam. Me ajudem!

    ResponderExcluir
  36. Gente ontem tive uma crise se ansiedade horrível, uma na segunda e outra no domingo, foi horrível. Dores no corpo e a vontade de se rasgar inteira.
    Ontem como ficou critico fui ao pronto socorro lá o médico me receitou rivotriu... Estou drogada ate agora... E me deu êxodos 10m pra tomar e remilev.
    Não conheço nada desses remédios... Vc podem me orientar.

    ResponderExcluir
  37. O exodus no início te deixa com insônia e impaciente, no entanto o rivotril te ajuda a dormir e te acalma. Remilev eu não conheço.

    ResponderExcluir
  38. Boa noite. Fui ao psiquiatra e a mesma me receitou exodus 10mg,sendo q a principio mandou tomar 5mg. Comecei hj às 8:30h passei o dia aparentemente bem,apesar de ter tido um problema sério a resolver. Passado isso, sai andei pela rua e td parecia tranquilo. Chegando e ksa,lanchei e fiquei bem. Estava deitada vendo tv às. 20:30 comecei a me sentir mto esteanga. uma tremedeira, um mal estar geral, uma quentura enorme pelo corpo, os péS suando,boca seca. Entrei em panico, me senti muito agitada, tomei logo olcadyl. 1Mg,também receitado, minha filga ficou desesperada,nunca tinha me visto assim, queria andar sair de ksa. Minha amiga me lugou e ficou conversando mto comigo,dizendo q seria normal,mas mais 1Vez o nervoso voltou,ate a queimaçao nas laterais do rosto senti. Fomos conversando e aos poucos foi melhorando, na hora comecei a me sentir sonolenta, deitei mas não dormi. Agora fico pensando,continuo a tomar o remedio ou não? Uma sensaçao horrível. Só terei medico em agosto. O q faço? Por favor me ajude. Desde js agradeço. Sarah

    ResponderExcluir
  39. Tomei medicação para síndrome do pânico e ansiedade generalizada há mais de 4 anos. Comecei com amitriptilina, depois troquei de médico e tomei zoloft, sertralina, donoren (o pior de todos pensei que fosse morrer), e por último exodus durante 2 anos. Melhorei muito da síndrome do pânico, neste ano no início, o médico me deu alta, eu queria mesmo, já nem tinha dinheiro pra comprar o exodus e fiquei com medo da medicação alterar demais a minha personalidade. Fiquei uns 5 meses sem remédio nenhum mas voltei a ter sintomas de pânico e fui ao neuro, e disse que o exodus é muito seguro que eu deveria continuar tomando, tomei mais 2 meses, e tornei parar. Sei que é teimosia, porque sou favor da medicação, sem os remédios talvez e nem estivesse mais aqui, porque o coração sofre demais durante o pânico, então seu nenhum remedio,. Gostaria de saber de vocês se durante o entardecer e o amanhecer vocês tem pensamentos ruins? Porque eu sou atacada por fantasmas quando começa a entardecer e quando amanhece, voltam todas as recordações tristes desagradáveis que me põem pra baixo, como se eu fosse a pior pessoa do mundo tento controlar isso mas não consigo, é terrível, os pensamentos vem como assombraçao, tudo que fiz de ruim aparece mas o que fiz de bom não. Vocês tem isso. Acho que pode ser da depressão, e que eu tenho de voltar a tomar remedios. Também não consigo mais chorar de jeito nenhum, me esforço, mas nada, mesmo antes de parar os remedios já estava assim e continuo, chorar de vez em quando é bom mas não vai. se estivesse com dinheiro ia procurar psicologo, o que vocês pensam de tudo isso que contei. Muito obrigado à todos.

    ResponderExcluir
  40. oi sou shirlei tenho 35 anos e estou sofrendo,não sei de que,em junho deste ano eu tive um pico de pressão alta que eu fiquei com dormencia e via umas listras na vista minha pressão chegou a 18 mais depois disso eu não sou mais normal eu só fico tendo formigamento sensação de dormencia umas coisas mi picando uma sensação de pele gelada um medo de ter avc eu vou no medico pra saber o pq da dormencia vou em todos medicos mais todos me falam a mesma coisa ansiedade como que pode tantos sintomas eu não gosto de tomar remedios minha vista ficou muito ruim o neuro passou o exodus mais tenho medo de tomar remedios os efeitos colaterais me enloquecem eu não posso ficar em casa tenho que trabalhar me ajudem por favor

    ResponderExcluir
  41. Mário. Estou tomando exudus 10mg comessei com meio comprimido e agora tomo a 4 dias inteiro. Não apetite a ejaculação então nada desabo de cassado fico 30 a 40 minutos e nada. Também tenho sentido medo e insônia. Estou a dez dias nisto e não senti minha ansiedade baixar e nem meu humor mudar sempre fui um cara explosivo. Tudo na hora resposta na lata. Não sou de de fazer amigos stressando direto pressão alta seguido devido ansiedade e nervozismo . Minha mulher toma a anos sente se bem sem ele fica insuportável. Eu fui ao médico e e o mesmo dela também me receitou. Estou desconfiado disto. Vou continuar pois quero melhorar meu comportamento e acabar com esta ansiedade. Mas confesso que to preocupado com esta questão da ejaculação. Tenho uma vida sexualbsemore ativa e isto tá me deixando muito preocupado. Será q este negócio da ejaculação vai passar?

    ResponderExcluir