quinta-feira, 30 de setembro de 2010

As diferenças no mundo gay

Dicesar e Serginho

Quem acompanhou o "Big Brother Brasil 10" deve ter percebido que os “coloridos” Serginho e Dicesar não faziam parte da mesma “tribo”. Embora os dois sejam gays assumidos – e isso é a única coisa que de fato os une – ambos trafegam por universos bem diferentes.

Serginho é Lady Gaga. Dicesar é Cher. O primeiro circula pelas alamedas dos Jardins, é bicha com grife, pintosa, moderninha. O segundo anda pelos lados do Arouche, frequenta liquidações, passou da idade de ter que provar quem ele é. 

Aqui fora, os dois jamais teriam se esbarrado.

Mas, ao se encontrarem dentro da casa, um logo reconheceu no outro as “características” que supostamente deveriam juntá-los. Não foi o que aconteceu. Durante todo o programa, houve mais estranhamento do que aproximação entre os dois.

Serginho é Sr. Orgastic, o emo-gay mimado que circula pelo mundo sem fronteiras da internet. Dicesar é Dimmy Kierr, a drag-queen que sobrevive de pequenos shows em redutos gays.

As diferenças entre os dois ex-Big Brother revelam o quanto o universo gay é heterogêneo. Revelam também que apenas a orientação sexual não basta para definir amizades e aproximações. Serginho, o gay afeminado, tornou-se aliado de Michel, o heterossexual que coleciona revistas de mulheres peladas.

Acreditar em estereótipos é burrice. Nem todo homossexual desmunheca. Nem todo homossexual é “fashion”. Nem todo homossexual é promíscuo. Nem todo homossexual depila os pelos. Nem todo homossexual é “sarado”. E nenhum homossexual está isento de julgamento – moral ou ético – por ser homossexual.

O mundo gay é apenas espelho da sociedade da qual faz parte: desigual, conflituoso, seletivo, individualista e com nuances que vão muito além do exibicionismo caricato do Serginho ou da candura de tia velha do Dicesar.

Acredite: tem gay que não curte Madonna. 

Um comentário:

  1. Meu namorado nao curte madonna, mas curte britney e eu que tomo exodus enho mais força na cama do que ele, embora ele tenha mais disposição...

    ResponderExcluir