quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Exodus: reações adversas

Depressão

No Blogspot, posso acompanhar a origem dos acessos ao Idiota Feliz. Percebi que muita gente acaba entrando aqui através de pesquisa no Google, procurando informações sobre o antidepressivo Êxodus, o tal oxalato de escitalopram.

Hoje, quarta-feira, 29 de setembro, tomei meu 27o comprimido de Êxodus. E posso garantir: estou me sentindo melhor. Não virei uma dançarina de axé destrambelhada e feliz, mas pelo menos a vontade de me jogar pela janela passou.

Há cerca de um mês, procurei um psiquiatra que diagnosticou minha tristeza movida à cafeína e a 48 cigarros por dia como depressão. Ele receitou Êxodus. Devo tomar o antidepressivo durante 60 dias e, depois, retornar ao psiquiatra.

Sim, o remédio tem reações adversas. Mas cada pessoa, segundo o médico, reage de forma diferente. Em mim, o antidepressivo causou alguns efeitos desagradáveis nos primeiros dias.

Saiba quais são:

     1. Tontura e um pouco de enjôo.
     2. Em um único dia, a tontura foi bastante forte. Não conseguia ficar de pé.
     3. Libido zero. Durante duas semanas meu pênis não levantava de jeito nenhum. Mas voltei ao normal. Apenas demoro mais para ejacular – o que não chega a ser ruim.
     4. Sensação de mal-estar generalizada.
     5. Sonolência.
     6. Falta de apetite.
     7. Suor na sola dos pés.

Basicamente foi isso. E confesso que não é fácil suportar os primeiros dias de Êxodus. Pensei até em desistir do tratamento. Mas li uma entrevista esclarecedora no site do Dráuzio Varella com Ricardo Moreno, médico psiquiatra e professor do Instituto de Psiquiatria da Universidade de São Paulo. Na entrevista, ele fala dessas reações adversas dos antidepressivos: “O medicamento leva de 10 a 15 dias para começar a ter uma boa ação antidepressiva. Em compensação, os efeitos colaterais são imediatos. Isso dificulta bastante a adesão ao tratamento e faz com que o paciente tenda a abandoná-lo precocemente.”


Para ajudar na minha recuperação, além do antidepressivo, criei este blog. Sou jornalista, gosto de escrever e esse exercício diário de experimentar novos temas está me servindo de terapia ocupacional, dando uma segurada na minha ansiedade. Um conselho: procure ocupar a cabeça e o corpo.

Também estou lendo “Curar: o stress, a ansiedade e a depressão sem medicamento nem psicanálise”, do neurocientista David Servan-Schreiber (Sá Editora). Ainda estou na metade do livro, mas desde já recomendo. Traz informações importantes sobre essas “dores da alma” que nos atormentam. Desde que espalhei por aí que estou depressivo, três pessoas me indicaram o livro.

Para ler mais sobre a minha experiência com o Êxodus, clique aqui: Depressão 

Leia depoimentos de leitores deste blog em Depressão: depoimentos

É isso. Espero que ajude quem precisa.

PS. Não sei se o Êxodus engorda. Por enquanto, estou com o mesmo peso. 

832 comentários:

  1. E o Êxodus fez a gente se conhecer, né. Bom, eu estava sem a receita do meu, mas já estou na segunda caixa desde que comecei a tomar regularmente.

    As reações adversas, realmente, são horríveis. Também fiquei enjoada, a libido diminui, o sono é muito mais intenso, mas, em compensação, tenho bem mais fome. O psiquiatra sempre me pesa pra ver se eu engordei.

    Mas, nos últimos dias, parece que não tem funcionado, a tristeza continua - há motivos para isso, mas eu deveria ficar um pouquinho mais feliz e tranquila, não?

    E como você tem se sentido? Espero que esteja melhor!

    Qualquer coisa, é só dar um toque, pessoas que sabem "a dor e a delícia de viver movido a oxalato de escitalopram" se entendem!

    Beijão, Marcos!

    ResponderExcluir
  2. Boa Noite

    Eu indico assitir o programa transição do dia 17/10/10 site:

    http://www.programatransicao.tv.br/

    e você terá uma explicação para “Terra dos Zumbis Felizes”.

    ResponderExcluir
  3. Estou tomando o exodus a 10 dias os efeitos colaterais são terriveis, mas como já tomei outros antdepres,exodus não é o pior. Tenho experiência c/ a depré a 6 longos anos, ela vai e volta,espero que com exodus eu fique bem. E não é falta de fé em Deus,porque eu tenho muita fé. Dulci.

    ResponderExcluir
  4. Bom Dia a todos
    tomei exodus por exatamente 12 meses, atualmente nao estou tomando, meu medico suspendeu,
    fazem 07dias que parei e senti algumas coisas, mais fraco
    Graças a Deus estoume sentindo bem e curada.
    Nunca deixe de acreditar em Deus em primeiro lugar, pois sem ele nao somos nada.

    ResponderExcluir
  5. Engraçado, tirando que eu não tenho pênis, senti parecido os 10 primeiros dias do meu tratamento com o mesmo remédio do Kobain, o Lithium pra pessoas eufóricas. Tive perdas momentâneas da razão e pensei em desistir, mas sempre lembro do marido da minha amigona falando: força, Carne!

    ResponderExcluir
  6. tomei o remedio durante 3 meses e interompi o tratamento sem a consulta de um medico, estou mal sinto tonturas e uma leve dor d cabeça, sera que é normal? isso ja fazem trez meses.

    ResponderExcluir
  7. Oi Karen...
    acho q seria legal vc voltar ao médico. Li q não eh legal interromper o tratamento por conta própria.
    Fica bem.

    ResponderExcluir
  8. demorou quantos dias para passar esses sintomas? tem 4 dias q estou tomando exodus e to sentindo muito enjoo e falta de apetite.

    ResponderExcluir
  9. Como diz o médico psiquiatra Ricardo Moreno, de 10 a 15 dias. Em mim, os efeitos passaram depois de 15 dias. Fica bem.

    ResponderExcluir
  10. vc sentiu coraçao mais acelerado? depois de 15 dias voce ficou normal sem nenhum mal estar?

    ResponderExcluir
  11. Senti os sintomas descritos no texto acima. Coração acelerado, não. Depois de 15 dias, não senti mais nada. Meu humor melhorou. Precisa suportar esse início de tratamento. Não tem outro jeito.

    ResponderExcluir
  12. olá, primeiramente parabens pelo seu blog, ha 5 dias estou tomando o exodus para tratar ansiedade e sindrome do panico, nao sinto tontura, mais sinto muito sono e enjoo e falta de apetite total, estou até emagrecendo, só que vou tentar continuar.. só que é péssimo nao conseguir comer nda e sentir nauseas ao comer. você era muito ansioso tb ou só estava depressivo? e outra duvida é como você está se sentindo? eu tenho muitos problemas com ansiedade.. chega a cair pressao .. adormecer os braços passar mal.. por conta disso.. nao durmo direito.. sinto nauseas ao me alimentar qdo estou ansioso.. etc..

    ResponderExcluir
  13. Oi Anônimo...
    Esses efeitos colaterais do Êxodus são comuns. Depois de uns 15 dias, passam. Não desista!
    Sou depressivo e muito ansioso. Aliás, foi um ataque de ansiedade que me fez procurar o psiquiatra. Hoje, me sinto bem. Mas percebi q para segurar a ansiedade é preciso se ocupar. Eu, por exemplo, criei este blog.
    O remádio ajuda, mas a gente precisa se ajudar também. Fica bem.
    Abs.

    ResponderExcluir
  14. legal marcos.. eu tentei me ocupar sabe.. malhando.. fazendo aulas d musica, mas quando ia malhar passava mal... pressao caia.. falta de ar..
    ai que o medico me receito esse remedio !
    legal suas dicas.. vc emagreceu mto?

    ResponderExcluir
  15. É isso aí. Começar a fazer coisas que a gente gosta é o segundo passo para tentar domar esse "monstro" que vive dentro da gente. O primeiro você já deu: procurar o médico.
    Não emagreci, nem engordei. Mas dizem que todo antidepressivo engorda. Seria legal você falar com seu médico sobre sua perda de peso. Talvez seja só no início do tratamento, devido à sua dificuldade de comer. Mas isso só o médico poderá te dizer. Abs.

    ResponderExcluir
  16. Tomo o Exodus há quase 30 dias. Os enjôos diminuiram, mas tem dias que sinto nojo de comida, só consigo um iogurte, um leitinho, pão ou frutas. Sinto muita moleza, sem ânimo. Mas da primeira semana para hoje, as reações diminuiram e vou persistir no tratamento, porque minhas crises de pânico estavam ficando mais fortes.

    ResponderExcluir
  17. Olá, começo a tomar exodus amanhã, ja tratei a depressão com fluoxetina a um tempo atrás mas nao foi muito eficaz, já faz um ano que estou sem tomar nada , mas ando uma pilha de nervos, tenho depressão e fobia social que me atrapalha muito em tudo, ando explosiva sem um pingo de paciencia com nada e choro por qualquer motivo.
    Espero que eu consiga me dar bem com esse medicamento pois o meu maior medo é engordar e perder a libido, mas viver assim tbm não dá né.
    Espero que de tudo certo.

    ResponderExcluir
  18. Olá dia 27 fará 30 dias que estou tomando exodus. Comecei com doses de 10 mg mas em mim dava muito tremor, portanto meu médico reduzio a dosagem a 5 mg diarias, há dias que ainda sinto tremores e um pouco de tontura, os enjoos foram melhorando mas os sentia pela parte da manhã, alguem mais sente tremores ou sentiu?

    ResponderExcluir
  19. Olá, estou tomando o exodus a 4 dias, não me sinto melhor, diminui a minha apetite e fico "tonta" aérea, isso é normal, quando que estes efeitos param e o remédico começa a agir efetivamente no organismo.

    ResponderExcluir
  20. Eliana, não senti tremores. Mas acho q a reação eh diferente em cada pessoa, né?
    Lisie, para o remédio começar a ter efeito antidepressivo demora uns 15 dias. Comigo foi assim. E depois as reações adversas desaparecem.
    Leiam a entrevista do psiquiatra Ricardo Moreno. É bem didático.
    Fiquem bem.

    ResponderExcluir
  21. Olá,
    tomo exôdus a mais de um mês e nunca senti efeito colateral. Porém, quando estou esposta a situações tensas como falar em público ou reuniões ainda fico paralisada de medo. meu pescoço enrigece, meu rosto treme (quase um espasmo) isso me deixa arrasada... senti uma melhora no astral. mas a razão pela qual procurei o médico ainda persiste...

    ResponderExcluir
  22. Olá! Cheguei ao seu blog porque estou tomando o Êxodus. Tomo a muito contra gosto, porque ele me deixa extremamente compulsiva e sem culpa, o que me torna uma gorda gastadeira (risos). Sem ele tenho peso mediano e sou uma tremenda mão de vaca (mais risos).
    Desejo a você melhoras e dias ótimos!

    ResponderExcluir
  23. Comecei a tomar Êxodus ontem e fui parar no plantão. Tive tremores, calorões, dores no peito, fiquei extremamante agitada, minha pulsação tava a 115 por min, estou enjoada até agora e não consigo comer direito. Tomei metade do comprimido e agora meu médico falou pra eu reduzir pra 1/4. Espero que melhorem esses sintomas.

    ResponderExcluir
  24. Iniciei o tratamento com exodus em fevereiro de 2010( na época eu pesava 54 kg). A minha familia disse que , após o tratamento eu passei a ficar mais calma, a gritar menos, a ser mais paciente com meus filhos e esposo e no trabalho .
    No dia 03 de janeiro 2011 resolvi parar o tratamento ( antes disso consultei o médico, que disse que eu poderia parar de tomar o medicamento ). Hoje ( 08/01/2011) comecei a chorar sem justa causa, passei a achar que engordei ( na verdade engordei 5 quilos; atualmente estou com 59kg, o que era meu peso um ano antes de tomar o exodus)...estou com muita dor pelo corpo, enfim , estou achando que as coisas não estão bem para mim. Será que terei tomar o remédio Exodus pelo resto da minha vida ou irei conseguir vencer sem tomar o Exodus?

    ResponderExcluir
  25. Olá!
    tb sou mais uma das pessoas que chegaram ao seu blog procurando por exodus...rs
    Meu médico me receitou hj, e vou começar a tomar. Ja tomei fluoxetina, mas não resolveu muito. Passei por uma tragedia, perdi mae e noivo no mesmo ano, e desde então a ansiedade me consome. Não sinto que estou depressivo, é mais a ansiedade mesmo. Espero que o remedio seja eficaz para isso tb.
    Força!

    ResponderExcluir
  26. Olá! Estou um pouco chateada, porque descobri que sou uma idiota feliz!Tomo exodus a a 3 meses, antes tomova o cittalopran, tive os mesmo sintomas que os colegas acima relataram, os enjoos entao sao os piores, mas fiquei feliz que emagreci 4 quilos...Agora estou bem gorda, engordei cerca de 6 kilos e continuo engordando...Mas por outro lado nem to me encomodando com o peso pra falar a verdade porque estou super bem, estou vivendo novamente, disposta, feliz, e tenho medo de ter de parar de tomar o remedio e ficar mal de novo, mas tbem tenho medo de passar dos 90 kilos que estou e ficar imensa...é uma faca de dois gumes. Fala sério

    ResponderExcluir
  27. Olá!
    Minha médica receitou esse exodus pra mim hj.
    Mas.. eu não queria tomar..
    Por causa de um probleminha de saude desenvolvi TOC, mtos tipos.. e pânico.
    Estou pensando em fazer terapia.. me esforçar..
    pra não usar remédio..
    Não sou depressiva.
    O que me dizem?

    ResponderExcluir
  28. Oi gente, olha..to meio boiando...fui a uma endocrinologista pedir ajuda para emagrecer..e ela me receitou o Exodus...pq??? pelo que eu percebi aqui é um antidepressivo..poxa não entendi..já comprei uma caixa, gastei uma grana e agora to com medo de tomar...será que eu estou com depressão?

    ResponderExcluir
  29. Oi pessoal!
    Este é o post + acessado do blog. Sinal de que o Exodus está se transformando no mais novo antidepressivo da moda.
    Continuo tomando o remédio. Mas não sinto + nenhum efeito: nem para melhor, nem para pior.
    Vou voltar ao psiquiatra e ver o que ele diz.
    Izabela, achei esquisito sua endocrinologista receitar o Exodus para emagrecer. Procure se informar. Mas, que eu saiba, Exodus é um antidepressivo.
    Para quem tem medo de iniciar o tratamento com o Exodus, posso dizer, por experiência, que é suportável. Há formas de vencer nossas dores sem tomar remédio? Leiam o livro que indico no post. O autor afirma que sim.
    A todos, desejo recuperação imediata!

    ResponderExcluir
  30. Obrigada Marcos querido.
    Comecei hoje o Exodus,estou completamente aérea..parece que estou fazendo as coisas em camera lenta..o que percebi foi que não estou suportando ver coisas doces...olhei o refrigerante na hora do almoço e o cheiro me deu ansia...acho que ela (a Dra) deu o remédio para controlar a ansiendade..Hoje estive pensando sobre muitas coisas e talvez minha médica tenha percebido algo que eu não vi.
    Me sinto bem.
    Boa semana pra ti e para todos.
    Bjss

    ResponderExcluir
  31. Espero que sirva de ajuda para quem está em dúvida: Estou com o Exodus há 4 meses. Durante as 2, 3 primeiras semanas tive mta sonolencia, alguma desorientação (leve) e um pouco de enjoo. Mas tudo isso passou. Hoje me sinto mais tranquilo, mais positivo e confiante. Isso não resolve meu problema (afinal, não quero ficar tomando remédio para sempre), mas me dá forças para tentar descobrir as causas (na terapia) e agir. Vale a pena.

    ResponderExcluir
  32. Hoje (1 de fevereiro), retornei ao psiquiatra. Expliquei q me sinto melhor, mas não a ponto de sair correndo atrás do trio elétrico. Nem quero. Preciso saber o q faz parte da minha personalidade (sou + introspectivo, mesmo) e o que pode ser analisado como estado depressivo. O pior, eu disse ao psiquiatra, acho q já passou. Estou tomando Exodus desde o dia 3 de setembro de 2010 e o psiquiatra receitou + 60 dias. Segundo ele, o tratamento deve ser longo para evitar que recaídas. Ok, vamos lá!

    ResponderExcluir
  33. Eu comecei a tomar exodus faz 2 meses devido a panico que sentia, hj me sinto 100%, (tomo 2 comprimidos por dia). Felizmente não senti nenhum efeito colateral como enjoo ou nauseas,mas estou tendo uma dificuldade enorme para ejacular.
    Passei no Psiquiatra no dia 01/02 e ele pediu para eu continuar por mais 3 meses para não correr risco de recaida. Torço para que todos vcs possam se recuperar e voltem a ser feliz o quanto antes, abçs a todos.

    ResponderExcluir
  34. Mais Platão e menos prozac...
    Agora é mais quem e menos êxodus...?
    Mais Zizek e menos êxodus?
    Mais Debord e menos êxodus?
    Mais Lipovetsky e menos êxodus?
    Mais Pondè e menos êxodus?
    ???
    Bem, fica a dúvida...

    ResponderExcluir
  35. Olá
    Eu entrei aqui porque estou tomando h-a 3 dias e hoje comecei a sentir alguns efeitos.
    Meu médico me disse que eles seriam bem leves, algo apenas como boca mais seca e intestino mais preso.
    Mas estou bem tonto. E meio devagar.
    Também demorei para ejacular (bom pra minha mulher)
    Perdi um pouco a fome e continuo não dorminfo bem.
    Também tenho tido tremores.
    Obrigado pelos depoimentos e pelo seu relato Marcos.
    Me ajudou muito a encarar esses efeitos. Vou seeguir tomando.
    Abraço
    Marcio

    ResponderExcluir
  36. Estou tomando esse medicamento a 3 dias e tenho todos esses efeitos colaterais. Mais estou otimista.
    Minha dúvida é:
    Posso tomar analgésicos para dores de cabeça?
    Bom Dia à todos....

    ResponderExcluir
  37. Olha, estou no Exodus há meses e, como desgraça pouca eh bobagem, ainda tomo medicamento para labirintite. Nesse tempo, tomei antigripal e aspirina, sem problemas.

    ResponderExcluir
  38. Olá!
    Após a perca de uma pessoa importantissima em minha vida, tive um sério problema gastrito acompanhado de um refluxo biliar. Fui a médica ( pois tdo comia vomitava) e ela me receitou mudança de alimentação e o exudos. O remédio foi maravilhoso, pois realmente agiu diretamente na minha ansiedade. No entanto , após a caixa q ela passou... continuei tomando apenas qdo sentia q estava um pouco agitada. O exudos não me deu efeito colateral na caixa indicada pela médica, mas, depois tive nausea seguida de vomito. Sinto q agora necessito retornar a médica pois depois de ter parado de tomá-lo ( 4 meses + ou - ) ontem tive uma crise absurda e fui parar no hospital.Tudo causado pela ansiedade.
    Sds,
    Danny

    Ah! Eu emagreci 10 quilos tomando o exodus associado a mudança de habitos alimentares.

    ResponderExcluir
  39. OI EU SOU A PAULA VENHO ACOMPANHANDO ESTE BLOG E ADORO VER O COMENTARIO DE VCS TODOS TOMO EXODUS A 2 MESES INCLUSIVE NA ULTRAFARMA O PREÇO ESTA MTO BOM PARA CX COM 60 NÃO SENTI TANTOS SINTOMAS SO ENGORDEI....TOMO TBM TOPTIL PARA ANSIEDADE SINTO MTO SONO...AGORA TIVE QUE DAR UMA PARADA POR CAUSA DA GRANA, SINTO A ACABEÇA ABALADA PARECE QUE SOU DE OUTRO MUNDO, BOM POSSO DIZER QUE SE PARAR OS SINTOMAS VOLTAM AOS POUCOS TRISTEZA NO CORAÇÃO E NA ALMA, MAS É MTO BOM SABER QUE TENHO VARIOS IRMÃOS QUE INFELIZMENTE POSSUEM O MESMO PROBLEMA....BOA SORTE....SAIBAM QUE TORÇO PARA QUE TODOS MELHOREM...

    ResponderExcluir
  40. Minha vizinha foi quem me disse desse remedio.Meu marido tem Mal de Parkison, sou muito anciosa.Não tenho paciencia con ele, cuja doença começou qdo ele tinha 55 anos hoje 69.Dai vejam como sinto.Quem me receitou ao meu pedido foi o neuro medico do meu marido.sO DE LER TDO ISSO ME DEU ARREPIOS,vou ficar como estou e melhor do que passar por enjoo, vomitos meu Deus fiquei boba, ainda bem que não comprei, e tb não quero nen falar. Os medicos deveriam avisar os pacientes pelo preço do dito, e ainda engordar, so Deus con jeito.

    ResponderExcluir
  41. Estou usando Exodus a 8meses,iniciei tomando
    10mg diarios e hoje tomo 15mg.
    Faco psicoterapia de 1 a 2 vezes por semana.
    Gostaria que os sintomas da depressão acabassem
    ,mas tem sido muito difícil.
    Tenho os mesmos efeitos colaterais de todos,
    Principalmente dor de cabeça e sudoreze noturno.
    O que mais me incomoda na depressão Sao
    a dor no corpo,no peito,desânimo,tristeza e
    desesperança .
    Mas tenho fe em Deus que um dia vou me curar
    disso.

    ResponderExcluir
  42. Olá amigos... estou tomando Exodus há 03 dias para a sindrome do panico e a ansiedade tenho esta doença á 16 anos tomando remedios daí passa um tempo sem e depois volta, já tomei muitos remedios e posso lhe garantir que os efeitos colaterais tomando o Exodus são dos menores tipo dores de cabeça e enjoos.
    Mas o importante de tudo é que as crises não voltaram, isto é que me anima a continuar o tratamento, estou fazendo também terapia 1 vez por semana.
    Temos que ser positivos e encarar a sindrome do panico, depressão, ansiedade, como uma outra doença qualquer que tem que ser medicada para podermos reagir e viver, quem sabe chegará um dia após o tratamento que nunca mais irá voltar, enquanto isto vamos lá....

    ResponderExcluir
  43. Comecei a tomar exodus faz 9 dias. Estou passando muito mal, com muita dor de cabeça, enjoo e sonolencia. Quanto tempo esses sintomas duram? Não estou conseguindo fazer nada, alem de ficar na cama. Isso vai passar?

    ResponderExcluir
  44. Os sintomes devem durar uns 15 dias... conforme todos falaram, hj é meu 4º dia... Mas voce também tem que reagir, tenho os mesmos sintomas, mas levanto da cama mesmo querendo ficar nela o dia todo, vou trabalhar meia zonza, o remedio está fazendo a parte dele e vc terá que ter força de vontade e fazer a sua, e logo, logo os sintomas nao irão mais aparecer e o tratamento dará continuidade segundo seu psiquiatra até o momento certo dele achar de parar.

    ResponderExcluir
  45. Olá prezados leitores deste interessante blog,

    Estou com consulta marcada com meu psiquiatra na próxima semana, dia 21/02, pois estou tomando desvenlafaxina (pristiq), mas a medicação, além de cara, não está segurando minha ansiedade nem minha labilidade emocional. Depois de procurar por referencias de antidepressivos cheguei a este blog e, pelos relatos, percebo que vale a pena investir. Já fiz uso de citalopram por um bom tempo tb, mas enjoei de tomar o mesmo medicamento. Espero que eu obtenha mais controle emocional com o ~Exodus. Abraços!

    ResponderExcluir
  46. Olá a todos. Pelos mesmos motivos de todos, ou seja, depressão, procurei o psiquiatra. Desta vez ele me receitou Exodus.Tomei o orimeiro hoje. Não senti absolutamente nada. Espero que ele alivie esse nó na garganta, esse sofrimento e tristeza. Espero tbém que não me faça engordar...aí td pode piorar.
    Boa sorte a cada um no tratamento. JESUS esteja sempre em vossas vidas.. Abraços.
    ADOREI O BLOG.Drika.

    ResponderExcluir
  47. ola, eu sou a pessoa q escreveu logo acima e estava sofrendo muito no nono dia do exodus. Muita dor de cabeça, sonolencia e enjoos. Hj já sao 11 dias e ontem no decimo, entendi que os enjoos e dores de cabeça tinham a ver com a ansiedade, intensificada, ou não, pelo remedio nas primeiras semanas. Ai relaxei e tomei um ansiolitico. Dormi como um anjo e acordei super feliz. Acho que o processo inicial acabou. Foi muito dificil, mas vale a pena segurar esse processo inicial e esperar. Voltei a ser uma pessoa feliz ja no 11 dia. Uhuuuuuu!!!!!!

    ResponderExcluir
  48. Estou tomando Exodus há 5 dias, no primeiro dia que tomei me senti muito mal, parecia que os sintomas de ansiedade estavam aumentados, senti muita náusea, dor de cabeça, tontura e uma sensação de irrealidade, no outro dia não tive coragem de tomar. Liguei p/ minha médica e ela falou p/ eu continuar e tomar 1/2 comprimido. Foi o que fiz, mas ainda sinto dor de cabeça e sonolênica, acho que vai melhorar. Só aguento isso porque tenho crises de ansiedade e pânico, senão jamais tomaria remédios. Mas penso que é válido tentar, tenho esperança de me livrar desta doença e vou lutar até o fim.... Obrigado pelos relatos, me ajudou bastante. Abraços!!!!

    ResponderExcluir
  49. Oi, pessoal...
    Estou muito feliz que este post tenha se transformado em espaço onde cada um de nós pode relatar suas experiências com o Exodus. Assim, ajudamos um ao outro, nos sentimentos menos sozinhos. Iniciei este blog na mesma época em que comecei meu tratamento. Queria dividir minha dor com outras pessoas que sentiam o mesmo que eu e acho que atingi meu objetivo. Sejam sempre bem-vindos ao Idiota Feliz, mesmo que discordem das minhas ideias. Comentem, critiquem. Aqui, todos somos iguais. Um grande abraço a todos.

    ResponderExcluir
  50. Marcos,

    Sacie uma curiosidade minha: por que o nome do blos é O idiota feliz?

    Abraços!

    ResponderExcluir
  51. Oi, Anônimo...
    o título é uma brincadeira com a ideia de que "só os idiotas são felizes" por ignorarem as "dores do mundo". Ironia pura. Nada mais. Abs.

    ResponderExcluir
  52. Comecei a tomar Exodus hoje. Estava tomando Pondera desde dezembro. Porém, estava ficando com muito sono mesmo. Minhas crises de panico diminuiram bem, mas estava muito "down", por isso meu médico mudou para Exodus. Vamos ver... Meu apetite deiminuiu um pouco mesmo, o que para mim é ótimo! Valeu, Marcos!

    ResponderExcluir
  53. Oi pessoal, oi Marcos, quero que saiba que adoro seu blog, ja escrevi e hoje estou de novo aqui para dizer que meu neuro mudou minha medicação para Lexapro, bem mais caro, mas o exodus me engordou mto, quero dizer a Todos que ele disse que usa o exodus tambem com a esposa que e endocrinologista para compulsivos por comida...vi que tinha uma pessoa perguntando então tem endocrinos usando tbem, bom agora vou eu para o Lexapro, alguem ja tomou?? é igual ao exodus, não quero ser mais gorda....hoje tou muito mau dor no corpo tristeza enfim vamos para o Lexapro com toptil de 50 mg, Marcos obrigada adoro seu blog me sinto bem aqui....beijo garra torço por todos e fé em Deus.

    ResponderExcluir
  54. Olá... hj é meu 8ºdia tomando Exodus, graças a Deus os sintomas foram embora hoje nao deu nada de tontura, tremores, enjoos, isso é tudo de bom. Para os que estão com os sintomas fiquem firme no tratamento os sintomas logo irão passar.
    Paula agora voce me deixou preocupada Exodus engorda? qto tempo vc tomou ele? qtos quilos engordou? Minha psiquiatra me garantiu que o Exodus nao engorda. Por favor tire minha duvida.
    Estou torcendo por todos nós. Abs a todos.

    ResponderExcluir
  55. Queridos leitores do blog, querido marcos,

    Iniciei hj o tratamento com Exodus, tomando 5 mg do medicamento apenas, por orientação do médico. Não senti nenhum efeito colateral até agora e espero que seja assim no decorrer do tratamento. Além disso, não quero ficar dopado tb, sem emoções, sem sentir tristeza, alegria, medo e todos os demais sentimentos humanos. Quero apenas reduzir minha ansiedade que`por muitas vezes me impede de viver plenamente minha vida. Faço terapia e tenho encontrado forças no auto-conhecimento. Espero que não depositem a confiança apenas medicamento. Creia que existem razões inconscientes para nossas dores que precisam ser buscadas, analisadas e enfrentadas, por mais doloroso que isso seja! Fiquem com Deus e mta SAÚDE FÍSICA E MENTAL a todos!

    ResponderExcluir
  56. Olá "Anônimo" que disse "21/02, pois estou tomando desvenlafaxina (pristiq)"....
    tenho o mesmo problema que vc... já passei pelo bromopirim, bupropiona, donaren, efexor, e agora devo começar o exodus... meu médico disse que posso tomar um plasil para o enjôo se o tiver.... (tratando a ansiedade por ordem alfabética? haha...)
    espero conseguir passar bem, pois os outros eu desisti porque vomitava até 30X por dia e o bromopirim não pode ser usado por muito tempo... mas viva os benzodiazepínicos! eles sempre nos deixam bem sem efeitos colaterais insuportáveis.
    Vamos lá.. afinal, esperança é tudo!

    ResponderExcluir
  57. Ola, anânimo do dia 23/02 (rsrsrs), realmente tive enjoo e total perda de apetite com o pristiq, tendo inclusive que recorrer a polivitaminicos para ver se o apetite melhorava e só foi melhorar depois de quase 1 mês de uso contínuo. Creio que o pristiq segure a ansiedade, mas me deixou meio sonolento demais, sem energia, sabe? Por isso estou experimentando o exodus. Tem 3 dias e até agora nada (rsrsrs), só um pouco de enjoo tb, mas nada insuportábel, até mesmo comecei com apenas 5 mg. Acho que essa é subdose, tá bem baixinha. Se não notar melhora no humor e na disposição, volto ao médico antes dos 15 dias. Abraços!

    ResponderExcluir
  58. Tomo Exodus a dois anos e vou tomar até que inventem coisa melhor. Os primeiros 20 dias (mais ou menos) foram os piores. Ficava com uma sensação que apelidei de "Cérebro de Nuvem", mas depois, passou total e realmente, para mim funciona. A libido vai bem, obrigada e não engordei. Espero que você se adapte bem à pilulazinha e cure rápido sua deprê. Como minha doença é crônica, Exodus 4Ever.Abçs.

    ResponderExcluir
  59. Olá a todos e parabéns pelo blog, Marcos! Estou no 7º dia e pra mim tá tudo indo bem, mas de uns 3 dias pra cá fiquei com constipação. É o único efeito colateral que senti até agora. Por enquanto tudo jóia, amanhã começo a tomar 1 inteiro. Haja mamão e beterraba rsrsrs

    ResponderExcluir
  60. Olá à Todos!

    Tomo Exôdus há 1 mês e é a primeira vez que tomo antidepressivo. O remédio é MARAVILHOSO! No 1o. dia já senti melhoras. Os efeitos colaterais foram fortes nos 4 primeiros dias (sono e enjoo leve) mas passaram. Recobrei a alegria de viver!

    A questão que pode ser refletida não é somente a medicação em si, mas se ela foi prescrita de forma correta, ou seja, se o psiquiatra soube fazer um bom diagnóstico. No meu caso o médico é muito bom, sabe prescrever bem, explicou de forma clara o meu caso e fez o diagnóstico com precisão. Ele me perguntou se eu aceitava tomar medicação e eu disse que sim desde que não engordasse e não desse sono, porque eu trabalho muito. E aí ele prescreveu o Exodus.

    O remédio está sendo até este momento uma grande benção! Já não tenho necessidade de comer demais, como com prazer apenas o suficiente, além de outros sintomas que sumiram completamente.

    Confie no seu médico! Se ele é bom e vc sentiu segurança nele, faça o tratamento e aceite a medicação.

    Há anos que eu não me sinto tão feliz em estar viva!!!!!

    ResponderExcluir
  61. Bom dia a todos!!
    Anonimo do dia 22, o remedio age de acordo com cada organismo eu engordei 7 kgs, meu neuro me garantiu que não engorda no fundo não estava ligando para isto so queria tirar a tristeza do coração mas ja sou gordinha e ai estava ficando pior....enfim não desista do tratamento, hoje comecei com lexapro e toptil de 50 mg, estou com sono e um pouco nas nuvens, beijos Paula

    ResponderExcluir
  62. Depois de ter o diagnóstico de "depre",por um psiquiatra muito nobre na profissão,fiquei mais triste do que já estava.Era mais uma luta a enfrentar,agora aos 68 anos.Pois bem...já que vivemos num "vale de lágrimas"...e estamos vivas(os)parti para a luta.Não sozinha,pois meu esposo,tornou-se o "Simão Cirineu" da minha cruz,juntamente com meus quatro filhos.Foi-me receitado EFEXOR XR,inicialmente com 37,5 mg...depois de 60 dias....75mg...mais 60 dias mais 37,5mg....mais trinta dias cheguei aos l50mg,após 90 dias 187,5 mg.Por aqui estamos parados desde 20/12/2010.Meus queridos "irmãos" em Cristo,depressão é doença e precisa ser tratada com responsabilidade.O remédio sozinho não cura.Depende muito da força que um depressivo não tem.Daí surge "a fadiga".Passei muito mal no início e até uns 90 dias após.Sudorese intensa e mal cheirosa,ânsias,sono intenso,ansiedade,medo,tristeza sem fim.Depressão é doença e temos que ORAR,TRABALHAR,E TOMAR REMÉDIO DIREITINHO.Uma vez por semana vou á psicóloga,á massagista,yoga,acupuntura.Mas na parte da manhã,"o bicho pega"...quero só dormir,para fugir do dia que tenho que passar.É horrível esta sensação.Orem por mim,o mesmo farei por todos vocês.Abraços/

    ResponderExcluir
  63. Sou depre e muito ansiosa.comecei o tratamento tem uns quinze dias e esta muito dificil, pois ja emagreci não tenho fome e muito enjoo.Sera mesmo q devo continuar o tratamento, sempre fui resistente a tomar medicamentos.por favor me de uma luz..

    ResponderExcluir
  64. Oi Anônimo (1 de março)...
    eu tb resistia a tomar remédio, mas está me fazendo bem. Como escrevi no post e várias pessoas confirmaram aqui, o início do tratamento é difícil mesmo, com muitas reações adversas. Se, no seu caso, está doloroso demais, acho q o ideal seria voltar no psiquiatra pra ver o q ele diz. Como explica o médico Ricardo Moreno, o ideal é resistir a esses primeiros dias. Fica bem. Abs.

    ResponderExcluir
  65. tomo o exodus a mais de um ano ele tem me ajudado muito, embora algumas vezes eu me sinta ainda meio aeria e perdida, nao sei se isso faz parte do tratamento, estou achando muito estranho...

    ResponderExcluir
  66. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  67. Olá queridos amigos da mesma angustia. Já escrevi aqui. Tomei somente meio comp. de Exodus. Os efeitos foram devastadores. Não tomei mais. Lembrei-me de qdo tinha tristeza e nem sabia que era depre. Nessa ocasião, um neurologista me receitou L triptofano. Então mandei manipular e estou tomando. Na verdade nem sei se está ou não fazendo efeito, pois estou comendo todos os alimentos que pesquisei como melhoradores da depressão. Estou tbem fazendo exercícios físicos, lutando contra pensmentos negativos. Perquisei mto sobre antidepresivos, eles podem causar danos irreversíveis ao nosso sistema nervoso central. Eu naõ quero virar um robö. As vezes tenho vontade tomar o remédio antidepre, mas me lembro de todas as coisas ruins que causa, inclusive idéias suicida.
    Nada contra quem está tomando. Mto pelo contrário, se está fazendo bem...tem que tomar mesmo. No mais...desejo que todos sejam curados dessa dor da alma. Fiquem com JESUS. Drika.

    ResponderExcluir
  68. oi gostaria de saber se o remedio exodus pode causar sangramento pra urinar????

    ResponderExcluir
  69. Oi, gostaria de saber se o exodus precisa ser tomado junto com algum anti seolítico.... ou não... quando eu tomava o médico receitou o exodus juntamente com o apraz.... que é um anti seolícico... mas pelo que vi o próprio exodus serve também para a ansiedade......
    vc sabe me dizer ?
    bjooo =)

    ResponderExcluir
  70. alguem sabe se exodus faz mal para o figado? ou pra quem tem hepatite c?

    ResponderExcluir
  71. Oii Luciana. Geralmente não, pois o próprio medicamento tem o poder de aliviar a ansiedade. Pelo menos foi o que meu psiquiatra disse. Mas sabe né...cada caso é um caso.Bjo.

    ResponderExcluir
  72. No começo do tratamento com o exodus, segundo a bula e afirmações de alguns médicos, pode-se ter um aumento da ansiedade necessitando portanto de um ansiolítico, isso depende da avaliação médica. Eu tive aumento da ansiedade e não tomei nada, somente o exodus, pois o mesmo tem efeito ansiolítico a longo prazo e achei melhor suportar o início do tratamento sem acrescentar qualquer outro medicamento. Espero ter ajudado, bjs pra todos.

    ResponderExcluir
  73. Pessoal,

    Hj é o 14º dia de uso do exodus. Na 1ª semana tomei 5 mg e depois entrei em contato com o médico e ele autorizou elevar a dose para 10 mg. Não tive efeitos colaterais fortes. Leve tontura e sonolencia, mas os sintomas depressivos ainda persistem: tristeza, choro fácil, não tenho vontade de socializar e tenho mtos pensamentos negativos. Será se ainda é cedo pra ter uma resposta antidepressiva do medicamento?

    ResponderExcluir
  74. Oi gente comecei a usar Exodus10 mg.Mas senti tontura, dor de cabeça e dor no peito e falta e ar.Mas, a Dra não disse que esses sintomas passariam com os primeiros 15 dias, então fiquei desesperada e parei. Será que devo tomar 5mg??
    Bom achei Blog muito interessante! E a força das pessoas para ajudar.Também tenho fobia social que atrapalha muito minha rotina.
    Ley

    ResponderExcluir
  75. Comecei a tomar exodus a 3 dias to me sentindo mt sonza... e sem apetite!

    ResponderExcluir
  76. Oi, pessoal...
    Acho incrível q o blog esteja ajudando vocês a lidarem com o Exodus. Mas acho importante avisar que algumas questões/dúvidas devem ser resolvidas com o seu psiquiatra. Só ele pode diagnosticar a doença e prescrever a dose certa do medicamento e o tempo de uso. Este espaço serve para troca de informações e experiências pessoais. Não deve ser visto como "consultório médico", ok?
    Fiquem bem.

    ResponderExcluir
  77. Prezados amigos,
    Tomo o Exodus, 1 comprimido ao dia, há 12 dias.
    Me preocupei com os efeitos colaterais e encontrei este blog, o qual parabenizo seu autor, e gostaria de compartilhar para ver o que acham.
    Inicialmente tomava pela manhã, mas como senti muito sono passei a tomar o comprimido á noite, antes de dormir.
    Ainda continuo com muito sono durante o dia mas o que mais me incomoda é outra coisa, a diminuição do libido e a demora na ejaculação.
    Sempre tive um libido muito forte e este fato da redução drástica tem me afetado, bem como a ejaculação que está muito dificultosa e muitas vezes com insucesso.
    A tendência e sumir estes efeitos?
    Chego a fazer minha parceira ter orgarmos duas vezes e eu não consigo até que no final perco a ereção.
    Alguem pode falar-me algo a respeito?

    ResponderExcluir
  78. Ei, amigo, nos primeiros dias a libido realmente desaparece. O pênis nem levanta. Depois de 15 dias + ou -, volta quase ao normal. Estou tomando Exodus há uns quatro meses e continuo demorando para ejacular e a libido continua abaixo do normal. Volto ao psiquiatra agora em abril para saber mais sobre esse efeito que tb começa a me incomodar. Fica bem. Abs.

    ResponderExcluir
  79. Bom dia amigos,estou tomando o Exodus ha 14 dias,nao senti "muito" os efeitos colaterais do medicamento,logico como todo remedio que age no sistema nervoso influi em algo,gostaria de saber se altera o sono ou melhor dificulta o dormir e se isso passa depois dos 15 dias?Espero que o remedio me ajude pois como todos sabem enfrentar uma depressao junto com um momento difiçil da vida e barra pesada!Desejo a todos recuperaçao e parabenizar o Marcus pelo blog,muitissimo interessante.abçs tatiana

    ResponderExcluir
  80. Oi, Tatiana...
    o Exodus mexe com o sono, sim. Mas, depois de um tempo, passa. Hoje, durmo na medida. Fica bem. Bj.

    ResponderExcluir
  81. Oii Marcos. Estou resistindo. Ainda sem medicamentos. Desejo que logo vc esteja liberto.rsrs. Gde abraço. Drika.

    ResponderExcluir
  82. Boa noite á todos,meu psiquiatra me receitou hoje o exodus 10 mg,até então tomava donaren retard 150 mg,mas estou com medo pq a maioria está engordando,mas devo arriscar.Um abraço a todos q estão passando por momentos difíceis.Joana

    ResponderExcluir
  83. Hoje começou o meu tratamento com 5mg. Sempre fui avessa à medicação, e procurei tratamentos alternativos (homeopatia, bionergética, tratamento espiritual, radiestesia). Hoje percebo que tudo que busquei desde 2008 foi importante para me dar sustentação, buscar o autoconhecimento e a identidicação de traumas, que no meu caso, levaram à sindrome do pânico. Me sinto preparada para começar o tratamento com a medicina tradicional. Hoje, 1°dia, sofri muito, senti calafrios, palpitação, ansiedade, respiração ofegante, tremores, achei que fosse morrer. Horrível!
    No entanto, parabenizo o autor por este blog,e post, que ajuda minimizar psicológicamente as reações, compartilhando com as pessoas que passaram ou estao passando pelas mesmas coisas.
    Desejo a todos uma melhora rápida, e que a vida a cada dia ganhe mais cor. Muita luz! Vanessa.

    ResponderExcluir
  84. Oi pessoal, achei muito interessante os comentários de todos. Achei o blog como vocês procurando informações sobre o medicamento. Minha mãe começou a tomar fazem 20 dias e está com vários efeitos adversos como falta de apetite, está aérea, repete várias vezes os mesmos assuntos, tem algumas atitudes diferentes. Conversei com o médico e ele disse para aguardar que estes sintomas irão passar. Bom com o relato de tantas pessoas fiquei mais tranquila, ele te Alzhaimer e mais alguns problemas de saúde.
    Parabéns ao Marcos o blog realmente é muito bom!!
    Qualquer novidade mando mais notícias....

    ResponderExcluir
  85. Marcos , até agora de tudo que li , só o coração que bate mais rápido .Temos que ficar conciente que o comando tem que estar nas nossas mãos, o remédio é uma ajuda.Por sinal em que farmácia tem encontra mais barato o remédio?Fiz uma pesquisa rápida vi entre R$55,00 e R$60,00,10 mg com 30 comprimidos.
    Abraço ,
    Marco Aurélio

    ResponderExcluir
  86. Oi Marco Aurélio...
    bom q esteja sentindo apenas o coração bater mais rápido. Assim fica mais facil suportar o remedio. O preco eh esse mesmo. Compro sempre na drogaria São Paulo. Abs.

    ResponderExcluir
  87. Marcos , desculpa a pergunta você perdeu a concentração , pergunto , pois estou estudando para fazer concurso.
    Abraço
    Marco Aurélio

    ResponderExcluir
  88. Não perdi a concentração. Mas os outros efeitos q senti acabaram interferindo um pouco na minha rotina. Mas logo passa. Uns 15 dias e vc não sente mais efeito adverson algum. boa sorte no concurso e fica bem. abs.

    ResponderExcluir
  89. Estou tomando Exodus há 40 dias, confesso que as primeiras semanas foram terríveis, senti muita ansiedade, tonturas, enjoo, palpitações, mas tudo passou. Tenho problemas de ansiedade e fobia social, já tomei sertralina, foi bom, só que acaba com a libido e engorda, por isso agora a minha médica prescreveu exodus, por ser mais moderno e melhor no controle da ansiedade. Agora estou me sentindo um pouco mais tranquila. espero que esta medicação me ajude, pretendo ainda fazer alguma terapia. Alguém já ouviu falar de terapia neurolinguistica? Abraços!!!

    ResponderExcluir
  90. Marcos: teu blog é dez.Acho que as crises de pânico e a depressão acharam que eu era o cara da vez.Sucumbí.Quando senti que a coisa estava ficando feia,não pensei duas vezes.Dê-lhe psiquiatra.Comecei com Lexapro(a médica disse que este era o TOP de linha)mais Rivotril.Durante o carnaval que eu não curtí,alteramos a dose para 20 mg.Aí eu não aguentei o preço.Mudei para EXODUS-20mg.Não senti enjôos ou tonturas.Mas a libido,sem comentários,murchou.Não tenham receio do remédio,sem ele é difícil sair da situação.Um grande abraço.Fiquem com Deus e não esqueçam dele.Vermelho(pseudônimo)

    ResponderExcluir
  91. Olá amigos!!! Estou tomando Exodus a dois meses, mas meu libido está muito baixo, estou com muito sono e muita gula, fui hoje na minha psiquiatra e ela me receitou o Zetron para tomar jundo com o Exodus, segundo ela ele aumenta o libido e dá o equilibrio... vou começar a tomar amanhã de manhã e espero que tudo de certo.
    Alguem dos amigos já tomou o Zetron?
    Marcos teu blog é muito legal, essa torca é muito importante para o nosso mundo cheios de duvidas. Parabéns!!!

    ResponderExcluir
  92. Estou tomando Exodus mais Zetron.A justificativa para o Zetron é que eu disse a psiquiatra que eu conseguia chegar ao estado emocional que eu considerava ideal,mas não conseguia mantê-lo.Então entramos com o Zetron para dar um "UP" nesta minha fase chata.Também relatei a ela que as minhas tomadas de iniciativas eram muito lentas,oque também justificou o Zetron.Abraço a todos.O amanhã terá que ser melhor.

    ResponderExcluir
  93. Acho que sou expert no assunto “Anti Depressivos”, pois os tomo a 20 anos, em 1987 fui acometido pela Síndrome do Pânico, fiquei sete anos sem um diagnostico preciso e sofrendo muito em 1994 vendo um programa na TV Dr. Marcio Bernic o bam bam bam da psiquiatria falando a respeito, fui até ele e ai começou o alivio “Anafranil” era o que se tinha na época três semanas de sofrimento e ai sim minha vida mudou, ele só errou dizendo que eu poderia tomar uma cervejinha mesmo tomando o remédio, ai começou o inferno, como antes de descobrir o remédio para o tratamento eu usava o álcool em varias situações para poder sair me expor etc. pois alem do pânico tinha “Agorafobia” fiz varias besteiras pois não sabia tomar só uma cervejinha e ficava doidão, bem para resumir a opera sofri um acidente grave de carro por misturar o medicamento com a cerveja (Antes da lei seca), depois passei pelos seguintes anti-depressivos: Fluoxetina, Venlafaxina, Sertralina, enfim todos os ISRS hoje tomo o Êxodos (Escitaloplan) com Lítio e Diazepam o Lítio no meu caso não serve para o tratamento de Bi-polaridade e sim para potencializar o anti-depressivo e também para não recair na Depressão.
    Dicas para quem veio ao mundo dos Antidepressivos, Benzodiazepínicos etc.
    Não misture com álcool, espere pelo menos um mês para ver se fez o efeito desejado, atividade física e tentem cuidar do lado espiritual.
    Tratamento eficaz contra estes transtornos não dura menos de um ano (não tenha pressa)
    Sejam felizes.
    PS cuidado com o preço dos remédios existem genéricos e similares além das farmácias de manipulação. (ficam muito mais baratos)
    Parabéns pelo Blog e abraços a todos

    ResponderExcluir
  94. Boa noite estou no 6 dia de Exodus, ja tive depressão a 8 anos atras que melhorou com fluoxetina, porém devido ao problema no fígado não posso fazer uso da mesma..Porém esses efeitos colaterais do exodus estão acabando comigo..muito sono, falta total de apetite e uns tremores horríveis, espero que seja apenas nessa fase inicial.Abraços a todos

    ResponderExcluir
  95. Hoje foi meu 1° dia de Exodus, tomei 5 mg e depois do almoco senti um pouco de tontura e muito sono, apesar que ontem fui dormir muito tarde. Agora a tarde o sono e a tontura passou e me sinto muito bem! Nunca havia tomado esse tipo de remedio, mas ultimamente estou muito ansioso, as vezes sinto um aperto na garganta, ai procurei o medico que me receitou esse. Espero melhorar, alguem passou por algo semelhante?

    ResponderExcluir
  96. Bom dia amigos,estou tomando o Exodus a aproxidamente mais de 1 mes,o medicamento realmente esta surtindo efeito uma vez que atrelada a minha depressao veio um rompimento de uma relaçao o que fez piorar muito o meu quadro,agora graças a Deus estou melhor ,a cada dia a melhora vem...tenho meda da melhora e da recaida tb uma vez que tenho bipolaridade tb,segundo diagnostico do meu psiquitra.Venho aqui deixar o meu apaio e sentimento pra quem passa por esse "mal da alma" o lado ESPIRUTUAL e mega importante ,junto com a medicaçao correta e um tratamento terapeutico mas me voltar mais pra o espiritual esta me ajudando muito e entender que depois da tempestade vem a bonança e dias melhores virao.Parabens para o MARCUS que criou esse blog !esse medicamento tomado perto da ingestao de alcool anula o efeito ou da outro efeito colateral? BJKS a todos Tatiana

    ResponderExcluir
  97. Oie meu nome é Gisele estou tomando pristiq a 3 dias e ontem nao acreditei pq tive pensamentos suicida e isso é surreal pq tenho um filho lindo p criar e uma vida linda,, nunca tive motivos para isso
    Sera que passa?

    ResponderExcluir
  98. Postei ontem que estava no 6 dia de Exodus, porém as reaçoes só aumentaram, tinha q voltar a trabalhar hoje depois de 30 dias de férias e não aguentei, hoje comecei tb a ter enjoos, irei retornar no Psiquiatra amanhã e postarei..Ainda em tempo parabéns pelo blog Marcos, ele foi de grande ajuda..

    ResponderExcluir
  99. Marcos.

    Faz um tempo que a gente se conhece....e há sempre descobertas.
    Não tomo o Exodus e não sabia, exatamente de que se tratava.
    Mas quanto à vida vamos lembrar Sartre " A vida é como o pânico num teatro em fogo " ou ainda " O inferno são os outros ".

    ( não anônima... mas patética "

    ResponderExcluir
  100. Pessoal, use e abuse deste blog para trocar informações e experiências, ajudar um ao outro. Eu estou tentando fazer a minha parte. Tatiana, melhor não misturar o medicamento com álcool. Gisele, melhor procurar o seu psiquiatra o quanto antes para ver se esse remédio é o certo para o seu caso. Fiquem todos bem!

    ResponderExcluir
  101. Gisele do dia 31/03 eu sou a Paula nunca tomei pristiq, mas ja tomei exodus e agora tomo o lexapro com toptyl, eu ja tive pensamentos suicidas e tambem tenho uma filha linda, não se julgue por isto tem horas que o vazio fica grande e a dor tambem mas procure Deus e não faça besteira procure seu medico e conte, enfim não sou evangelica e não julgo religioes mas Deus é um só peça quando sentir que vem estes pensamentos procure ele te dará respostas e com certeza para sua filha, vc é a pessoa mas especial do mundo e ninguem vai cuidar dela melhor que você beijos a todos boa sorte!!!! Hoje estou no lexapro tenho altos e baixos até poque agora o que pesa é o preço do remedio....

    ResponderExcluir
  102. Olá, como você mesmo disse, achei seu blog pelo Google procurando info sobre o Remédio. Vou iniciar meu tratamento amanhã.
    Daqui uma semana volto para relatar como foi.
    Obrigada pela disposição em ajudar internaudas desconhecidos. É de muita serventia....

    ResponderExcluir
  103. oiiii estou tomando exodus a 6 dias a sensação é muito desconfortável, não durmo à noite, passo enjoada durante o dia com tonturas e sem fome, mas não vou desistir, me falaram q depois de 10 dias tudo passa, só não quero engordar e emagreci já 2 quilos

    ResponderExcluir
  104. TENHO HEPATITE B VOU COMEÇAR COM EXODUS E ESQUECI DE PERGUNTAR PARA O MEU MÉDICO SE TEM ALGUM PROBLEMA E SÓ VOU VOLTAR NELE DEPOIS DE 30 DIAS, ALGUEM SABE ME DIZER SE TEM ALGUM PROBLEMA

    ResponderExcluir
  105. Boa tarde, dias atras comentei que estava no 6 dia de Exodus e que as reações eram muito desagradáveis, retornei no Psquiatra, junto com o Exodus estou tomando meio comprimido de rivotril (ansiolítico) pois não estava conseguindo dormir a noite.Quem esta no inicio realmente tenha muita força pois as reações desagradáveis logo passam, estou hj no 13 dia , ainda com altos e baixos mas bem melhor, estou afastada do trabalho por 60 dias, mas espero logo melhorar e poder retornar firme e forte...Melhoras a todos...Norma/SP

    ResponderExcluir
  106. Olá voltando Comentei acima. (Ley)Tinha parado de tomar o remédio por medo dos sintomas. Mas tomei coragem e voltei a usar 5mg que era 10. Tou certa???Quero acostumar meu organismo..Já que não aguentei 10mg..mesmo assim ainda sinto sintomas leve como: Calor, desconforto no peito e dificuldade para respirar.Mas não vou desistir em nome de Jesus. (Ley)

    ResponderExcluir
  107. Bom dia !estou fazendo o tratamento com psiquiatra a 1 mês ,ele me receitou exodus,rivotril e um outro medicamento que não sei qual é o nome ,ele é inibidor de bebida com drogas ,sou usuaria de cocaina sempre quando bebo ,não verdade não sou viciada ,uso apenas quando me oferecem isso é duas vezes a cada 1 mes ou 1 vez ,não tem uma data ,eu me sinto triste e acabo me drogando ,bebendo ,querendo acabar com minha vida ,eu tenho 3 filhos e naum tenho mais vontade de viver e acabo fazendo todas merdas que sei que iram me prejudicar ..estou muito mau e espero que o exodus me ajude..

    ResponderExcluir
  108. Estou usando EXODUS 20mg,nao tive nenhuma reação,mas vou reavaliar se o LEXAPRO embora bem mais caro,consiga dar um resultado melhor ainda.SEi que posso melhorar e estou saindo do pior.Nos permitamos dar um passo para trás,mas logo tente com todas as forças dar dois ou três passos para frente.Fiquem bem.Abraço para todos.Pseudônimo(vermelho)

    ResponderExcluir
  109. Meu querido eu só quero saber se vc está melhor? eu tomo há uns 8 meses estou bem mas engordei 6 kilos isso está me preocupando rsrsrs beijossss

    ResponderExcluir
  110. comecei a tomar o medicamento hoje e passei muito mal com enjoos vomitose diarreia .To pensando em parar ...fiquei muito nervosa ,essas reações sao comuns?quanto tempo vou sentir isso?ME AJUDE

    ResponderExcluir
  111. Francine, me sinto melhor sim. Mas, como o Exodus fez diminuir bastante a minha libido, o psiquiatra trocou o medicamento. Não engordei, nem emagreci. Para o anônimo aí de cima: sim, tb senti vários efeitos colaterais no início. Depois de uns 15 dias, passou. Fiquem bem.

    ResponderExcluir
  112. Estou tomando Exodus tb, estou no sexto comprimido, me sinto melhor, porém no "mundo da lua" tomei rivotril 0,5mg por 2 anos, e o médico receitou Escitalopram...
    Como ja tinha tomado anteriormente Lexapro, pedi a receita do Exodus, ( preço menor). [ Pensando q seria = quando tomei Lexapro)
    Quando tomei o Lexapro ñ me senti assim tão aéreo!!!
    Mas se eu continuar assim, vou ter que comprar o Lexapro.

    ResponderExcluir
  113. Opa!
    fala galera!
    Tenho 7 anos de Exodus/lexapro/effexor/rivotril/valium/ativan... e outras paradas...
    depois desses 7 anos, com muita terapia e uma quantidade industrial ou cavalar de remedios... nao digo q tou curado 100%, mas sim um 95%...
    tomar os remedios sem acompanhamento psiquátrico ou psicologico nao ajuda muito nao...
    aviso q ja tenho 3 semanas sem tomar NADA! Primeira semana foi uma merda, tontura e tal...
    o libido voltou, e a ida aa academia diariamente tem ajudado bastante... Famosas endorfinas!!!
    ANIMO! eu conseguí... qualquer um consegue entao!
    ;-)

    ResponderExcluir
  114. Não engordei nem com Exodus,nem com Lexapro,pelo contrário perdí peso.Uso 20 mg para "derrubar"sintomas do T.O.C. de que fui acometido e na sequência uma DEPRESSÃO.Estou melhor,mas ainda não cheguei aonde desejo.Estou na luta desde dezembro passado.A DEPRE,acho que já foi,a insegurança também já melhorou,a falta de vontade ou iniciativa para realizar atividades estão boas.Tenho que zerar os sintomas do TOC,aí sim,volto para a vida que desejo.Abraço a todos .Fiquem bem.

    ResponderExcluir
  115. Hoje estou no segundo dia do Exodus, não sei se é só coincidencia, mas estou com um apetite enorme.Meus reflexos tambem pioraram muito, ontem bati meu carro no portao de casa. Estou morrendo de medo de engordar, já estou 3 quilos acima do meu peso

    ResponderExcluir
  116. Ola!! quem me dera eu ter achado esse blog a um mês atrás,
    no dia 3/2/2011... comecei a tomar o exodus 10mg pela manhã,,
    comecei a toma-lo por estar com muita crise de ansiedade, estafada,, e com medo de dirigir, uma semana antes eu tinha batido com o carro não foi nada de mais, apenas o meu farol, mais foi o suficiente pra eu desabar e entrar em pânico...
    depois disse as crises de anciedade aumentaram,,,,ai procurei um neuro,,, super gente boa me ouviu com muita paciência,, e me receitou o exodus,,,,,
    minhas reações umas 3hs depois deu ter tomado o primeiro comprimido, me deu uma sensação de olhos embaçados com tonteiras o meu corpo por dentro gelou,,,minha garganta parecia que estava com uma pedra de gelo agarrada, comecei a ter nauseas, literalmente tive um crise de choro e desespero.liguei pra ele e ele disse que seira normal,, liguei pra minha psico, ela conversou comigo e ainda brincou ainda bem que isso aconteceu, você esta colocando tudo pra fora o stress os medos,,,etc. bem depois disso voltei pra terapia e continuo tomei esse remedio por 1 mês ,,, sentia muito calor e meus pes suavam muito e bebia muita agua emagreci, e agora engordei de novo,,, senti pouco libido tambem,, mais não fiquei mais anciosa e nem estressada,,eu tenho psoriase ela quase desapareceu,,,,tenho sindrome do intestino irritavel ela ficou otima,,,, resumindo ele tem os pros e os contra, mais no final os pros são bem melhoras,,,,estou sem ele e feliz

    CONSELHO A VOCÊS POR EXPERINCIÊNCIA PRÓPRIA,,
    TERAPIA
    BUSQUE UMA RELIGIÃO
    seja ela qual for a minha e espiritismo e estou super bem
    E FAÇA ALGO QUE TE DE PRAZER, DANÇAR, PINTAR, SORRIR, ACADEMIA,, ETC, VOCÊS VÃO PERCEBER UMA ENORME DIFERENÇA
    ABRAÇOS A TODOS

    ResponderExcluir
  117. Parei com o Exodus, galera!!!!
    To tomando Fluoxetina já que ñ me dá nenhuma reação adversa, espero ñ beber, senão corta toda a luta!

    Abçs! fé em Deus

    ResponderExcluir
  118. Parabéns pelo seu blog. Eu tomo fluxetina, bromazepan, alprazolan, diazepan,há uns 10 anos. Tomo também anfetamina, porque não gosto de engordar. Mas nunca sarei da depressão, da ansiedade. Esta semana descobri a sertralina, nunca tomei, hj descobri esse blog e tb o médico me disse que existia o tal do Exudos, que era melhor. Não tenho nenhuma libido há 10 anos. Gente pensa: só muda os nomes e a reações são horríveis e depressão, ansiedade, falta de libido, engordar, tudo isso pra que. Como compensar as coisas, se vc ganha de um lado e perde do outro? Eu estava achando que tinha descoberto a américa hj. Obrigada por ter feito esse blog, senão eu ia tomar sertralina, ou exudos, mas não vai adiantar nada. Uma vez só um médico me disse que somente um remédio existe que acaba com tudo e conserva a vida sexual: Zetron. e eu não tomei de medo. mais lendo os depoimentos acima, estou pensando: será Zetron a solução? Bulpropriona? Que vcs acham????

    ResponderExcluir
  119. Hoje, domingo (17/02), tomei meu terceiro comprimido de Zetron. Reclamei ao psiquiatra que o Exodus havia diminuido demais minha libido. Ele trocou para Zetron. Vamos ver. Fiquem bem.

    ResponderExcluir
  120. Eu tomo Lexapro 15mg. Tenho conseguido conter 10000x mais minha lingua que antes! minha relação com a esposa está melhor, com meus colegas de trabalho e tenho me notado mais focado.

    Além da lingua, meus pensamentos estão mais bonitinhos.

    Fora que o soninho que bate a noite é bom demais.

    Demoro mais para ejacular, mas a mulher agradece.

    Meu peido está muito mais fedido que antes.

    ResponderExcluir
  121. Caraca gente!! Comecei ontem com essa m.... a sensação que eu tenho é que a mulher que chora desconsoladamente e quer se jogar pela janela ainda mora aqui dentro, mas mudou-se para um apartamento da última coluna, assim seus ecos estão mais distantes.
    O pior que acho é esse sono que não é de dormir.É de que então?
    Não reparei se..bem meus gazes estão mais fétidos como o companheiro aí de cima.
    Não sei se ainda serei capaz de estudar um dia, olho os livros e cadernos com um certo estranhamento, como quem olha pra alguém que pensa conhecer de algum lugar e não se lembra do nome.Também não faço força pra lembrar.

    Ontem e hoje o controle remoto me levou pra rua, como ontem assisti á animação RIO, e é 3D e multicolorido, parecia que estava numa viagem lisérgica...rsrsr

    Se chocolate é comida, estou me alimentando direitinho.Comprei vários , entupi a geladeira e como toda a hora. Mais nada.

    O resto do que como é protocolar.

    na verdade queria parar com essa bosta amanhã, mas morro de medo que a vizinha se mude pro apartamento do lado e venha me afrontar pedindo uma xícara de açúcar, ou mesmo um teco do meu chocolate. Quem sabe?

    ResponderExcluir
  122. Boa tarde,gente gostaria de saber se o exodus tem horário certo para tomar,porque o medico me mandou tomar á noite ao deitar. e eu estou tomando ao acordar.porque o sono com esse remedio é muito esquisito. abraços.
    Roberto/mg

    ResponderExcluir
  123. Oi! Tomei Exodus por quase 1 ano. Um belo dia, fiquei sem receita e aí a coisa ficou feia. Mas o que mais me chamou atenção foi que quando consegui a receita e voltei a tomar, voltou uma forte dor nas pernas e, principalmente, nos tornozelos. Não acreditei! Então fui tomando e testando: horas depois de tomar o medicamento, meus tornozelos quase me matavam! Alguém já teve essa reação?

    ResponderExcluir
  124. eu tenho MTA mta dor na perna/joelho quando tomo qlq medicamento com cortizona, principalmente anti-alergico !!!! esses merticotem, celestamine e prelone me deixam assim .... tenho isso tem anos !!! por isso eu qndo tenho q tomar esses remedios tento tomar a noite !

    eu comecei a usar o Exodus tem exatamente uma semana... os efeitos colaterais que eu sinto são ABSURDOS. o meu medico pediu pra eu tomar de manha e é o que ando fazendo mas vou tentar negociar pra mudar esse horario... eu não tenho problemas pra dormir, vou sugerir que ele mude pra noite....

    nos 3 primeiros dias acho q não senti nada... dai pra frente é um enjoo, uma pressão na cabeça... aquela vontade de vomitar monstra junto com uma sensação de irrealidade... meu DEUS... ninguem merece sentir isso...
    eu acordo pro trabalho já com medo do que me aguarda na parte da manha ... a tarde vou melhorando até que a noite vou pra academia e me sinto uma pessoa normal,... engraçado foi que ontem, o sexto dia, foi o unico que não senti nada.... e hoje parece que voltou com tudo...

    ResponderExcluir
  125. Ao Anônimo que está com HEPATITE B, fala urgentemente com seu médico, pois tenho mania de ler bula, esta uma bíblia e constatei que não devem tomar o remédio quem tem insuficiência hepática, logo como a hepatite atinge o fígado, você corre sério risco de desenvolver um quadro grave para teu organismo.
    Comecei hoje, repito hoje, a tomar o Exodus com o Rivotril e já estou esquisitaço.

    No fim da década de 90 tomei por um ano a fluoxetina, foi ótimo, apenas esquecia em que vaga ou que andar estacionava o carro no shopping. Cheguei até mesmo a esquecer o carro numa obra que contratei, fui embora a pé e o mestre da obra me ligou dizendo que o carro estava lá. Também perdia completamente a atenção ao dirigir. Desta vez afim de não correr risco, deixei meu carro numa loja pra vender (depois do tratamento compro outro - vai demorar), pois se ficar aqui na garagem com certeza vou querer usar.
    Começo a ter um pouco de dor de cabeça. Bem vamos ver depois volto.

    ResponderExcluir
  126. Hoje faz 1 mes q estou tomando Exodus + Rivotril, melhorei um pouco, mas a angustia, tristeza, vontade de não fazer exatamente nada ainda continua, unica coisa q melhorou foi o apetite e os tremores, tenho retorno no médico dia 27, vamos ver o que ele diz, e retorno aqui..Melhoras a todos..Norma/SP

    ResponderExcluir
  127. Não é gozação o que vou postar, desta vez a maior razão da minha depressão (quarta crise) foi a minha sogra vir morar na cidade que me mudei com mulher e filhos há 24 anos. Não estendo esse comentário a todas as sogras, pois sei que existem ótimas sogras, inclusive a da minha mulher era ótima (rsrs).

    A "Coisa", que é viúva desde os 47 anos de idade, não tem um relacionamento, nem uma amiga ou amigo, nesta e na outra cidade que morava. Vive em função dos 3 filhos, mas só pra atrapalhar. Só se intromete e de maneira nociva. Já separou dois, sendo que um deles voltou a morar com ela (é claro) e durante 19 anos de estadia na casa da mamãe-víbora não arrumou uma namorada, bastou a víbora vir pra cá e pimba, ele já namora há 2 anos. O outro aprendeu a manter seu relacionamento com a segunda esposa, briga vai pra hotel (casa da mamãe-víbora ficou há 850km de distância), depois de 2 dias volta, antes não era assim, se enfiava na casa da mãe, ficava e se separava.
    Já com essa "Coisa" aqui, fiquei com a perspectiva de ter uma futura ex-mulher.
    Daí fui parar em psicólogo, psiquiatra, neurologista, oftalmologista (minha vista ficava embaçada o dia inteiro -stress),até que me receitaram o mesmo do anônimo acima, Rivotril e Exodus, estou no início do tratamento, também me sinto esquisito e com dor de cabeça, se essa medicação não resolver ou eu tiver que dispensá-la pelos efeitos adversos, só vai restar um remédio. Eu não, mas vai a sogra.

    ResponderExcluir
  128. Olá a todos!
    Fui parar no psiquiatra por causa de insônia, passava dias sem dormir. Ele me passou êxodus e lioran, nos primeiros dias tive uma crise intensa de ansiedade, de choro...além de não conseguir nem levantar o braço de tanta fraqueza, mas após 20 dias tudo ficou ótimo, a primeira coisa q observei foi a respiração, ficou tranquila, acabaram as arritmias cardíacas e fiquei bemmm mais calma, mas a insônia continuava, mesmo tomando indutor do sono. Fiquei com medo de nunca mais me recuperar, então resolvi mudar totalmente meu
    estilo de vida, me preocupar menos e aceitar as coisas como são, me preocupar apenas com coisas possíveis. Só assim voltei a dormir. Pedi p meu psiquiatra p eu deixar de tomar lioran (indutor do sono), já faz uns dois meses, e consigo domir tranquilamente. Parei de tomar o êxodus há uma semana e tô me sentindo bem, com exceção de levantar com uma tonteira, que no decorrer do dia vai diminuindo.
    Minha sugestão é mudar de vida! Uma vez um padre que conheço disse "Ame muito e deixe ser amada" pq as coisas no seu tempo acontecerão! Boa sorte a todos!

    ResponderExcluir
  129. Olá!! Essa é minha segunda semana com Exodus e estou tomando todos os dias pela manhã. Meu médico indicou tomar meio na primeira semana e depois tomar ele inteiro.
    No primeiro e segundo dia senti muito enjoo, nos proximos tres dias não senti nada! Ontem tomei um inteiro, e no final da tarde e noite quase não estava mais parando de pé. Hoje continuo mole, tonta, lábios dormente, parece que estou bebada.
    Alguem já sentiu isso tb??

    ResponderExcluir
  130. sim, tirando a parte dos labios dormente...
    eu to tomando meu oitavo comprimido agora ! na hora do almoço....
    vamos ver se faz alguma diferença pq ontem eu tomei de manha e fiquei das 08 as 15 hrs MTO MAL !

    ResponderExcluir
  131. Bom dia,

    Minha namorada toma exodus e vem tendo grandes problemas com o libido sexual, dores nas pernas, sono excessivo, entre outros problemas. O pior é que ela surta quando tentamos conversar sobre o assunto. Existe algo que eu possa fazer por ela, pois gosto dela é quero ve - la feliz?

    ResponderExcluir
  132. Bruno,
    comece por ter paciencia...
    Tem mto tempo que ela ta tomando ou começou agora ??? O inicio do tratamento é muito sofrido... Pelo menos para mim está sendo....
    A pior coisa que tem é quando tomo mundo chega em cima da gente pra saber como a gente está... Claro... as pessoas se preocupam.... mas o melhor é esperar pelo menos o remédio fazer a sua parte (claro que nós também fazemos)...

    Te desejo boa sorte com sua namorada. Seja paciente e de carinho a ela, na medida que ela aceitar esse carinho... mas não force.

    abraços

    ResponderExcluir
  133. ola,parabens pelo seu blog.irei começar o tratamento com exodus amanha,a 1 ano perdi meu pai e entrei em um quadro de depressao com sindrome do panico,sinto muito medo de sofrer problemas cardiacos devido ser hipertensa sinto mais medo ainda,ja fiz varios exames do coraçao e nao tem nada graças a DEUS,quando tenho q ir ao hospital quase morro de tanto medo,eu tomava antes era venlafaxina de 75 mg,passando ontem pelo cardiologista ele descobriu q o que faz a pressao subir e o panico e me receitou esse medicamento exodus.vou começar a tomar amanha e em nome de JESUS,iremois todos sermos curados.um abraço e fique na paz de DEUS.

    ResponderExcluir
  134. Boa tarde, retornei no medico hoje e ele aumentou a dose do Exodus de mg mandou tomar mg e continuar com rivotril, disse q leva em média novamente mais dias para essa nova dosagem fazer efeito, assim espero..Quanto ao comentário do Bruno, meu amigo tenha paciência com a namorada pois a medicação realmente mexe muito com a libido. e o que Felipe respondeu, o inicio do tratamento é sofrido demais , eu fiquei 7 dias sem sair da cama, até retornei no médico pois pensei que fosse enlouquecer, o interessante seria vc acompanha-la em uma consulta (isso é, se ela se sentir a vontade).. Melhoras a todos

    ResponderExcluir
  135. Retificando não apareceu as dosagens...rs De 10 mg hj passei para 20 mg de Exodus

    ResponderExcluir
  136. Matheus/sp

    eu tomei por dois anos 40mg de exodus (2*20mg)
    os efeitos colaterais so vem no começo... depois sua perspectiva de vida muda demais...passa a ver de um modo nao contorcido, como quando nos estavamos doentes viamos, hj nao tomo mais... as vezes tenho vontade de voltar a tomar, mas consigo viver minha vida sem ele... as vezes por baixo... as vezes por cima.... mas assim do jeito que a vida quer

    ResponderExcluir
  137. legal seu depoimento Matheus. fico feliz por vc =)
    Eu consegui ficar melhor durante o dia tomando o Exodus antes do Almoço. Quando eu tomava de manha parecia q o mundo ia acabar ...
    Hj eh dia de tomar meu 11º comprimido. Tenho alguns sintomas do remedio ainda mas os enjoos e nauseas diminuiram 85%. Bom fds a todos

    ResponderExcluir
  138. Meu médico disse para eu tomar 5mg de exôdus na primeira semana e depois passar para q0.
    Não fui muito obediente.
    Tomei 5 mg por 3 dias e passei para 10 mg.
    Não fez diferença.
    Estou tomando meio rivotril para dormir à noite.
    Estou em uma crise depressiva e ansiosa que apareceu do absolutamente nada.
    Não sou depressiva.
    Só tive depressão pos parto há 16 anos atrás...
    Depois disso tive períodos de tristeza e irritação e tudo o mais mas depressão mesmo não.
    Um dia amanheci com um nó na garganta e foi piorando.REsolvi,para passar a tristeza,tomar 2 comprimidos de exôdus por conta própria.
    20 mg.
    Quase morri.O meu médico ficou apavorado.
    Como não tenho depressao clinicamente comprovada acho que vou melhorar mas estou com muito medo MArcos.
    Tenho um cunhado que ficou numa deprê com altos ataques de ansiedade por 2 anos!
    Sei que são casos diferentes mas tô no maior cagaço...
    Sinto muita ansiedade mas é a mesma que sentia antes de tomar exõdus então acho que não é a causa.
    Será que em 15 dias melhora mesmo???

    ResponderExcluir
  139. Claudia, comigo as reações passaram após uns 15 dias. Depois desse período é que o remédio começa a ter efeitos antidepressivos. Fica bem.

    ResponderExcluir
  140. Li todos os relatos sobre os anti depressivos e para mim afetou apenas a libido... foi incluse motivo de término de namoro. E fico indignada pela quantidade de pessoas que recorrem a tal e mais ainda aos que descriminam. Valeu MARCOS pelo blog e a minha torcida para que todos sintam-se melhor sem a necessidade de medicamentos e sim pelo prazer de viver a vida com DEUS...

    ResponderExcluir
  141. Comecei a tomar o Exodus na quarta feira, desde então parece que minha vida está em câmera lenta, não consigo mais fazer nada durante dia, sinto muiiito sono. Já a noite, fico elétrica.

    As vezes acho que essa fase horrível nunca vai passar, os ataques de pânico foram as piores sensações que já senti, hoje parece que vivo sobre uma corda bamba, em que a qualquer momento posso cair e não voltar mais. Enfim,
    um dia após o outro e a gente vai aprendendo a conviver até que encontremos a cura... Será que é possível?

    Parabéns pelo blog, melhoras para todos nós!
    A Paz!

    ResponderExcluir
  142. Obrigada MARCOS.
    Vou aguentar firme(mais ou menos né:)

    ResponderExcluir
  143. Marcos
    Tu que és um especialista no assunto(mesmo que por vivência)me diz.
    Qual a diferença entre depressão e crise depressiva?
    Quero dizer....a pessoa tá ótima e de repente,por problemas da vida,entra numa crise.
    Choro,dor no peito,ansiedade e a merda toda que tu sabes melhor que eu.
    A pessoa pode ter poucos episódios desses na vida não pode?
    É diferente de ter um diagnóstico de depressão?
    Existe crise depressiva e depressão crônica ou no fundo tudo é a mesma coisa>
    Sou nova nesse mundo.Quero aprender...

    ResponderExcluir
  144. Ah, Claudia, não sou um "especialista" no assunto, não. Apenas escrevo sobre as minhas experiências com a depressão. Mas, pelo que já li, acho que as coisas podem estar conectadas (crise depressiva + depressão). De repente, um trauma pode gerar a crise que pode descambar para a depressão crônica. Depende de como cada pessoa reage ao trauma, né? Acho que se a crise demora a passar, devemos nos preocupar. Fica bem.

    ResponderExcluir
  145. Comecei a tomar na quinta, dia 27/05. O começo esta sendo dificil, tremores, suores, ansiedade, amargo na boca. Ja desisti outras vezes, com outros medicamentos. Fico bem um tempo e depois meu panico volta. Tenho medo, muito medo de doenças. Não posso sentir nada mudar no meu corpo e ja acho que tenho cancer. Tenho duas filhas pequenas, não posso desistir por elas. Tenho que vencer esses sintomas iniciais. Quero ter paz, tranquilidade. Quero viver e fazer viver quem esta ao meu lado.

    ResponderExcluir
  146. Gente... eu não aguentei os efeitos colaterais do exodus. Depois de nem conseguir trabalhar por me sentir bebada com 10mg de exodus, eu voltei pra minha meia dose de comprimido antes do almoço e tudo voltou ao normal... Nao retornei ao meu médico ainda... Amanha completa 15 dias, e ja me sinto melhor.
    Os efeitos colaterais já passaram (mas nao tomo um comprimido inteiro nem me pagando), e estou mais tranquila e menos ansiosa.
    Boa sorte a todos, e tenham força e paciencia nessa fase de adaptação, que é realmente dificil, mas vale a pena.

    ResponderExcluir
  147. Voltei a tomar Exodus, ja que fluoxetina não "pegou" legal, alias não pega mais, me deixa abatido... (cansadao),to tomando 1/4 do exodus, acho q ñ tem problemas, depois de um tempinho, tomo 5 mg...
    Vi num site que 10 mg de escitalopram é equivalente ou tem eficacia à 40 mg de citalopram.
    E na proxima vez vou de Lexapro!!!

    ResponderExcluir
  148. Meu nome é Gabriela, vou começar a tomar exodus amanhã, mas confesso de ler tanto sobre efeitos colaterais estou com medo, meu psiquiatra não me alertou nada dessas coisas, vou começar com 5mg, depois de 4 dias passo para 10mg, e depois de 20 dias 15mg, tive duas úlceras em lugares diferentes no meu estomago, desmaios, e crises de choro, então meu medico disse que tenho crise de panico...panico??? Não sei de que??? Não tenho medo de nada....estava pesquizando na internet e descobri que no meu caso, o fato de eu não falar e guardar as coisas dentro de mim, ocasiona doenças, não só ulceras, mas outras muito piores,antes desse psiquiatra que me receito exodus, o outro médico disse que tenho depressão psicossomatica, me receitou pondera...mesma coisa que nada...minhas dores no estomago continuavam, e meu coração disparava...por essa razão troquei de médico...espero que esse exodus resolva essas crises psicossomaticas depressivas...pois quando fico nervosa, é como se tivesse uma cobra me mordendo por dentro, é horrivel, meu médico do estomago me dispensou, disse que meu problema era emocional e que nada resolveria eu continuar tomando remédios para estomago...bom vamos lá...depois retorno aqui para dizer como foi meus primeiros dias com o famoso EXODUS

    ResponderExcluir
  149. Gabriela,tomo exodus a apenas 20 dias 5mg.por dia,não tive efeitos colaterais e a cada dia que passa me sinto + de bem com a vida.só esse peso que sinto nas costas e ombro que não passou ainda(é como se eu tivesse tenso o tempo todo)mas acho que deve passar daqui alguns dias.

    ResponderExcluir
  150. Bom...sou a Gabriela...obrigada Beto por responder...hoje tomei pela 1º vez 5mg de exodus, não tive nenhuma reação adversa, pelo contrário...como citou o criador do blog me senti uma "idiota Feliz"...rssrs....bom a única coisa que percebi foi logo no primeiro dia foi falta de apetite...o que amei..nós mulheres estamos sempre querendo emagrecer...no demais....nada de tontura, ou outras reações adversas que andei lendo no blog...mas vou continuar acompanhando o blog e qualquer alteração eu retorno aqui, pois daqui 3 dias aumento a dose para 10 mg...e hoje foi só o 1º dia!

    ResponderExcluir
  151. Hoje irei tomar meu 16º comprimido de Exodus (10mg)... Já não tenho mais tonturas nem enjoo... (coisa que eu já tinha antes e passei a ter com forte intensidade no inicio do tratamento)... meu humor melhorou levemente mas eu ainda sou mto estressado.... musculos do meu corpo continuam tremendo principalmente do lado esquerdo - peito, braço, ombro - (coisa que ja tenho tem 9 meses) só que em menor intensidade... já fiz exames cardiacos e meu coracao está otimo... sera o stress ? e as vezes tenho uma pressao leve na cabeca que dificulta minha visao (tudo isso tambem em menor intensidade)... espero que o remedio continue me ajudando a acabar com essas coisas... mas ta dificil ...

    ResponderExcluir
  152. Quero ver a Gabriela com 10mg de Exodus...
    Hj tb é meu 16dia, mas fiquei nos 5mg por conta própria. Estou me sentindo cada vez melhor. Mais calma e com menos taquicardia... Parece que respiro melhor e que tudo é mais fácil na vida! :)

    ResponderExcluir
  153. Boa noite pessoal...
    acabei de chegar de uma consulta ,minha medica me receitou o Exodus p eu começar amanhã de manhã confesso q estou um puco assustada com os comentarios das reações.
    Estou com depressão ,sera q vou conseguir?
    Marcos parabéns pelo blog

    ResponderExcluir
  154. Boa noite gente... Eu tomo o Exodus por ter sido diagnósticado uma síndrome depressiva... como ja falei anteriormente, não senti absolutamente nada de efeitos colaterais, só a libido que diminui bastante... Então aos iniciantes deste milagroso medicamento, força e torçam para que sejam por um período breve. Fiquem bem...

    ResponderExcluir
  155. Hj tomei meu 17º comprimido. Me sinto INCRIVELMENTE MAIS FELIZ que nos ultimos dias :)))))))))))))))))))))))))))

    ResponderExcluir
  156. É isso aí, Felipe! Legal quando alguém que melhora com o remédio expõe isso. Ajuda os outros. Abs.

    ResponderExcluir
  157. Comecei com Lexapro(muito caro),passei para Exodus(preço mais acessível),agora numa terceira tentativa estou tomando LUVOX 100mg.Objetivo:Sepultar de vez sintomas do T.O.C.,pensamentos intrusivos(aqueles que vem a mente sem controle proprio) e a depessão que foi uma consequencia.A luta está sendo vencida,mas tem sido lenta.Cada caso é um caso.Neste ótimo blog,fala-se muito em depressão,uma pena não abordarem o TOC + pensamentos intrusivos.Fica a sugestão.Fiquem bem.Pseudônimo: vermelho

    ResponderExcluir
  158. Pessoal, como não tenho TOC nem pensamentos intrusivos, nem sei como abordar esses temas. Mas taí o pedido do Vermelho p/ vocês falarem tb sobre esses dores. Fiquem bem.

    ResponderExcluir
  159. Bom eu Gabriela...
    hoje meu 3º dia de exodus 5 mg, sabado já começo com 10 mg...como o Marcos Guinoza disse que é importante dizer quando não temos reações adversas...no meu caso está tudo ok....estou me sentindo ótima, mais feliz e mais disposta...a única coisa que diminuiu foi o apetite...agora quero ver a partir de sábado que aumentarei para 10 mg...pois meu médico me passou somente 4 dias de 5 mg, depois 20 dias com 10mg, e depois de vinte dias aumentas para 15mg...meu Deus...pelo que li a maioria toma 10mg...e eu vou chegar nos 15mg? Tomará que o remedio continue fazendo esse efeito bom....mas meu problema é diferente pois é psicossomatica, ou seja...o que a boca não fala o corpo paga...por isso o motivo de 2 úlceras, desmaios, tarquicardia e crises de choro....sei que não poderei ficar somente com 5mg pois apesar de estar me sentindo bem psicologicamente, sinto picadas no estomago quando fico nervosa, embora tenha melhorado bem....rs...quem me conhece pensa que sou a pessoa mais calma do mundo, e ninguem imagina que vou a um psiquiatra, ahhh se eu pudesse e conseguisse por tudo que está dentro de mim para fora...será que as pessoas me amariam mesmo assim? Será que meu marido continuaria dizendo que sou a melhor esposa do mundo????...é complicado...
    Bye
    Gabi

    ResponderExcluir
  160. Pessoal, leiam o texto "700 Acessos Diários". É um agradecimento a vocês:
    http://oidiotafeliz.blogspot.com/2011/05/700-acessos-diarios.html

    ResponderExcluir
  161. Pessoal, hoje fui ao médico cardiologista e ele receitou o Exodus. ando com desanimada, às vezes,é sempre, sem vontade de fazer nada, acordo forçada, trabalho forçada, obviamente não 24h por dia, mas momentos constantes... meio maluco... bem, já tive pânico, a crise né, pois acho que nunca cura... agora fiquei com medo de tomar o exodus... e agora????
    A Preguiçosa

    ResponderExcluir
  162. Pessoal, hoje fui ao médico cardiologista e ele receitou o Exodus. Ando desanimada, às vezes ,não é sempre, sem vontade de fazer nada, acordo forçada, trabalho forçada, obviamente não 24h por dia. Outros dias sou a mais feliz !! Coisa de louca :) Inconstante ?! Bem, já tive pânico, a crise né, pois acho que nunca cura... agora fiquei com medo de tomar o exodus... e agora???? Com lista de sintomas, além de perder o marido, corro o risco de perder o emprego.... please!! è tudo isso mesmo??
    A Preguiçosa

    ResponderExcluir
  163. Recomeço: Voltando ao Exodus 5 mg !!!!

    ResponderExcluir
  164. Marcos, já comento aqui tem alguns dias e daqui pra frente eu pretendo SEMPRE me manifestar. Acho fundamental pro pessoal entender e sentir o progresso do proximo. Autoconfianca !

    Gabi... ninguem te conhece. Exponha seus problemas pra gente se vc se sentir a vontade...

    abraços a todos... e acredite :)

    ResponderExcluir
  165. Oi MARCOS, ontem passei super mal ia andando do nada me senti mal. Senti uma queimação terrível, meu sangue parecia ferver no meu rosto,peito, garganta, abdômen..minha pressão foi 16/11. Achei que ia morrer pois minha pressão é 11/8. Fui pra emergência a doutora pediu pra parar..a impressão que dá é que tá tendo um derrame. Deus do céu olhe por NÓS.Isso é muito difícil..Vou ao psicólogo.

    ResponderExcluir
  166. Hoje é meu oitava dia do medicamento. Estou tomando de manhã, mas os efeitos são muito ruins, nauseas, falta de apetite, tonturas. Será que posso passar a tomar à noite antes de dormir? Li a bula e lá fala que pode ser tomado em qualquer horário. Penso que tomando à noite os efeitos diminuiriam, será?

    ResponderExcluir
  167. LUMENANDRO2 - dica que eu te dou e que me ajudou muito: tome antes de almocar. meu medico mesmo recomendou isso qndo eu senti as mesmas coisas q vc ..... não acho que seja uma boa tomar a noite....
    de qlq forma fique calmo(a). nos proximos 5 dias vc sentira uma melhora ABSURDA desses sintomas !

    ResponderExcluir
  168. Gente
    O meu médico receitou 0,5 de rivoril a noite.
    Durmo relativamente e acordo com alta ansiedade.
    Será que a dose é baixa.
    Se o rivotril tira a ansiedade porque eu sinto mais ainda?
    Estou tomando Exôdus 10mg.
    Estou com medo da dosagem ser muito baixa e do remédio estar fazendo mais mal que bem.

    ResponderExcluir
  169. Gabriela...fique tranquila com a dosagem , eu comecei com 10 mg, semana passada retornei no médico e ele passou pra 20 mg pois continuo muito desanimada, com picos de choros( só quero ficar no meu mundo) tudo me irrita e etc...ele viu que fiquei preocupada com o aumento da dosagem e disse q é normal que depende do caso, cada pessoa reage de uma forma e disse tb que pra sentir melhoras da nova dosagem são mais 15 dias..e além dele tomo 1mg de Rivotril a noite, mas vamos vencer tudo isso..Fiquem com Deus..

    ResponderExcluir
  170. Oi Norma...obrigada pela explicação, mas vc está se sentindo melhor com 20 mg? É horrivel esses picos de choros não é mesmo? Eu tenho isso,amanha começo com 10 mg...tenho fé que dará tudo certo...eu tomei rivotril no começo do tratamente com outro médico, mas com o passar do tempo ele deixa de fazer efeito, hoje tomo um outro para dormimr que agora não lembro o nome, já cheguei a tomar 4mg de rivotril e não sentir nenhum efeito...nenhum mesmo...no começo bstava 1/4 de rivotril que eu capotava....agora é mesma coisa de nada...estou anciosa para ver a diferença com 10mg....

    ResponderExcluir
  171. Hoje meu 4º dia de exodus,e passei de 5mg, para 10mg, confesso que agora deu uma baquiada, fortes dores de cabeça, tontura, mas o que está realmente me incomodando é que está me dando calafrios...não li nenhum tipo de reação adversa desse tipo aqui no blog...nossa ao mesmo tempo que dá calor, do nada começo a tremer de frio...vou esperar os 15 dias de reações adversas....afinal como todos escreveram aqui....com 15 dias tudo começa a melhorar...ainda bem que tem esse blog pra gente desabafar e ao mesmo tempo interagir!

    ResponderExcluir
  172. Gurias

    Com 15 dias melhora mesmo??????

    ResponderExcluir
  173. Gabriela eu tb senti calafrios no inicio do tratamento mas logo passou, além de todos os outros, falta de apetite, nauseas e etc, qto as 20 mg ele disse que seriam 15 dias para melhora, fará 15 dias quarta feira pra ser sincera eu ainda não sinto diferença, as crises de choro, angustia, tristeza q eu não consigo entender de onde vem continuam .. e qto ao rivotril foi bom ler o que postou pq eu tomo meio comprimido de 2mg, porém demoro horrores pra dormir e não tenho um sono tranquilo, acordo varias vezes, é rezar e esperar a melhora, é o q tenho feito, só tenho retorno com ele dia 27/05 e continuo afastada do trabalho.

    ResponderExcluir
  174. Oi Norma...meu conselho para vc em relação ao rivotril é dizer que ele não está fazendo efeito e vc está demorando horrores para dormir, pois foi exatamente isso que aconteceu comigo, hoje o remeédio que tomo para dormir e que faz um ótimo efeito, durmo que é uma beleza é o Rohydorm flunitrazepam 2mg,confesso que além do rivotril, testei varios outros remedios para dormir e demorava horrores para pegar no sono, mas Graças a Deus esse Rohydorm para mim resolveu meu problema, meia hora depois de toma-lo é o suficiente e já estou dormindo,
    Bom hoje o impacto de 10mg já sumiu, estou ótima, sem nenhum calafrio, mas ontem eu também tive crise de choro, mas Norma vamos esperar o remédio fazer mais efeito, estou com muita fé nesse exodus, tenho certeza que ele nos ajudara com essas crises de choro, sei como é pois também as tenho, cheguei a sair da fila do banco por começar a chorar do nada...na verdade não são do nada, acho que são coisas adormecidas dentro de nós que não colocamos para fora.Espero que até o dia do seu retorno dia 27/05 vc esteja 100%
    Bjs querida

    ResponderExcluir
  175. Obrigada Gabriela, é o que mais quero esta melhor até o retorno e vou aproveitar para falar com ele sobre o rivotril, fique bem tb...beijos e uma ótima semana

    ResponderExcluir
  176. Pessoal, está fazendo 3 meses q tomo Exodus e posso dizer q me sinto curada! Entrei em depressão pela 2a vez em janeiro deste ano... só q dessa vez foi mais forte! Estava muito desanimada com a vida, sem ver sentido em nada, com uma queda de energia absurda. Tive q lutar pra viver, pq realmente fiquei muito mal. A primeira coisa q fiz foi procurar ajuda médica e a psiquiatra me receitou o Exodus. O início foi muito dificil. Eu tive enjôos, dor no estômago, sonolência, falta de apetite, bocejos e calafrios tb. Mas esses efeitos colaterais realmente passam depois de 15 dias, gente! O incômodo passa, mas eu sentia q a depressão teimava em ficar. Porém, eu sabia q tinha q lutar! Resolvi pegar as rédeas da minha vida e tentar mudar oq não tava me fazendo bem. Entrei pra academia. Hj faço yoga, alongamento e musculação. Tb comecei a estudar mais profundamente a doutrina espírita no sentido de obter uma reforma moral e pessoal. Não parei com o remédio mesmo nos momentos em que eu ficava mais caída (isso já depois de 1 mês de tratamento). E eu digo q vale a pena esperar! Desejo a todos força e coragem! Espero q meu relato anime quem tá desesperançado. Ler relatos de pessoas q conseguiram vencer a depressão me animaram e me ajudaram muito quando eu estava mal. Espero q eu ajude vcs tb! Paz e Luz!

    ResponderExcluir
  177. Lu realmente esses relatos ajudam, eu estou numa depressão brava tomando exodus desde 25/03, todos os dias acordo me perguntando o que estou fazendo aqui, sem vontade nenhuma de viver..(só quem passa sabe o que é)Que vc continue cada vez melhor..Abraço

    ResponderExcluir
  178. Olá a todos. Estou passando pra dizer que estou no 11o dia do medicamento e estou melhor. De sábado pra cá notei uma diminuição nos efeitos colaterais. Meu apetite voltou, as nauseas sumiram, o suor excessivo também diminui, as ondas de calor. Meu humor também está melhor. Os pensamentos ruins que insistiam em poluir minha mente estão mais distantes. Sinto que minha disposição está voltando. Ontem senti uma leve dor de cabeça o dia todo, mas hoje ela ja foi embora. Estou insisto pq quero melhorar. Ah, a coisa que persiste ainda é o gosto amargo na boca logo depois que tomo o remédio. Felipe, obrigada pela dica, estou tomando antes do almoço. Abraços e força a todos.

    ResponderExcluir
  179. Tomar exôdus antes do almoço foi uma boa dia.
    O meu médico trocou o exôdus por paroxetina.
    Alguém já tomou paroxetina?????
    Tem vários nomes comerciais...
    (pondera por exemplo).
    MArcus
    Vc já tomou paroxetina?Fez bem?Fez mal?Não fez porra nenhuma!
    Socorro!
    Alguém me ajudeeeeee!!!!

    ResponderExcluir
  180. Norma, a minha depressão tb foi bem brava... Eu tb acordava como vc. Eu sei exatamente oq vc está passando. De manhã era sempre pior e acredite se quiser, nos dias ensolarados tb era pior. Apesar de eu pensar muito em sumir, ou seja, morrer, eu fui tentando lutar contra esse sentimento dentro de mim. Mas quem tem depressão, não consegue fazer isso sozinho. É uma condição da doença e exige tratamento como outra doença qualquer. Vc está no caminho certo. Tenha paciência pq no meu caso o Exodus demorou mais de 1 mês pra fazer efeito realmente. Na verdade foram quase 2 meses. Eu tava mesmo pensando em partir pra outro medicamento. De qq forma, comunique ao seu médico como vc vem se sentindo. Eu tive minha dose diária aumentada pra 20mg pelo meu psiquiatra depois de mais de 1 mês de tratamento, pq eu continuava ansiosa e deprimida. Oq importa é sua plena recuperação, que eu tenho certeza q vc vai conseguir! Força pra vc

    ResponderExcluir
  181. Obrigada Lu...então eu retornei semana passada e ele aumentou a dose pra 20 mg justamente pelo fato de não ter a melhora que ele esperava, vc disse tudo nos dias ensolarados é pior..eu tento lutar, tento buscar explicações do porquê de tudo isso, mas o proprio psiquiatra disse que não é para buscar a causa, pq senão fico pior e o bom foi que minha mãe foi comigo pq ela não entendia muito e ficava me cobrando melhoras o que me deixava pior, ele explicou que depressão é como qualquer outra doença e que realmente não conseguimos melhorar sozinhos..E eu disse pra ele que não aguentava mais ouvir das pessoas :" Melhora, isso só depende de vc", coisas ditas de pessoas que eu sei que só querem o meu bem, mas que acabam me deixando pior..ele disse assim : " Qdo alguém disser isso pra vc, ou dizer que depressão não é nada, diga para essa pessoa que qdo ela estiver com uma febre de 39 graus, que a melhora só depende dela"..Cada noite que vou dormir fico na expectativa de que no outro dia vou acordar melhor..é terrível, quarta feira fazem 15 dias que estou tomando as 20 mg e ele disse que após esses dias ficarei melhor...é torcer...Força para todos nós..

    ResponderExcluir
  182. Ter que tomar dois meses para fazer efeito(exôdus) é brabo né?
    Alguém aqui já tomou paroxetina?

    ResponderExcluir
  183. Oi Claudia Collares...respondendo sua pergunta sobre paroxetina, ou pondera....sim eu tomei, só que esse remedio, segundo meu médico é mais fraco que o exodus, para mim não resolveu nada...mas que melhora o humor pra caramba isso melhora, ele é uma maravilha, por mim eu estaria tomando ele eté hoje, mas se meu problema fosse só de humor, o paroxetina estava perfeito, mas como meu problema é psicossomatico, ou seja a mente ataca o corpo com doenças, o paroxetina é fraco, mas se no seu caso, sua depressão for causada por desanimo, tristeza, e não pelo caso que relatei que aconteceu comigo, (tive duas ulceras)...o pondera ou paroxetina vc irá amar de paixão, sinto falta deles até hoje, mas infelizmente não resolveram minhas picadas no estomago....mas eu vivia sorrindo...Bjs

    ResponderExcluir
  184. Gabriela
    o meu caso tbm é psicossomatico...
    vc poderia descrever exatamente como o seu corpo reage (faltou algo do que vc escreveu ou o que vc escreveu é tudo?)

    eu tenho alterações visuais (sensação de irrealidade... alguma dificuldade de enxergar as vezes, nitidez) e uns leves movimentos involuntarios no peito e braço do lado esquerdo do corpo. to me tratando com exodus pq sou mto estressado e NADA de exame algum apontar alguma coisa ... tenho mtos amigos (mtos bons amigos) mas as vezes gosto de me isolar e fazer programas sozinhos...

    gostaria de entender mais pessoas que demonstrem fisicamente sua depressao atraves de reações do corpo
    já tomo o exodus tem 21 dias e hj volto ao psiquiatra para uma reavaliacao...
    quem esta comecando com o tratamento aguente firme, os sintomas iniciais são drásticos mas são superaveis ... no final tudo sempre acaba bem

    :)))

    ResponderExcluir
  185. Que coisa mais linda perceber que O Idiota Feliz está servindo de "ponte" para vocês trocarem informações e experiências. Sério! Sinto uma alegria imensa e isso até acaba ajudando a me sentir melhor. Viva o entendimento!

    ResponderExcluir
  186. GAbriela
    Muito obrigadada.
    Fiquei feliz(da maneira que os deprimidos se sente felizes rs).
    Só não entendi uma coisa;
    Se o remédio te deixava de bom humor isso não melhorava tudo?
    De bom humour a pessoa se sente bem não sente?
    Tu tinhas bom humor e mesmo assim se sentia mal fisicamente.
    AChei bem compplexo o teu caso.
    seja muit feliz.

    ResponderExcluir
  187. Olá, estou no 11. dia de oxalato de escitalopram e pensei que conseguiria manter minha rotina de trabalho normalmente durante o tratamento, mas não consegui e pedi esta semana de folga. É comum esse tipo de afastamento? Alguém por aqui conseguiu cumprir as obrigações profissionais sem tanto sofrimento? Aceito dicas.
    Patrícia

    ResponderExcluir
  188. Olha gente
    Eu larguei o exôdus.
    Faz 15 dias hoje.
    De meio dia não tomei,
    Imediatamente a fome voltou e houve uma sutil melhora na depressão(bota sutil nisso)
    Resolvi passar para outro antidepressivo.
    Esse Exôdus te deixa muito baqueado num primeiro momento.
    Tem que ter coragem para enfrentar.
    Aos que tiveram meus sinceros parabéns e votos de melhora mas eu desisti desse exôdus.
    Vou passar pra outra.
    Aos que ficam boa sorte.
    Que todos nos curemos de um jeito ou outro.

    ResponderExcluir
  189. Olha Claudia...realmente a sua indagação faz todoo sentido, mas infelizmente as minhas dores não passavam com o pondera...embora eu vivia de bom humor e via a vida com um novo colorido, infelizmente por esse motivo meu médico troucou o medicamento, quase surtei quando ele disse que iria trocar...eu amava o paroxetina, espero que o exodus me de o mesmo resultado...
    Bjs e sorte para vc.

    ResponderExcluir
  190. FELIPE...respondendo a sua pergunta...no meu caso eu sentia muita falta de ar, coração disparar tanto que parecia que ia pular fora da boca, muita fraqueza nas pernas, quase não conseguia ficar em pé, duas ulceras, e até hoje se fico nervosa acordo as vezes de madrugada chorando de tanta dor, tive dois desmaios do nada, eu achava que estava bem e derrepente desmaiava, minha visão só afetou uma única vez, nem gosto de lembrar, deu um apagão, fiquei cega mesmo, acho que por uns 30 segundos, que foram os mais longos da minha vida...foi horrivel, fora isso também tinha sintomas tipo uma bola na garganta, que não consegui comer nada, teve uma vez que fiquei 3 dias sem conseguir comer, eu forçava, mas a bola que sentia na garganta não deixava descer, até que no quarto dia nem água estava descendo eu ia definhar em uma cama, fui urgente ao psiquiatra, ele me disse poe para fora o que vc está guardado dentro de vc, porque o que a boca não fala o corpo paga...fiquei quieta, realmente eu estava guardando algo, mas nao pensei que me afetaria fisicamente tanto assim, pois bem, quando meu marido chegou em casa eu falei tudo, coloquei tudo para fora...e a bola que eu sentia na garganta passou, e consegui tomar agua e voltar a me alimentar, eu não sei que tipo de depressão é pior, sei que tenho as duas, crises de choro,vontade de morrer, sair sem rumo, morar debaixo da ponte...rsrs....nossa tem horas que é barra, isso vem desde a infancia, tive uma infancia totalmente cruel...hoje tenho tudo para ser feliz, mas a bendita depressão vem me assombrar...só quem tem sabe, pois quem não tem ou nunca teve, acha que é só ter fé e força de vontade que a gente se cura, mas nao é assim que funciona, fé e força de vontade eu tenho...as vezes me dá vontade excluir esses tipos de pessoa da minha vida...mas temos que suportar...familia a gente nao escolhe, mas para quem não tem depressão psicossomatica, agradeça a Deus, é horrivel, além de ter todos os sintomas de um depressivo, ver seu corpo pagar atraves de sua mente!

    ResponderExcluir
  191. Felipe, vai me desculpar,mas no seu caso, está parecendo mais um tic tic nervoso, esse negocio de mexer o braço involuntariamente nao tem nada a ver com depre pscicoss/, agora a visão cara procure um oftalmologista, o caso da Gabriele sim é grave, mas não fica colocando coisa na cabeça nao cara, bola pra frente, se sinta feliz com as coisas que te digo, tu nao tem depre nao cara
    Abrçs

    ResponderExcluir
  192. Felipe, vc já procurou ouvir outros médicos a respeito ? Em caso afirmativo, os diagnósticos bateram ? Caso contrário, deveria fazê-lo, pois cada um fala uma coisa e até encontrar um "bão" a gente bate cabeça.

    ResponderExcluir
  193. Olá pessoal. Estou passando novamente pra dizer que ontem, no 11o. dia do medicamento, não senti nenhum dos desagradáveis efeitos colaterais. Fiquei super bem, comi bem, trabalhei bem e hoje, acordei super disposta e de bom humor. Pra quem perguntou sobre a paroxetina, já tentei tomar, mas me deixou em Marte, Jupiter ou qualquer outro lugar muito distante da terra, não conseguia sequer levantar do sofa pra cuidar das minhas filhas, não suportei os efeitos iniciais e larguei. Abraços.

    ResponderExcluir
  194. Chumbó, Anonimo e Gabriela... Mto obrigado pelas respostas ...

    eu comecei o tratamento com uma otorrinolaringologista depois que fiquei gripado e tive uma forte infecção na garganta em agosto do ano passado. foi um ano BEM dificil. bem bem dificil mesmo. quando tudo parecia estar se encaminhando eu fiquei doente (em agosto/2010) e a partir dai desencadeou uma serie de tonturas e outros sintomas de labirintite e comecou tbm esses tremores q sinto... o problema na vista.... fui diagnosticado com neurite vestibular... uma inflamacao de um nervo vestibular que fica no ouvido e controla o equilibrio. passei dias horriveis e fui tratado. melhorei. mas sempre c recaidas. procurei em paralelo um cardiologista e um oftalmologista que disseram que eu n tenho nada (depois de exames). ambos super recomendados, excelentes medidos. como não adiantou procurei um endocrinologista e continuei em parelelo com a otorrino. Teve uma hora que a otorrino disse que meu problema no nervo vestibular tinha passado e meu problema já era psicologico por eu ser mto ansioso, estressado e nervoso (Sempre cheio de mtas perguntas). Me receitou rivotril o qual fiquei com medo de usar. Procurei um neurologista e voltei ao cardiologista fiz uma outra bateria de exames que não deu nada e todos concordaram meio em conjunto que isso seria stress e um disturbio neuro vegetativo... A unica coisa que tenho é um problema no rim. Já tive que operar duas vezes e faço check up semestral no urologista. Quando comecei a tomar o rivotril no inicio de janeiro minha vida deu um UP de 95% mas depois voltei a piorar de novo... Comecei a sentir enjoos, as palpitações que não sao bem palpitacoes e nem tremedeira voltaram... É como se eu sentisse os musculos do lado esquerdo superior do meu corpo meio que entrando em estado de dormencia. como se estivesse sendo cutucado, pinicado... As vezes é visivel... outras não... Não é que meu braço fique se mexendo sozinho, ahhaah. Tenho 26 anos... Malho todo dia... Vou a praia... Corro, faço Spinning... Viajo... Tento sair mas mtas vezes não to a fim e recuso convites de amigos para ficar na minha solidão. Não sou uma pessoa feia (não sou nada convencido) e acho que poderia aproveitar mais o meu tempo livre afinal só se tem 26 anos uma vez na vida neh ? Ano passado consegui o emprego dos meus sonhos mas confesso que antes disso o ano foi bem sofrido... cheio de pequenos (e grandes) problemas que se tornam imensidões sem fim para pessoas desesperadas como eu ... Nessas 3 semanas de tratamento de exodus (foi quando enfim resolvi procurar um psiquiatra depois de mto hesitar) sofri um bocado no inicio mas agora to melhor... E espero ficar melhor desses ultimos sintomas que veem me atormentado ...

    lumenandro2, fico feliz que esteja se sentindo melhor. juro que fico feliz em ler depoimentos como o seu. idem para vc Claudia Collares

    Gabriela... torço para que tudo de certo... tente sempre ter alguem pra desabafar os seus problemas pois assim seu corpo pagará menos por eles ...

    marcos, obrigado pela oportunidade do blog...

    ResponderExcluir
  195. GAbriela e Felipe
    Depois de ler o relato de vcs me dou por curada.
    Quanto sofrimento vcs tem passado!!!!!!!!
    Já tô achando a minha deprê uma baita frescura.
    Melhorem mesmo.
    Por favor.
    bjks

    ResponderExcluir
  196. Felipe...sei como vc se sente, eu procurei varios médicos antes de procurar um Psiquiatra, eu achava que meus problemas qualquer médico poderia resolver, foi um dilema ter que aceitar ir ao psiquiatra, hoje já encaro de boa, mas procuro não divulgar isso para os amigos, dá a impressão que olham para gente com outro olhar...sei lá...eu tenho 29 anos, começei a aprensentar problemas com 18, foi minha primeira ulcera, a ultima ulcera foi recente, ano passado com 28 anos de idade, começei a me tratar depois que me casei, faz pouco tempo, antes minha mãe não aceitava de modo algum que eu fosse a um médico psiquiatra, ela dizia que tudo dependia de mim...foi uma fase bem dificil, uma vez ela foi em uma consulta com um médico que não era psiquiatra, eu disse todos os meus sintomas, e o médico disse, vc tem depressão, e das piores, as que causam doenças...as fomosas depressão psicossomaticas, me deu uma receita, que saindo do consultorio minha mãe rasgou, e disse que era tudo coisa da minha mente e que eu teria que me curar sozinha..graças a Deus meu marido me entende e sempre vai ao médico comigo, estou me sentindo bem melhor com o Exodus, parou os pensamentos negativos, e para falar a verdade estou me sentindo mais feliz, comecei com 5mg durante 4 dias, agora acho que estou no 5ºdia de 10mg, e já não sinto reações adversas...estou mais disposta...feliz, me peguei até cantando hoje...coisa que não faço...rsrs...
    Felipe continue o tratamento, esses sintomas todas irão passar...os meus estão praticamente sumindo!
    Boa sorte para vc...ou melhor para nós!

    ResponderExcluir
  197. Claudia Collares...vc me fez rir lendo o que escreveu...."estou achando sua depre uma baita frescura"..rsrs...não teve como não rir, foi engraçado...mas não leve sua depre como frescura, trate-a agora no começo, pois se eu tivesse tratado no começo a minha não tinha se tornado psicossomatica, se cuida tá...
    Beijosss

    ResponderExcluir
  198. Claudia, não existe essa de baita frescura. cada problema é um problema.

    Gabriela... Fico mto feliz com sua mensagem. me da um incentivo sem noção... Eu soh fico chateado pq eu já me pego cantando todos os dias, até nos mais deprimidos... HAHAHAHAHAHA. e o que ajuda um pouco é que minha mae na minha idade teve algo parecido (apesar de n sentir no corpo o que eu sinto)... E até hoje ela é tratada ... Sempre me apoia apesar de eu nunca conseguir dividir c ela o que sinto. Conto para amigos meus. Não tenho vergonha nem medo disso. Acho sim que sua mãe pecou um bocado mas não a culpa... Ela pensou que estava fazendo o melhor pra vc. Infelizmente, em algumas crises de ansiedade da minha mae eu tbm a mandei não tomar remedios e dizia que era tudo da sua cabeça... Cada problema eh um problema. Não acho que temos que maximiza-lo contudo não vale a pena trata-lo como se não fosse nada...

    Gabriela, torço pelo seu sucesso. Grande abraço

    ResponderExcluir
  199. GAbriela
    Fico chocada de como a sua mãe não lhe ajudou nesse processo todo.
    Assim que me viu caidinha minha mãe já disse para eu ir ao psiquiatra.
    Realmente há o estigma forte de ir ao psiquiatra.
    Tenho um guri de 11 anos que toma medicaçção e frequenta psiquiatra.
    Sempre que alguém sabe disso fico aquele clima no ar...
    Se sentimos qualquer problema no Ânus ,por exemplo radical,todo o mundo acha normal ir ao proctologista,agora se é na cabeça tem que melhorar sozinha.
    Como se dizia antigamente.
    "A inguinorãncia é que astravanca o progresso desse País"
    Vc tem filhos?Desculpe se já tenha dito que sim mas como são muitos posts não dá para guardar tudo.
    Bjs felipe.

    ResponderExcluir