quinta-feira, 16 de setembro de 2010

No divã astrológico do Acuio

Capricórnio

Quinta-feira, 16 de setembro. No Twitter, o João Acuio, do site Saturnália, informou que a Lua caminhava nesse dia por Capricórnio. E passou a postar mensagens sobre algumas das características principais desse signo, o que assanhou a curiosidade dos seus followers capricornianos – eu, inclusive.

Não entendo nada de Astrologia (e nem sei se acredito). Mas me divirto com o estilo autoral do Acuio. Acho ele um astrólogo peculiar, que usa referências pop para manipulá-las e, depois, regurgitá-las como ensinos astrológicos. Isso é legal. Aproxima os leigos dos astros.

Para mim, o que seria uma quinta-feira fria e monótona se transformou em terapia online no divã astrológico do Acuio. Ao acompanhar suas mensagens no Twitter, passei a me perguntar se eu era mesmo tudo aquilo que ele indicava. Sim, eu sou.

Sou severo, anti-herói, rígido, realista, rabugento, cínico, café preto e amargo, osso duro de roer, melancólico, um tanto antipático, árvore de cabeça pra baixo.

Minha ambição é mesmo virar pedra. Não tenho medo da morte. Não acredito na sorte. E sou moldado por uma combinação explosiva de culpa, peso, responsabilidade e solidão. Tenho “uma fera dentro. Bem dentro. Bem fera. E deve ser um gato preto”.

Ao me reconhecer assim, percebo que não sou um “cara legal”, desses que costumam “iluminar” o ambiente quando chegam. Sou “bode preso no pé da mesa”. Aquele tipo de ser humano que veio ao mundo para brigar, não para conciliar.

E sabe qual o propósito da minha existência, Acuio? Fazer com que as pessoas gostem de mim assim mesmo. 

4 comentários:

  1. Ôrra cara, e este é o meu propósito: que cada um fique com o seu céu.

    Obrigado.

    ResponderExcluir
  2. Adorei! Acuio é meu mestre!!!. Texto delicioso de ler. Beijosss

    ResponderExcluir
  3. Você não foi o único, Marcos!!
    Eu tb passei a tarde lendo e "me identificando" com as observações do Acuio!!
    Não conhecia, mas já virei fã!

    ResponderExcluir
  4. Que texto lindo, Marcos! Sou a Karen Tortato, parceira do Acuio no Saturnália...digamos fiel escudeiro ou escumadeira da Fiel!. Seu texto e sua descrição de si mesmo pela ótica capricorniana me tirou uma gota do olho...sou Lua em Capricórnio, sou manteiga derretida rançosa, sabe como? Aquelas manteigas que borbulham e fervem..Beijos e parabéns

    ResponderExcluir