quinta-feira, 2 de setembro de 2010

A primeira crise de ansiedade ninguém esquece

Crise de ansiedade

Tive a minha primeira crise de ansiedade. Pelo menos foi isso que a médica bonita do pronto socorro diagnosticou quando corri para o hospital com o coração acelerado. Sem tempo para ouvir minhas lamentações, ela logo receitou uma medicação que me deixou meio sonolento – e decidido a procurar um especialista em “crises existenciais”.

Um psicólogo, ela recomendou. Mas um psiquiatra seria melhor...

Ainda não me consultei com nenhum dos dois. Mas li uma reportagem na revista "Trip" falando sobre o Rivotril, “o antidepressivo da moda” – indicado para ataques de pânico ou ansiedade. Segundo Nina Lemos, a autora da reportagem, “é a droga com a cara dos dias de hoje, em que todos temos que estar bem o tempo todo”. Também é o segundo remédio mais vendido do Brasil, na frente do Tylenol e do Hypoglós.  

Eu não preciso estar bem o tempo todo. Acho a melancolia e o isolamento fundamentais para a minha saúde mental. Mas, nos últimos tempos, tenho sentido um mal-estar (físico) que, de acordo com a médica bonita, pode estar relacionado com problemas psicológicos, “dores da alma”, depressão, essas coisas. Afinal, fiz vários exames clínicos e nada foi diagnosticado.

Poderia comprar o Rivotril no mercado negro. No Orkut, há quem venda o remédio sem necessidade de receita médica. Mas prefiro aguardar o que o psiquiatra tem para me dizer antes de embarcar numa viagem sem volta ao “paraíso das pílulas milagrosas”. Dizem que o Rivotril vicia. E não quero me tornar um “junkie” depois de velho.

Sempre resisti bravamente às complicações dessa tal “vida moderna”, cheia de compromissos, congestionamentos e “pessoas felizes”. Mas acho que cheguei no meu limite. Estou muito próximo de recorrer às drogas para continuar de pé, com fôlego suficiente para seguir em frente. Depois de ouvir minha história, não tenho a menor dúvida de que o psiquiatra irá receitar algum antidepressivo tarja preta como solução para o meu desânimo crônico.

Se ele garantir que saio deste buraco escuro onde me encontro, topo na hora! Antes ser um idiota feliz do que continuar carregando o peso das minhas aflições. 
 

Um comentário:

  1. me diz como comprar pelo mercado negro ou pelo o orkut estou muito ansiosa tenho q tomar rivotril

    ResponderExcluir