segunda-feira, 18 de outubro de 2010

entrevistei: Márcia Okida

Márcia Okida

Márcia Okida é formada em design gráfico. É professora e coordenadora do curso de multimídia da Unisanta (Universidade Santa Cecília). Mora em Santos, litoral paulista, onde a conheci quando fazia o curso de jornalismo. Foi minha professora e se tornou minha amiga. Márcia é mulher-delírio, um rabisco de girassol em um quadro do Van Gogh, esculpida em cores, formas e texturas de noites estreladas de silêncios e inquietações criativas. Nesta entrevista por e-mail, ela explica o simbolismo das cores, o mistério das cores. As cores que nos preenchem de múltiplos significados.

Qual é a cor do amor?
Vermelho é amor, paixão, tesão, desejo... Mas costumo dizer que podemos ter o rosa como o amor romântico e o vermelho como o amor/paixão forte. Essa relação é psicológica, todos desenham corações vermelhos quando estão apaixonados. Mas existe também uma relação fisiológica, já que o vermelho faz a pressão sanguínea acelerar, o coração bater mais forte, a pressão aumenta. Coisas que têm relação com o que sentimos ao lado da pessoa amada. Essa associação psicológica também pode ser diferente: conheço pessoas que dizem que o amor, para elas, é azul, pela tranquilidade da vida que tem em comum. E isso vale justamente por ser uma associação psicológica.

Se estou de dieta, de qual cor devo fugir?
Do laranja, já que ele estimula a produção de suco gástrico. Mas também é bom se afastar de qualquer cor quente (amarelo/vermelho). Neste caso o bom são as cores frias.

Levei um pé na bunda, qual cor pode me ajudar a sair da fossa?
:))) Laranja para estimular, alegrar (é a cor da alegria, do ânimo). Mas se quiser paz, calma, use azul. Não use violeta (ajuda a depressão) e também não é bom o verde, porque estimula demais a atividade cerebral.

Existem cores da sorte e do azar?
Não. O que existe é alguém ter essa crença. Alguém que se sinta melhor com uma determinada cor e, por isso, as coisas dão mais certo. Então, esta cor passa a ser a cor da sorte dela, mas não que ela, a cor, dê sorte mesmo.

Por que meninos são "azuis" e meninas são "rosas"?
Isso tem relação com o inconsciente coletivo, principalmente por "culpa" de nossas mães/pais que, quando crianças, nos mostravam os desenhos onde o bem era sempre pastel e os vilões vermelhos, roxos etc. Muitas princesas usam rosa, possuem as faces rosadas, poucas usam azul (Cinderela). Muitos príncipes azuis, relação também pela ambientação, onde normalmente as princesas eram rodeadas por um mundo cor de rosa (flores, plantas etc.). Ambiente diferente dos príncipes, mais ao ar livre, andando em seus cavalos. Também por ser o rosa uma cor mais quente e o azul mais fria - a mulher sempre foi mais associada a cores quentes (por despertar sentimentos de desejos) e os homens a cores frias (por ter atitudes mais firmes e racionais). O rosa é a cor da delicadeza, enquanto o azul é da serenidade Mas eu não concordo com isso :)). Hoje, isso já mudou bastante, principalmente pelas transformações naturais ocorridas no mundo feminino.

Quais as cores ideais para os ambientes de uma casa: sala de estar, cozinha, banheiro, escritório e quarto?
Sala de estar: uma cor aconchegante, como vemelho (não o sangue, um mais morto, com menos luz) ou laranja, meio ocre, cores que alegram, esquentam, mas sem ter muita luz. Cozinha: uma cor clara, amarelo clarinho, azul claro, sempre com branco. Ou, se quiser, usar tons quentes, fortes. Use uma cozinha toda branca com toques mais fortes de qualquer cor. Banheiro: branco, verde, azul, pela relação de limpeza, higiene. Mas eu adoraria ter um banheiro igual ao da minha infância: era todo em azulejo azul e com as louças rosas. Tinha uma banheira rosa enorme, coisa de decoração antiga :). Escritório: verde, por ser a cor que mais estimula o raciocínio. Quarto: bem aí depende do que você quer no quarto. Pode ser para acalmar, relaxar, então use azul. Para algo mais forte, sexual, um vermelho. Eu tenho uma parede vermelha :). Mas o principal em qualquer ambiente é nunca ser todo pintado com a cor escolhida. Apenas uma parede e as outras com uma cor neutra.

Existe alguma relação entre a minha cor favorita e a minha personalidade?
Sim. E normalmente a nossa cor preferida muda com os anos. A sua cor preferida pode representar o que mais existe em você ou o que mais falta em você.

Um filme, uma cor.
Só um!!! Fico com "Amelie Poulain" e a combinação de verde e vermelho.

Uma música, uma cor.
"Adios Nonino", de Piazolla - violeta - amooooo :)).

Qual é a cor do mundo hoje?
Meio óbvio, mas é isso: verde. O mundo busca e precisa de mais verde em atitudes e no ambiente, ainda mais que estamos no Ano Internacional da Biodiversidade.

Saiba mais no site da Márcia: Noite Estrelada
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário