quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Quero sua risada mais gostosa

Gargalhar

“Em pesquisa realizada na cidade do Rio de Janeiro, 84% dos homens afirmaram que riem muito, enquanto 60% das mulheres disseram que gostariam de rir mais.”

Homens são meio bobos e infantis mesmo e riem de tudo, principalmente quando se juntam numa mesa de bar para discutir futebol, mulher e performances sexuais. Ou quando assistem, coçando o saco e palitando os dentes, aquelas comédias adolescentes americanas cheias de clichês sexistas.

Mas por que as mulheres “gostariam de rir mais”? O que impede suas risadas?

A candidata Dilma, por exemplo, passou a rir mais depois que a campanha presidencial teve início. Antes, mostrava-se austera e, por vezes, mal-humorada. Com o sorriso no rosto, ficou mais bonita, mais simpática, mais jovial. Espero que continue assim se vencer as eleições. Prefiro Dilma sorrindo.

Na verdade, prefiro todas as mulheres do mundo sorrindo.

Tem uma canção famosa do Ivan Lins que traduz com perfeição esse meu sentimento:

"Quero sua risada mais gostosa
Esse seu jeito de achar
Que a vida pode ser maravilhosa

Quero sua alegria escandalosa
Vitoriosa por não ter
Vergonha de aprender como se goza"

Lindo isso, não? Ivan Lins em um dos seus melhores momentos.

Acho, porém, que as mulheres controlam o riso porque estão em meio à batalha do século, desdobrando-se em duas para conquistar definitivamente o seu espaço na sociedade, e isso causa coceira no cucuruco dos “varões ofendidos”, que não perdem a oportunidade de maldizer o salto alto feminino com ofensas machistas. É como se as mulheres precisassem manter uma aparência severa para mostrar que são competentes, profissionais sérias.

Bobagem. O riso não vulgariza nem diminui a capacidade de ninguém. E essa ideia de que “mulher que ri muito ou é louca ou está querendo dar” só faz sentido na cabeça oca dos “ejaculadores precoces”. Rir causa rugas? Pode ser. Mas é melhor modelar suas rugas com boas risadas do que com lágrimas ressentidas, não é? 

Mulheres, se preciso for, "hay que endurecer". Mas sem perder o sorriso jamais. 

Um comentário:

  1. Concordo muito! "E essa ideia de que 'mulher que ri muito ou é louca ou está querendo dar' só faz sentido na cabeça oca dos 'ejaculadores precoces'. Rir causa rugas? Pode ser. Mas é melhor modelar suas rugas com boas risadas do que com lágrimas ressentidas, não é?"

    Sempre que eu rio, lembro da música do Nirvana: "I think I'm dumb, or maybe just happy". Melhor ser feliz e meio "abobada" do que mal humorada, né :D

    E espero que você sorria bastante ao ler o comentário! =)
    Beijão! =****

    ResponderExcluir