sexta-feira, 15 de outubro de 2010

A tal da insatisfação

Stencil de Banksy

Se Deus fosse um cara legal, ele deixava a gente fazer recall nos nossos defeitos de fabricação. Ah, deixava...

Seria incrível, você não acha? Substituir esse horrendo “nariz de batata” por um narizinho arrebitado. Trocar a cor dos olhos. Ter uma bunda mais empinada e volumosa.

Quem sabe um pinto maior. Homens sempre desejam um pinto maior, ainda que nem sempre saibam como usá-lo, não é mulheres?

Mas esses “defeitos” a humanidade já tratou de encontrar modos de “consertar” sem ajuda divina, com bisturis e outros truques “tecnológicos”. Até os “defeitos” da alma têm cura. Basta ingerir o antidepressivo da moda e embarcar para a Terra dos Zumbis Felizes.

Acho que Deus, então, podia extrair da gente a tal da INSATISFAÇÃO, o mais conflituoso dos sentimentos humanos. É a insatisfação que faz a gente não se aceitar do jeito que veio ao mundo e com as coisas do mundo.

Somos, acima de tudo, eternos insatisfeitos.

Repare: se chove, reclamamos; se não chove, reclamamos do mesmo jeito. Nunca estamos 100% contentes com nada. Estamos sempre incomodados com a “falta de” ou com o “excesso de” ou com a nossa incapacidade de aceitar o ser humano como ele é: imperfeito e estúpido.

Por outro lado, se Deus nos tirasse a INSATISFAÇÃO, a gente talvez ainda estaria na Idade Média, queimando “inimigos” na fogueira.

É a insatisfação que nos move, nos faz evoluir.

Mas por que será que continuamos tão insatisfeitos vivendo numa época onde quase tudo está ao nosso alcance? O que queremos mais da vida?

Sinceramente, não sei. 

Queria apenas me incomodar menos com os meus "defeitos" e, principalmente, com os "defeitos" dos outros.

Um comentário:

  1. Insatisfação é uma angustia diária. Não sei se com você é assim, mas sempre que estou num relacionamento fico insegura, achando que não sou boa o bastante. Logo penso em fazer uma plástica, mas acabo mudando de ideia.

    Há muitos fatores que envolvem a insatisfação, como a personalidade, a criação e o ambiente. Nesse mundo "Photoshopado"a gente tá cansado de concorrer com essas pessoas "lindas", e se esquece que ninguém é perfeito...

    Insatisfação só é bom pra nos fazer crescer, não pra instigar comparações, mas realmente é difícil ;)

    Fique bem aí! E lembre-se que você é uma pessoa ótima :D
    Beijão, Marcos! =****

    ResponderExcluir