quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Vamos acabar com os zoológicos

Pedro Ynterian

Ele é cubano naturalizado brasileiro. Chama-se Pedro Ynterian. É empresário, microbiologista, dono de um santuário ecológico em Sorocaba (SP) e presidente do "Great Ape Project", ONG que luta pelo bem-estar dos grandes primatas. Em entrevista para a “Folha, Ynterian defende o fechamento dos zoológicos. Eu também. Confinar animais em jaulas ou espaços exíguos é tortura.

Leia os principais trechos:

Zoológicos
Nenhum zoológico brasileiro é de primeira linha. Se você visitá-los e reparar onde os animais comem e dormem, irá encontrar coisas terríveis. Muitos só são alimentados de noite e passam o dia em espaços exíguos. A quantidade de mortes é absurda.

Centros de resgate
Os zoológicos poderiam virar centros de resgate e cuidado, mas sem visitação.

Animais loucos
É tortura colocar primatas ou elefantes num recinto fechado. Em pouco tempo ficam loucos. É comum recebermos chimpanzés que se mutilam, arrancam pedaços da perna e dos braços com os dentes.

Documentário
A criança pode ver o leão no zoológico, mas o comportamento dele é falso. Acho mais válido assistir a um documentário.

Direitos básicos aos primatas
Por lei, os animais são considerados objetos e os humanos sujeitos de direito. Queremos que os grandes primatas tenham direitos básicos como o de não serem enjaulados, mortos e que ninguém possa ter propriedade sobre eles.

Acesse o site do Great Ape Project

Leia entrevista completa com Pedro Ynterian aqui (para assinantes Folha ou UOL).

Nenhum comentário:

Postar um comentário