sábado, 12 de março de 2011

Deus e o terremoto no Japão

Terremoto no Japão: o que Deus tem a ver com isso?

Deus está bravo. Fez tremer o chão. Levantou ondas gigantes sobre o Japão. Matou centenas de pessoas para mostrar que está descontente com a nossa fanfarrice.

Castigo de Deus. Vingança divina. O fim dos tempos em 2012. Blá-blá-blá... Que coisa! Há quem ainda acredite em “mula sem cabeça”.

Exemplo encontrado aleatoriamente na web: “Isto [o terremoto no Japão] é uma mensagem apocalíptica. A Terra está num processo de caos em cadeia. Só Deus pode parar esse processo. Voltem para o Criador e clamem pela sua misericórdia”.

Ai, ai... às vezes até queria botar fé nesse Deus Todo-Poderoso, capaz de provocar ou evitar (dependendo do seu humor) terremotos, furacões, chuvas torrenciais.

É tão mais simples ser um crente, não é? Basta ajoelhar e orar. Pedir perdão. Ir à missa de domingo. Responsabilizar Deus por tudo que acontece de bom ou ruim no mundo. E repetir resignado: “Seja o que Deus quiser”, “Deus sabe o que faz”.

Tentar compreender a complexidade das coisas é muito exaustivo. Faz pensar, refletir, movimentar os neurônios. Melhor viver na Idade Média, culpando Deus e o diabo pelas cagadas que cometemos.

Em “Matrix”, um personagem dispara: “Ignorância é felicidade”. Se assim for, só os crentes são felizes. Afinal, quem crê em Deus não precisa explicar nada. Só rezar um Pai Nosso.

8 comentários:

  1. Você é um verdadeiro idiota, mas infeliz, porque a maior ignorância é daquele que não conhece sobre o assunto e ainda faz brincadeirinha com coisa séria, brinca mesmo com Deus sem conhece-lo, como o capitão do Titanic que disse: " Nem Deus pode afundar esse navio"... Preciso dizer mais alguma coisa?

    ResponderExcluir
  2. PERFEITA A ALUSÃO E O RACIOCINIO,É FACIL POR A CULPA EM DEUS E NO DIABO E FICAR DE BRAÇOS CRUZADOS, COMPLEXO É ENTENDER O CONTEXTO DOS ACONTECIMENTOS.

    ResponderExcluir
  3. Os comentários mais covardes e imbecis são sempre de anônimos.

    ResponderExcluir
  4. Ignorância É felicidade e ponto. Tenho inveja dos que crêem.

    ResponderExcluir
  5. Quanta besteira dos crentes. Ai ai! Terremotos são e sempre eram coisa da vida do nosso planeta. Deus não faz nem fez nada disso! É simplesmente a natureza do nosso planeta e de outros planetas também. Há planetas que tem erupções mais fortes, ventos que passam a imaginação de cada crente desmiolado. Só que lá não tem impacto nenhum como não são habitados.
    Até aqui na Terra houve coisas piores. Em vez de ficar com nariz dentro da Bíblia alguns deveriam olhar num enciclopédia por exemplo. E olhar os impactos do vulcão Krakatoa que am 1823 matou mais de 30 mil pessoas. O estrondo da explosão foi escutado a quase 5 mil quilômetros de distância! O fluxo piroclástico alcançou um velocidade 800 km/h! Barômetros ao redor do mundo registraram a alta pressão que foi causada pela explosão.
    165 vilas e cidades nas ilhas ao redor foram destruídas. As nuvens na distante Europa viraram vermelhas e pareciam ameaçadoras, tanto que desse evento surgiu "O Grito" de Edvard Munch.
    O inteiro hemisfério Norte esfriou 0,8°C e os verões frios e úmidos causaram safras catastróficas que causaram até fome.
    E isso não é coisa de deus, mas sim resultado da tectônica, presente também em outros planetas. E isso já existia desde o começo do nosso planeta. E se não houvesse o imenso calor inteiro da Terra, ela parava e a metade da Terra ia desaparecer em baixo da neve e outra parte ia queimar. Os nossos continentes estão flutuando em cima de pedra líquida, e ela sai por burcaos chamados "vulcão" e onde os continentes se encontram, eles chocam ou eles cuasam rupturas onde se afastam. Claro que isso tem algum impacto: o terremoto. Qual o divino nisso?
    Ondo isso e apocalíptico? Terremotos e vulcões já matavam pessoas e animais antes so ser humano existir!
    O problema é que o ser humano não pára de se mudar para megacidades, construir estruturas sensíveis em áreas de risco e se comporta como se nem houvesse problema nenhum. Das megacidades (as cidades com mais de 10 mi de habitantes), somente São Paulo, o Rio, Buenos Aires, Nova York, Moscou e Lagos não tem altíssimo perigo de extinção por terremotos e tsunamis. Mas Los Angeles, Cidade do México, Osaka, Seul, Istambul, Cairo, Teerã, Bogotá, Jakarta, Manila etc etc. estão esperando o "Big One" - o terremoto que vai acabar com a cidade. Mesmo assim elas continuam crescende, se espalhando e construindo estruturas sensíveis. A próxima catástrofe já é prevista. Só que não é divina - e simplesmente ignorada até acontecer e tornar-se realidade!

    ResponderExcluir
  6. Deus não tem nada a ver com isso. Realmente, muitos dizem que tem. Mas isso que está acontecendo é culpa nossa mesmo, sim, eu acredito em apocalipse, acredito que Jesus virá e tudo mais, porque eu tenho fé, o que é algo que você deveria respeitar. Mas tudo isso que está acontecendo, terremotos, aquecimento global, não é mais nem menos que culpa de nós seres humanos. Deus nos deu conselhos para seguir, mas não pode nos obrigar a praticá-los. Se não acredita, pelo menos respeite. O que está acontecendo é a natureza reagindo aos nosso erros, e acredito que isso vai piorar e muito. Como você disse ' é só rezar e pronto ' acho que não é assim, Deus sabe quando o coração está arrependido e quando apenas estamos fazendo nossa "obrigação". Então não saia generalizando todos os crentes, porque acho que ISSO é ignorância. Beijos =)

    ResponderExcluir
  7. Muito bom, cara.... tão inocentes esses sujeitos que não sabe que o maior terrermoto registrado da História foi no Chile, onde morreram centenas de milhares de pessoas. Um país católico...

    Não sejam idiotas.

    ResponderExcluir
  8. se não conhece DEUS e nem sabe do que ELE é capaz...não brinca!
    idiota...

    ResponderExcluir