terça-feira, 29 de março de 2011

Richard Rogers: "Quanto mais misturado, melhor"

Richard Rogers

Em entrevista para a “Folha”, o arquiteto Richard Rogers, criador do Centro Georges Pompidou, em Paris, fala coisas legais sobre as cidades. Confira alguns trechos:

RIO DE JANEIRO
→ O Rio é a cidade mais bonita que já vi. A paisagem é maravilhosa. Há praias por todos os cantos, o calçadão criado por Burle Marx é fantástico, em qualquer lugar que você vá é possível ver as montanhas e o mar. Visitei Cantagalo e Pavão-Pavãozinho, a favela que tem um elevador. O problema social é terrível, há esgoto correndo nas ruas, há lixo em toda a parte. Mas esse não é um problema só do Rio: é um problema global. O terrível é a diferença de renda entre os mais pobres e os mais ricos.

FAVELAS
→ O problema é como fazer os ricos ficarem mais próximos das favelas e como fazer a favela ficar mais perto dos ricos. Essa mistura é essencial para integrar esses dois mundos.

INTEGRAÇÃO
→ A integração é a única solução para as cidades. Um área só para ricos contraria a ideia de cidade.

NEGROS E POBRES
→ O problema de pobres e ricos no Brasil é igual ao que existia entre brancos e negros nos Estados Unidos. Cidades não podem ter guetos, seja para negros ou pobres.

TRÂNSITO
→ Não há soluções para o trânsito com carros. Quanto mais estradas você abre, mais congestionamento você terá. É preciso ter um sistema de transporte público realmente bom. Em Londres, 93% das pessoas usam transporte público.

MAIS IMPOSTOS DE CARROS
→ É inacreditável que em São Paulo as pessoas aceitem andar de carro a dez quilômetros por hora. A pé é mais rápido. É preciso cobrar mais impostos de carros para melhorar o transporte público.

ESPAÇO PÚBLICO
→ É preciso restringir carros para ter mais espaço público. Espaço público é a principal razão para as pessoas gostarem de viver em cidades.

TUDO JUNTO E MISTURADO
→ Você precisa de usos mistos para recuperar uma área. Não faz sentido uma área só com shopping ou escritórios. Os governos estão fascinados com museus, mas só isso não funciona. Meu escritório fica numa área de Londres onde as pessoas não podiam ir há 15 anos de tão perigosa que era. Hoje é uma das melhores áreas de Londres. Isso ocorreu porque há escritórios, moradias e museus. Quanto mais misturado, melhor. 

Um comentário: