terça-feira, 12 de abril de 2011

Beautiful People

Brad Pitt, o belo

Outro dia, li a seguinte nota: “O Beautiful People promete contar só com gente esbelta, sarada, gostosa, cheirosa, penteada. A iniciativa visa criar um reduto de gente bonita na internet”. Fiquei intrigado. E resolvi fazer uma rápida pesquisa sobre esse tal Beautiful People. Trata-se de uma rede social criada por um dinamarquês. Uma rede social onde só é permitida a entrada de gente bonita.

Quem decide se o candidato tem os atributos necessários para fazer parte da comunidade são os próprios integrantes. Há quatro níveis de classificação: 1) Sim, definitivamente; 2) Hum, sim, está bem; 3) Hum, não, nem por isso; 4) Não, definitivamente não. Durante a votação, o(a) candidato(a) tem acesso a um gráfico em tempo real com a sua cotação e pode ver, através das cores verde ou vermelha, se será aceito(a) ou não.

Robert Hintze, o criador da rede, dispara: “Os outros sites são selvas de hipopótamos e bodes. O Beautiful People é uma reserva de caça magnífica de leopardos e gazelas”. Prossegue: “As pessoas estão fartas de perder tempo e dinheiro para se encontrarem com pessoas feias na internet. Com o Beautiful People não é preciso vasculhar pelo lixo. Todos os que estão lá são bonitos”.

Entrei na página do Beautiful People. O design é simples, direto, eficaz. E tem versão em português. Para se cadastrar, basta preencher um formulário básico: nome, data de nascimento, sexo, e-mail e senha. O mais importante é a foto que o(a) candidato(a) precisa postar. Para “obter votos mais positivos”, o site dá as seguintes instruções: 1) Seu rosto deve estar claramente visível (sem óculos de sol); 2) Você deve ser a única pessoa na foto; 3) Sua foto deve estar atualizada. Claro que não me cadastrei. Tenho autocrítica, muitos espelhos em casa e sei que receberia um “não, definitivamente não” devido ao meu layout desconjuntado. “Conhece-te a ti mesmo” é ensinamento que procuro seguir à risca.

Vinicius, o Poetinha, podia ser o muso inspirador do Beautiful People. É dele a desgastada frase: “As feias que me desculpem, mas beleza é fundamental” – slogan mais do que perfeito para uma rede social que exclui explicitamente os feios. Ou seja, a maior parte da população mundial. A essa altura, os feios que lêem este post devem estar indignados com a antipatia arrogante de Hintze. Talvez lamentando a pouca sorte física. Mas creio que muito mais por inveja. Confessemos: qualquer um de nós gostaria de pertencer a uma rede formada só por gente bonita. E, com indisfarçável ego nas alturas, faríamos questão de contar para todos. “A vaidade quer aplauso”, “a vaidade é uma merda”.

A honestidade crua de Hintze é algo a se comemorar. Assim como a pouca sutileza com que os feios são banidos. Ao enfrentar “a ditadura dos ofendidos”, a rede coloca cada um no seu quadrado e escancara o óbvio: as pessoas são diferentes, umas são melhores do que outras, mais inteligentes, mais bonitas, mais sortudas. É duro saber disso, mas é a mais absoluta verdade.

Não compactuo com a ideia largamente difundida de que “todos somos iguais”. Não, não somos. O que não significa que não podemos conviver em harmonia, respeitando cada um as diferenças do outro. Prefiro a mistura, a diversidade. Mas se os "perfeitinhos" querem um lugar só pra eles, ok. Eles que se aguentem. 

Penso, por fim, que se não fossem os(as) belos(as), o mundo seria um lugar muito mais feio. Ah, seria...

6 comentários:

  1. "Não compactuo com a ideia largamente difundida de que “todos somos iguais”. Não, não somos. O que não significa que não podemos conviver em harmonia, respeitando cada um as diferenças do outro. Prefiro a mistura, a diversidade. Mas se os "perfeitinhos" querem um lugar só pra eles, ok. Eles que se aguentem. "

    Assino embaixo

    ResponderExcluir
  2. Um dos meus posts preferidos! Adorei!!!
    Beijos pra você!

    ResponderExcluir
  3. Ser bonito deve ser até 1/2 chato, mas convenhamos tentar ser bonito cansa, ô se cansa.

    Viva mesmo à diferença e que bom que existe a lei da compensação.

    ResponderExcluir
  4. gostei do post, fiz meu cadatro ontem de madruga, e hj ja to com uns 70 votos positivos! no aguardo para ser aceito!

    ResponderExcluir
  5. Concordo totalmente e haja coragem e sinceridade hein?

    ResponderExcluir
  6. Até pouco tempo eu era membro da BP.
    Minha vózinha dizia o seguinte:
    -Por fora bela viola,por dentro pão bolorento.
    No breve contato que tive com os demais membros dessa famigerada rede social esse dito só se confirmou.

    ResponderExcluir