sexta-feira, 29 de abril de 2011

De Exodus para Zetron: o inferno

Cabra-da-Montanha

Fui subindo, subindo, desaparecendo... Enfim, alcancei a solidão. E não foi porque eu quis, não! Agora, cá estou, sem saber como escapar da cilada em que me meti. Sou eu: Cabra-da-Montanha observando o mundo lá de cima. Me isolei de tal forma que, quando dei por mim, não havia mais ninguém por perto para me estender a mão. E agora, José? Como descer daqui? 

O psiquiatra mudou minha medicação  de Exodus para Zetron, de oxalato de escitalopram para cloridrato de bupropiona  depois que reclamei de baixa libido. Se for para me transformar em uma "couve-flor assexuada", prefiro rolar montanha abaixo e me esborrachar no chão. 

O problema é que não suportei o Zetron. Um zumbido (tziiiiii, tziiiiii, tziiiiii), parecido com choque elétrico, tava me enlouquecendo, fodendo com o meu cérebro. Há uma semana, abandonei o remédio. Há uma semana, tô me sentindo meio "zumbificado", sono/lento, aéreo. Que porra é essa?! 

Volto ao psiquiatra na semana que vem para obter alguma resposta. Só não sei se quero continuar me envenenando com essas pílulas que prometem "felicidade imediata". Talvez seja hora de buscar outro caminho para sair dessa. Eu subi, não subi? Pois eu que me vire pra descer!  
      

44 comentários:

  1. Olá, seu blog é muito útil...

    Exodus nem é tão ruim assim - to no 2º dia de tratamento. Fora a tremedeira, a fome zero e os escotomas, até que tá tudo bem.
    Eu não trato depressão, mas distúrbio de ansiedade.
    Já tentou outro medicamento qualquer? Cloridrato de paroxetina? Citalopram?

    ResponderExcluir
  2. Espero, de verdade, que o psiquiatra ofereça uma alternativa ao seu desespero. Mas o que me anima é saber que você tem consciência que depende de você controlar a maldita depressão e afins.
    E quanto à cabra, a meu ver, ela sempre vence a montanha e lá de cima é melhor de ver e saber para onde se quer ir. Avante amigo Zumbi, você consegue.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu noivo tá indo pro segundo mês tomando exodus e rivotril, também o segundo mês que está sendo acompanhado pelo psiquiatra. O problema dele é a ansiedade... ele diz que está bem com os medicamentos, porque as crises de pânico e ansiedade monstruosa desapareceram, mas ele mudou. Mudou e muito. Ele foi piorando (sentimentalmente falando) dia após dia. E hoje é um zumbi: trabalho - casa. E pra passar o tempo vive jogando Clash of Clans. Quem o vê pensa que ele está "curado", porque quando é pra interagir com alguém ele interage, ri, conta piada... mas ele não está bem. E eu tô sofrendo tanto quanto ele. Não sei o que fazer. Ele mal fala comigo agora e nem me toca :(

      Queria que alguém me ajudasse com conselhos e me desse alguma orientação de como devo agir e o que posso fazer pra tentar ajudá-lo.


      whats app: 82 96708686

      Excluir
    2. Não espere que ele te toque. Tome a iniciativa... amor e carinho sempre são ajudam... atenção, ele saber que você se preocupa com ele mas de uma forma normal, sem exagero. Ele precisa sentir que você se importa de coração. Jogue com ele.

      Excluir
  3. Oi Raquel, por enquanto, tomei Exodus e Zetron. O Exodus estava me fazendo bem, mas interferindo na libido. Aí não dá, né? Verei o que o psiquiatra tem a dizer.
    Obrigado pela força, Giuliano.

    ResponderExcluir
  4. Sabe, Marcos, eu tomei muito remédio para depressão durante uns 4 anos de minha vida...Valeu a pena! Sou canceriana, me isolo no mangue, saca?
    MAs só funcionou por uns tempos. Depois virei gente de plástico!
    Hoje, mais de dez anos depois de abandonar essas drogas, posso dizer com a maior tranquilidade do mundo: não existe nada que possa superar a lucidez!! Saber o que está acontecendo aqui dentro, não importa se é bom ou ruim. É meu. Ponto! Entender o ritmo da vida e se adaptar a ele... é libertador!!!
    Força na peruca!
    Vale a pena!

    ResponderExcluir
  5. Pior que você fez o que todos pedem para não fazer, interromper de vez o remédio. Por isso sente essa lombra...
    As vezes conforta até escrever coisinhas na net, é uma fuga, pela ansiedade de aguardar as respostas dos seus seguidores.
    Mas antes de ir ao psiqui, viaja, sai um pouco da rotina, faça apenas coisas boas... porque a classe adooora passar remédio.
    É uma luta difícil, mas bem melhor do que ficar decidindo como vai descer dali né?

    ResponderExcluir
  6. Pois é, Teresa, interrompi o tratamento e acho que não vou mais tomar nada. Quanto ao "escrever coisinhas na net", no meu caso não é fuga, não. É prazer. O mesmo prazer que sinto ao viajar e fazer coisas boas. Minha luta é essa: descer desse penhasco onde me isolei. Fica bem. Bj.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiiiii me ajuda por favor RR tô tomando zetron a 24 dias e o zumbido sirene sei lá q barulho enloqucedor é esse? Tô achando q vou parar de tomar. Quanto tempo depois de parar o remedio o zumbido passou?

      Excluir
    2. Oiiiii me ajuda por favor RR tô tomando zetron a 24 dias e o zumbido sirene sei lá q barulho enloqucedor é esse? Tô achando q vou parar de tomar. Quanto tempo depois de parar o remedio o zumbido passou?

      Excluir
  7. Mas não foi uma crítica, muito pelo contrário, se vc é jornalista, acho que isso é sua função mesmo... Só já senti isso que vc relatou no texto quando paro por 2 ou 3 dias para beber um pouco. É a pior sensação do mundo... um vazio mesmo...Deus abençõe e fique mesmo sem remédios, é meu sonho, mas fique bem...

    ResponderExcluir
  8. Morro de rir com seus textos.Fico na frente da tela igual boba, sozinha, dando gargalhada...

    ResponderExcluir
  9. Oi Anônimo...
    bom saber que a faço rir.
    eh sempre melhor rir que chorar, né?
    abs.

    ResponderExcluir
  10. Ed diz: estou no meu primeiro dia, espero ficar bem e que essa tristeza vá logo embora. Adorei saber que não estou sozinha nessa empreitada.

    ResponderExcluir
  11. Vamos viajar juntos? Estou no mesmo barco e vou parar o mundo frenetico e doentio por 6 dias , ir a Fortaleza e com certeza voltar outra pois isso sempre acontece beijos

    ResponderExcluir
  12. Olá Marcos! Pelos textos, você aparenta ser totalmente sozinho. É isso mesmo? Não tem namorada, esposa, pais, filhos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sou sozinho. Só me sinto sozinho, às vezes.

      Excluir
    2. Entendo.
      Gostaria de saber um pouco sobre você... Conte-me sua idade, opção sexual e o que mais quiser revelar. Seus textos me deixaram curiosa...

      Excluir
  13. Oi Marcos, depressão é uma merda mesmo, mas já tentou um psicólogo? Você pode tomar remédio em dosagem mais baixa e tentar resolver as coisas com um psicanalista.Agora, " viver não é facil não, pergunte ao meu violão" Feliz, feliz quem é que é? Só quem não pensa....

    ResponderExcluir
  14. comecei tomar exodus a cinco dias.Estou com alguns sintomas,mas me sinto melhor e mais calma.tenho ansiedade e panico.mas não quero tomar muito tempo isso.
    PARABENS PELO BLOG!!! Nany

    ResponderExcluir
  15. A medicação é apenas uma muleta ou uma bengala que faz vc ter menos ansiedade em algumas situações .Ela não é o tratamento principal para a depressão . Junto dela é importante um suporte espiritual, seja ele em qualquer sentido, um apoio social ( uma ocupação, um lazer, um esporte ) e principalmente na minnha opinião a psicoterapia . Falar sobre o que vc está sentido para um profissional, analisar o que vc sente, seus medos e suas emoções é que vai fazer vc se organizar emocionalmente e assim mudar os níveis de dopamina, seretonina do seu cérebro... a partir da sua mudança

    ResponderExcluir
  16. Cara minha psicola e psquiatra estão me medicando por mais de 3 meses o Exodus, posso sentir que as vezes pareço estar morto mais com os olhos ali abertos..o que me salva são os videos que faço pro Youtuube de Linux, mas mtas vezes sinto como minha mente estivesse sem nada, confusa, vazio, coração acelerado parecendo que vou entrar no rio negro que tú disseste no lado da janela. Tipo é estranho esse exodus,

    ResponderExcluir
  17. cara ja tenho essa merda de sintrome do panico a 10 anos,mas aquela coisa, eu tenho mas ela não me tem......porem recentemente apareceu outros sintomas q parece ser depressão,uma porra de tristeza,angustia,engraçadO q do nada ,pois minha vida ta bem legal...cada merda q aparece ,q ate DEUS duvida,,,,,mas fiquem tds com DEUS AMEM.

    ResponderExcluir
  18. Oi gostei muito do seu BLOG.

    Tenho depressao ha muitos anos, mas nao usei esses que voce citou.

    Um que achei muito bom se chama ZYPREXA, ele fz dormir mto bem e acordar com pique e animada (não é uma FALSA personalidade, sou EU MESMA, sem essa doença maldita).

    Outro recente é o Valdoxan, mas não me dei bem com ele porque dormia demais.

    O Rivotril é para ansiedade, nem é para dormir, não tem nada a ver.

    Atualmente tomo Efexor, e efeito colateral zero. Pelo menos em mim.

    O Zyprexa eu tive que INFELIZMENTE parar porque ele aumentoi muito meu peso em poucos meses... mas isso varia de paciente para paciente, pode ser que contigo dê certo.

    Isso de "quero me livrar dos remedios", "vou me levantar sozinho" é falta de informação, me desculpe.

    A depressão não é frescura, preguiça nem defeito de caráter. Ela tem causas QUIMICAS, o cerebro de um depressivo nao produz ou produz em excesso certas substancias que causam a doença.

    Entao, é uma DOENÇA, e deve ser tratada como tal, com toda seriedade.

    Ninguém tem pressão alta, diabetes, câncer, e diz "ah vou me levantar sozinho, nada de remédio". Mas com as doenças mentais ainda há esse tipo de preconceito.

    Tente um novo medicamento, e sim, ele pode te curar, conheço varias pessoas que se trataram e conseguiram remissão total da doença.

    O médico nao vai querer te prescrever SÓ acupuntura, porque isso seria irresponsabilidade dele. Isso sozinho nao resolve - o que não significa que você nao possa fazer em paralelo ao tratamento.

    O ápice a que uma depressao pode levar a pessoa,todos sabem, é o suicídio.

    Por isso tem que encarar de maneira séria, seguir as prescrições do médico (se vc nao confia nele, mude de psiquiatra) e não "brincar" de largar remedios. Alguns dão uma crise de abstinencia fortissima (ja senti isso), e todo "desmame" tem que ser com acompanhamento médico.

    Por fim, para quem gosta de ler, indico um livro INCRIVEL sobre o tema, mistura de biografia com muita, muita pesquisa sobre a doença: "O demonio do meio dia", de Andrew Solomon.

    Espero ter ajudado.

    Vera

    ResponderExcluir
  19. Marcos, esse blog que apareceu como meu eu nao uso há anos, mas se quiser me mande email, vfmmartins@gmail.com.

    Tenho um outro blog, depois posto aqui e ponho pra seguir :)

    Boa sorte!!

    Vera

    ResponderExcluir
  20. Oi gente, sabe aquela música já não estou sentindo nada, socorro, alguém me de um coração, tenho um filho lindo, um casamento falido, mas um bom emprego pais lindos, mas sempre depressiva, o panico reseurgiu depois de 10 anos, tomava bup, agora comecei escitalopran, engordei 8 quilos e incluíram bup há uma semana, esta voltando aquele início de Pânico que merda

    ResponderExcluir
  21. CANABIDIOL , RIMONABANTO, TETRAIDROCANABINOL DELTA 9. THC,----------------
    CANABIDIOL - ( Antiepleptico,Antidrepressivo, usado em convulsãoes resistentes ....RECENTEMENTE UMA MULHER AQUI NO BRASIL GANHOU NA JUSTIÇA PAR SUA FILHA PODER TOMAR, ELA RECEBE O CANABIDIOL DOS ESTADOS UNIDOS, ONDE É VENDIDO COMO REMEDIO PRA DEPRESSAO E CONVULSÃO ( Derivado da maconha) ...

    A canabis sativa tem substancias que curam a depressao

    ResponderExcluir
  22. isso representa um terror para laboratorios que vivem da depressao...

    claro que nao regulamentam o uso do canabidiol no brasil ...

    ( envolve muito dinheiro perdido dos laboratorios )

    ResponderExcluir
  23. Odeio o Brasil ..cheio de corrupção, onde babacas vivem comendo emoção feita pela globo ..O BRASIL CAMPEAO DA COPA .....EU NAO QUERO BARSIL CAMPEAO EU QUERO É DINHEIRO ... OS JOGADORES RINDO COM BOLSO CHEIO E COMENDO A BRUNA MARQUEZINE E O POVO COMENDO FARINHA E AGUA E TOMANDO NO CU ..

    ResponderExcluir
  24. Odeio o Brasil ..cheio de corrupção, onde babacas vivem comendo emoção feita pela globo ..O BRASIL CAMPEAO DA COPA .....EU NAO QUERO BARSIL CAMPEAO EU QUERO É DINHEIRO ... OS JOGADORES RINDO COM BOLSO CHEIO E COMENDO A BRUNA MARQUEZINE E O POVO COMENDO FARINHA E AGUA E TOMANDO NO CU ..

    ResponderExcluir
  25. CANABIDIOL , RIMONABANTO, TETRAIDROCANABINOL DELTA 9. THC,----------------
    CANABIDIOL - ( Antiepleptico,Antidrepressivo, usado em convulsãoes resistentes ....RECENTEMENTE UMA MULHER AQUI NO BRASIL GANHOU NA JUSTIÇA PAR SUA FILHA PODER TOMAR, ELA RECEBE O CANABIDIOL DOS ESTADOS UNIDOS, ONDE É VENDIDO COMO REMEDIO PRA DEPRESSAO E CONVULSÃO ( Derivado da maconha) ...

    A canabis sativa tem substancias que curam a depressao

    ResponderExcluir
  26. Socorro faz dias q estou sem meu êxodus! Depois de anos, não percebi que acabou, e já faz 3 dias que estou sem, e só consegui consulta para prossima sexta-feira.., o q fazer?

    ResponderExcluir
  27. corro todos os dias 5km oro 2x por dia ao levantar e ao deitar alimentaçao saudavel, alimentos calmantes ex, alface, couve, castanha do para, banana de meia em meia ora, abacate carne de frango, carne vermeha 1x por semana, nada de cafe, nada de alcool, ao deitar maça ajuda a turbinar o sono, e uvas, detalhe naõ tomo remedios ja faz 11 meses estou me curando apenas com o poder do meu consiente, o meu sub conciente, sempre tenta, entrar em ação dizendo que eu naõ consigo.que isso e besteira, começo, a semtir dor no abdomem e o pir por alguns minutos ou horas eu sofro ate qiue eu consigo, atravez da minha mente consiente, bombardiar, o meu subconciente, dizendo, pra ele, que nada e real, os medos, as insonias as tristezas, as decepçoes, tudo de errado que me causaram tanto sofrimento, ficou la no passado, que agora, a realidade e outra, e digo, sou feliz amo a vida, nada mais me incomoda, estou numa boa. naõ sei como mas o trem vai embora, qdo volta ja estou preparado, para nova batalha, e acredito, que um dia o trem naõ vai voltar e vou viver muito mais feliz do que eu era antes do trem aparecer, porque agora eu me conheço, e estou muito mais forte do que antes, e mais saudavel. um corpo bem harmonizado, e saudavel, naõ existe nenhuma doençã,emocional que possa permanecer nele e nisso que eu acredito. ja dizia o intendido, corpo sã mente sã.

    ResponderExcluir
  28. Olá....seus textos são muito bem humorados....que ironia..rs. Eu adoro, já cai aqui várias vezes procurando fontes dos remedios que me prescrevem. A sensação é assim mesmo, acho que tanto a depressão quanto o panico, nos afasta de todas as pessoas, pq perdemos a vontade de ir naquele café badalado, numa noite cheia de gente....e vamos nos esquivando....Um beijo...Sil

    ResponderExcluir
  29. Olá! Li seu texto e me identifiquei. Tomei exodus durante 10 meses e minha libido foi embora. A minha médica me passou o BUP. Em relação a libido foi ótimo, mas fiquei descontrolada (sem paciência, com muita irritação, acelerada... o meu remédio para dormir parou de ter efeito....) Enfim, a única coisa boa foi a volta da libido. Falei com a minha médica e ela quer que espere mais um pouco. Senão, vai colocar o exodus de volta e continuar com o bupropiona. Alguém aqui toma os 2?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Bom dia...li o seu comentário e estou na mesma situação, tomo o Escitalopram me sinto bem, porém o libido foi embora. Falei com o meu médico e ele disse que indicaria a associação em conjunto com a Bupropiona. Gostaria de saber como foi no seu caso, houve a união dois 2, o resultado foi bom, em relação a libido de fato os 2 juntos não a prejudica? ficaria muito grato pela sua resposta. Abraços!

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    3. Oi, Bom dia...li o seu comentário e estou na mesma situação, tomo o Escitalopram me sinto bem, porém o libido foi embora. Falei com o meu médico e ele disse que indicaria a associação em conjunto com a Bupropiona. Gostaria de saber como foi no seu caso, houve a união dois 2, o resultado foi bom, em relação a libido de fato os 2 juntos não a prejudica? ficaria muito grato pela sua resposta. Abraços!

      Excluir
    4. Oi, Bom dia...li o seu comentário e estou na mesma situação, tomo o Escitalopram me sinto bem, porém o libido foi embora. Falei com o meu médico e ele disse que indicaria a associação em conjunto com a Bupropiona. Gostaria de saber como foi no seu caso, houve a união dois 2, o resultado foi bom, em relação a libido de fato os 2 juntos não a prejudica? ficaria muito grato pela sua resposta. Abraços!

      Excluir
    5. Pense bem antes de usar bupropiona, tem uns efeitos colaterais chatos, pressão arterial vai alterar/aumentar, ansiedade vai aumentar, e sem contar uma dor de cabeça do caralho que não passa, vai perder o sono, e associar bupropiona com escitalopram não vai resolver muito não pois enquanto não retirar o escitalopram que afeta a libido não vai mudar nada, nem viagra junto com escitalopram resolve. Este Escitalopram é bom pra te deixar calmo e sem emoções e com pouco efeitos colaterais, mas o sujeito se torna emasculado, castrado, sem libido alguma, prefiro a paroxetina que afeta menos a libido, mas até 10mg, passou disto afeta do mesmo jeito.

      Excluir
    6. E vai perder o apetite também, pra quem quer parar de comer é um excelente remédio pois vc pode passar até 10/12 horas sem comer nada.

      Excluir
  30. Vivo este dilema, usava escitalopram 10mg por longos anos, excelente para ansiedade e para deixar a gente sem emoções alguma, é assim: poxa comprei um carro novo, senti nada, vendi o carro novo, também não senti nada, realmente virei um zumbi. Perdi a libido por completo também, mesmo sendo jovem. Porém me deixava calmo. Parei por um tempo, fiz o desmame, aos poucos fui cortando, até ficar sem, durou 2 meses e voltou minha ansiedade e depressão, é um sentimento incontrolável, não esta em nosso controle, esse negocio de pensar positivo, mente positiva, não resolve, o negocio é fisiológico mesmo, acontece sem nosso controle e sem nossa vontade. Antes de acontecer comigo, eu achava que depressão e ansiedade alta, eram frescura e que a pessoa que criava aquilo, mas depois senti na pele e vi que não é bem assim. Enfim devido a falta de libido e falta de emoções, mudei(tudo com auxilio do profissional psiquiatra) para o Wellbutrin Xl 150 mg, que é o cloridrato bupropiona com liberação prolongada, este medicamento me deixou mais ansioso ainda, agitado, com falta de ar, tontura, zumbido, usei durante 10 dias e parei. Os sintomas foram passando com o tempo, acabou agitação excessiva e zumbido, porém sem tomar nenhum remédio a um mês, minha tristeza excessiva voltou, melancolia, a libido voltou, um pouco de ansiedade, falta de energia para agir. E agora me pergunto, volto a usar escitalopram ou não? Estou triste, sem energia, melancólico mas me sinto vivo, com emoções, com libido, estou em um triste dilema pois sem escitalopram eu fico bem pessimista mesmo, é difícil descrever, so quem vive mesmo pra entender, é um sentimento de que tudo ta ruim, você olha pra tudo com uma lente negativa, tudo é péssimo. Queria ser como eu era, eu mesmo, sem remédios, quase normal, com sentimentos, altos e baixos mas tudo controlável, fazia academia e me ajudava, hoje nem vontade pra isso tenho mais. É triste saber que serei um dependente de inibidores de serotonina eternamente, seja paroxetina ou escitalopram que usei e me adaptei.

    ResponderExcluir
  31. Boa noite pessoal. Eu passei por uma situação que me traumatizou muito. Eu tinha uma leve insônia, porque meu trabalho exigia que trocasse a noite pelo dia. Passei a ficar acordada por 39 horas. Pintei minha casa duas vezes em um mês durante as madrugadas e fiz patina nos moveis umas três vezes. Fiquei tão ansiosa que me sentia como se tivesse pancada de de cocaina. Depois que a situação passou. Tinha crises de choro, suava frio e ficava gelada fazendo compras no mercado. Até os familiares achavam que era para chamar a atenção. Levei três anos para procurar um médico. Por conta do tempo que levei para começar o tratamento, minha depressão virou profunda e minha ansiedade virou pânico. Por isso digo a vcs não parem seus remédios sejam eles quais forem, os remédios para esta doença são difíceis mesmo. Mas em algum momento, a gente acha um que se adapte com menos efeitos. Eu já tomei vários, mas como tenho síndrome do pânico associada, foi mais difícil ainda. Eu tomo bupropiona pela manhã e à tarde, nunca depois das 14:00. Se fico muito agitada meu médico disse que posso tomar um remédio de nome Supan. Em meia hora estou mais calma, mas não fico grogue nem com sono. Existe uma diferença nos tipos de insônia. Ou vc não consegue iniciar o sono, ou não consuelo mante-lo e acorda várias vezes a noite. Para cada tipo. Existe um remédio. Eu penso muitas coisas e não consigo iniciar o sono, meu médico passou Stilnox 10 mg. Vc toma quando for deitar. Toma desliga a TV e fecha os olhos. Foi o que me salvou. Minha se roto nina e 2. Eu vou tomar remédio o resto da vida, mas levo uma vida normal ou quase. Malho todos os dias pq os exercícios produzem endócrina, e isso melhora a depressão e a melancolia. É isso. Espero ter ajudado de alguma forma.

    ResponderExcluir