domingo, 1 de maio de 2011

Somos 60 mil. Só?

Foto Robert Mapplethorpe

É pouco. Muito pouco. Quase nada.

Segundo dados preliminares do Censo 2010 divulgados pelo IBGE, a população brasileira alcançou a marca de 190.755.799 habitantes. Desse total, apenas 0,03% das pessoas declararam conviver com cônjuge do mesmo sexo. Ou seja: míseros 60 mil casais homossexuais.

Será mesmo? Será que somos tão poucos assim? Duvido.

Em entrevista para o portal Gay1, Toni Reis, presidente da ABGLT (Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais), avalia que esse número seja só a ponta do iceberg: “Temos muitas pessoas que não se assumem por causa da família, da igreja, da religião”. Sim, é verdade: muitos gays ainda vivem no “anonimato”. Mas digamos que os homossexuais representem, sei lá, 5% da população brasileira. Numa conta simples, isso daria mais de 9 milhões de pessoas.

60 mil casais – ou 120 mil “gatos pingados” – num universo de 9 milhões?! Repito: é pouco. Muito pouco. Quase nada. E gente demais “dentro do armário”.

Se os homossexuais querem mesmo a aprovação da união civil entre pessoas do mesmo sexo e da lei que criminaliza a homofobia, acho que chegou a hora de assumir logo com quem divide a cama. Assim, aparecendo nos índices oficiais com a nossa real e significativa representatividade numérica, teríamos mais força para pressionar a sociedade e os políticos por nossos direitos.

Somos muitos. Mas não adianta fazer caras & bocas na parada gay e, na hora de marcar posição, “esconder-se” do recenseador.

Ei, você aí, tá com medo de quê? Solta a franga, bee!

3 comentários:

  1. É preciso considerar que os 60 mil se referem a "casais gays vivendo com parceiro do mesmo sexo". Eu tenho muitos amigos gays assumidos que não convivem com outro gay, mas moram com família ou com amigos, ou sozinhos. Este número não significa que os outros estão no armário.
    Abraço,
    **
    Muque de Peão

    ResponderExcluir
  2. Você está certo, Luciano. Exagerei na minha colocação. Claro que há muitos gays que são assumidos, mas solteiros. Acho, porém, que existem bem mais que 60 mil casais homossexuais vivendo juntos no Brasil. É para esses que escrevi o post. Abs.

    ResponderExcluir
  3. Vou te falar, esses números são deturpados. Não acreditem no governo. Censo o escambal. De inúmeros amigos gays, nenhum foi entrevistado como deveria. Só nome, endereço e pronto. Até eu não fui. Não somos poucos e isso é fato mais que comprovado. Agora nós temos que nos fazer aparecer!

    ResponderExcluir