sábado, 4 de junho de 2011

E, de repente, o Fura-Fila vira "exemplo ambiental"

Fura-Fila

AO ABRIR o jornal, a notícia: “Fura-Fila vira vitrine ambiental de Kassab”. Não entendi. Por isso, resolvi seguir com a leitura. Soube, então, que São Paulo foi sede da quarta edição do C40 – encontro que reúne prefeitos e representantes das maiores metrópoles do planeta para troca de experiências e apresentação de ideias inovadoras contra o aquecimento global.

Peraí! Será isso mesmo? Custei a crer. Mas era verdade, a mais absoluta e estapafúrdia verdade. No C40, o prefeito Gilberto Kassab apresentou o Fura-Fila como “ideia inovadora” contra o aquecimento global. Li e reli a notícia – e a minha vergonha foi crescendo, crescendo, crescendo... Até explodir numa gargalhada nervosa.

O Fura-Fila – um elevado horrendo construído sobre um rio poluído e malcheiroso – surgiu como obra eleitoral do ex-prefeito Celso Pitta. Em quase uma década desde que foi iniciada a sua construção, o projeto já consumiu R$ 700 milhões e, hoje, tem apenas 11 quilômetros de extensão – ou menos de um terço do previsto.

Pergunta necessária: como alguém tem a cara-de-pau de apresentar como “exemplo ambiental” uma construção podre como essa?

Imagino a cara do prefeito Frank Jensen, que vai trabalhar todos os dias de bicicleta pelas ruas da civilizada Copenhague, ao observar a feiúra do Fura-Fila, sentir a fedentina que exala do “esgoto” que passa ali por baixo – e ainda ter que sorrir por educação.

Aprendi desde cedo: se não tem nada a dizer, cale-se. O mesmo vale para o prefeito Gilberto Kassab: se não tem nada a mostrar, cale-se. E, se possível, aprenda com os avanços das outras cidades. É mais digno do que tentar fazer do Fura-Fila um "modelo". Só se for modelo do que o Brasil tem de pior: o mau gosto institucionalizado.  

Um comentário:

  1. Disse tudo. Vergonhoso.

    O negócio é respirar fundo e continuar vivendo. Ou, então, ir pra Copenhague (tô lutando pra sair do Brasil).

    Só lamento...

    Beijos, Marcos, até a próxima!

    ResponderExcluir