domingo, 21 de agosto de 2011

a torneira de ouro

confesso: nada me ofende mais que uma torneira de ouro.

não sei se vocês já repararam, mas sempre que a imprensa resolve mexericar sobre as futilidades dos milionários, chama a atenção dos leitores para a torneira de ouro. A última foi esta: “Avião de US$ 100 milhões de Donald Trump tem até torneira de ouro”.

olha, o tal avião do tal bilionário pode ter tudo: mármore italiano, tapete persa, cristais Swarovski. Mas torneira de ouro nunca! Torneira de ouro é esnobismo descarado, é excesso, é o “algo a mais” que escandaliza. Não tivesse torneira de ouro, acho que nem imaginaria esse avião aí se espatifando inteiro no meio do Atlântico.

pense cá comigo: qual a utilidade de uma torneira de ouro, além de ofender aqueles que não têm nem um ovo frito para matar a fome? Será que a água que sai dali é Perrier? E qual a lógica de lavar as mãos com a água que sai de uma torneira de ouro depois de cagar o seu caviar com ovas de Beluga?

certa estava Rita Lee quando gravou a 
canção-protesto do Moacir Franco: “O ovo frito, o caviar e o cozido [...] Tudo vira bosta”.

não sou ingênuo. Sei que neste fedorento mundo, algumas bostas são mais “valiosas” que outras. Mas não me peça para compreender a torneira de ouro, ok? Eu não compreendo. Eu não consigo engolir esse esbanjamento de riqueza. Assim como não consigo engolir cebola em pizza. Na verdade, tenho uma relação bipolar com a cebola. No vinagrete, por exemplo, tudo bem. Mas na pizza não desce de jeito nenhum.

mudei de assunto. Volto à torneira de ouro. E finalizo. Para os milionários, a torneira de ouro é mero detalhe decorativo, o luxo em sua versão mais cafona e mesquinha. Para mim, a torneira de ouro é desaforo. É o maior desaforo que um ser humano bem alimentado pode dirigir a um ser humano desnutrido.

Enquanto isso, na Somália...

6 comentários:

  1. «A sociedade burguesa é a organização histórica da produção mais desenvolvida e mais variada que existe. Por este facto, as categorias que exprimem as relações desta sociedade e que permitem compreender a sua estrutura, permitem ao mesmo tempo perceber a estrutura e as relações de produção de todas as formas de sociedade desaparecidas, sobre cujas ruínas e elementos ela se edificou, de que certos vestígios, parcialmente ainda não apagados, continuam a subsistir nela, e de que certos simples signos, desenvolvendo-se nela, se enriqueceram de toda a sua significação. A anatomia do homem é a chave da anatomia do macaco. Nas espécies animais inferiores só se podem compreender os signos denunciadores de uma forma superior, quando essa forma superior já é conhecida. Da mesma forma a economia burguesa nos dá a chave da economia antiga... A religião cristã só pôde ajudar a compreender objectivamente as mitologias anteriores, depois de ter feito, até certo grau, por assim dizer virtualmente, a sua própria crítica. Igualmente a economia política burguesa só conseguiu compreender as sociedades feudais, antigas e orientais, no dia em que empreendeu a autocrítica da sociedade burguesa. Na medida em que a economia política burguesa, criando uma nova mitologia, não se identificou pura e simplesmente com o passado, a crítica que fez às sociedades anteriores, em particular à sociedade feudal contra a qual tinha ainda que lutar directamente, assemelhou-se à crítica do paganismo feita pelo cristianismo, ou à do catolicismo feita pela religião protestante». (Introdução à Crítica da Economia Política, 1857 - Karl Marx)

    Esta longa citação extraída da

    ResponderExcluir
  2. odiar heteros eh tão ruim qnt odiar gays.... vc é mt agressivo na hora de se referir a determinadas religioes, pessoas.... ja pensou se falassemos asiim de gays? os gays podem falar oq quiser de todo mundo, da forma que quiser, podem xingar, debochar..... mas ngm pode simplesmente dizer q é contra! acho q os gays deveriam parar de se achar tão diferentes e viver como todo mundo vive, sem ficar fazendo tanto escandalo, homossexualismo deveria ser encarado de forma normal, assim como os heteros, a sociedade desrespeita os gays, os gays desrespeitam a sociedade, e querem enfiar o homossexualismo goela abaixo de todo mundo, será q eu posso dizer que eu gosto de ser hetero, e vou morrer assim? ou sera q isso é homofobia? gostaria d saber oq vcs entendem como homomofobia? Acho q todo mundo deveria escolher o seu parceiro ou parceira, e viver feliz! espero q vc entenda oq eu to querendo dizer, mas oq eu nao gosto é desrespeito! e o que nao falta é isso no mundo em que vivemos, a opressão q vcs sofreram nao da direito d vcs falarem oq querem da forma que querem, infelizmente eu vejo algumas gays, ofendendo seriamente religiosos.... mas vcs sabem mt bem q tem pessoas q nunca pisaram numa igreja e nao gostam de gays... tem q parar as ofensas, pq isso nao vai mudar, infelizmente, no mundo ainda tem racismo, ainda tem xenofobia, ainda tem miseria, ainda tem desigualdade e isso nunca vai mudar, oq temos q fazer é procurar viver bem pacificamente com todos e respeitando!

    desculpa o livro e espero q vc entenda... nao to aki pra ofender os gays, mas sim, falar de certas atitudes de gays e heteros, ou homofobicos... sei la!

    ResponderExcluir
  3. continuando...
    bom sou contra as agressoes q os gays sofrem, eu levanto a bandeira da igualdade!
    tomara q o mundo um dia mude, e todos sejam tratados de forma igual, que os gays possam andar na rua com seus parceiros e nao serem agredidos, que possam conseguir o q querem, a união estavel ja foi uma grande conquista! mas ainda falta mt coisa, mas por favor nao saiam ofendendo os religiosos, e as pessoas q são contra, elas merecem respeito assim como vcs!
    o mundo nao eh facil pra ngm, existe mt formas de preconceitos, racismo, preconceito contra gordos, religiosos, pobres, gays... enfim todos esses preconceitos tem q ser combatidos da mesma forma! isso ai, boa sorte!
    abraços

    ResponderExcluir
  4. precisamos de mais igualdade!

    ResponderExcluir
  5. Camarada!!! Este post brilhante merece cotação três cupcakes.

    ResponderExcluir
  6. TEm um programa no canal E que é
    O que vc fez para ficar tão rico?
    Uma senhora engraçada vai mostrar a casa dos milionários.
    Todos milionários novos.
    O que aparece de jequice naquele programa é uma coisa que não tem explicação!
    Torneira de ouro é banana de tão comum!
    É fonte no meio da casa,piscina no quarto.Tinha um que tinho um cifrão em um painel luminoso!
    É enojante.
    Desperdícios absurdos.
    Nunca frequentei familias ricas mas acredito que os ricos de berço não tenham torneira de ouro em casa!

    ResponderExcluir