quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Cynthia Nixon: homossexual por opção

há alguns dias, escrevi um post em que assumo estar de saco cheio do ativismo gay. E estou mesmo! 

olha essa. 

Cynthia Nixon, a Miranda do seriado “Sex and The City”, deu uma entrevista para o “New York Times”. Na entrevista, ela declarou que é homossexual por opção. 

“Já fui hétero e gay, e gay é melhor. Para mim é uma opção. Entendo que para muitos não é, mas para mim é uma escolha e ninguém tem o direito de definir minha homossexualidade. Por que não pode ser uma opção? Por que isso é menos legítimo?” 

as reações vieram da chef Cat Cora: “Sou gay e nasci assim. Achei que essa declaração foi perigosa e irresponsável”; e do blogueiro e ativista John Aravosis: “Se você gosta dos dois, homens e mulheres, você é bissexual e não gay, então não diga às pessoas que você é gay e que elas podem escolher sua orientação sexual”. 

Aravosis ainda disse que Nixon prestou um desserviço à comunidade gay ao usar a palavra “opção”. 

pois bem, eu achei bem legal que a Cynthia Nixon foi hétero e escolheu ser gay. Escolher, optar, é bem mais corajoso que ficar aí posando de vítima, como muitos homossexuais fazem: “Ah, eu nasci assim. Não tenho culpa de ser gay”. 

porra, esse papo de “culpa” já era!   

acho que a gente não precisa mais ficar dando explicações à sociedade. Existimos e ponto final – por orientação, por opção ou o que seja. 

só pra afrontar os tolos, eu adoraria falar em alto e bom som: “Eu escolhi ser gay!” 

não, eu não escolhi. Mas acho legítimo que alguém o faça. 

em certo sentido, poder escolher a sua preferência sexual, e escolher ser gay, como fez Cynthia, é um avanço e tanto.

afinal, quem optaria por ser gay há uns 10, 20 anos atrás?

2 comentários:

  1. Menino...bom esse blog!Estava eu lá no Livrada vasculhando algo que me tirasse do mais profundo estado de piedade da minha pessoa, quando não por acaso,o 'Idiota" pulou na minha frente.Nem vi o 'Feliz"...Cliquei bem rapidinho e cá estou a devorar seu arquivo.Coisa boa que é a internet.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ei, Tati...
      seja bem-vinda ao mundo do Idiota Feliz!

      Excluir