quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

isso é alegria flatulenta

você sabe o que é alegria flatulenta? 

acho que fui eu quem inventou a expressão. Pelo menos, nunca li em nenhum outro lugar antes de usá-la. 

a alegria flatulenta é espécie de alegria tipicamente brasileira, como a feijoada e a caipirinha. É aquele tipo de alegria que incomoda quem está ao lado e piora em épocas como o Carnaval. 

vou dar um exemplo. 

certa vez, em um Carnaval, estávamos em Ilhabela, no litoral de São Paulo. Procuramos por uma praia distante, bem distante. Queríamos sossego. Escapar da multidão. Em determinado momento, estacionou um carro com o som no último volume bem próximo de onde a gente estava. A música, claro, era ruim. Algum maldito axé. Logo, um bando de selvagens invadiu a praia. O sossego, então, virou festa do acarajé elétrico. 

isso é alegria flatulenta. Seu fedor nauseabundo exala pelo ambiente, atingindo a todos que estão por perto. 

não entendo essa mania (ou seria falta de educação?) que as pessoas têm de “obrigar” os outros a ouvir a sua música, a “compartilhar” da sua alegria estridente.

quer ser alegre, vá ser alegre bem longe de mim. 

espaço público não é o banheiro da sua casa, onde você pode fazer o que quiser e ninguém tem nada a ver com isso. Espaço público é local onde devemos conviver respeitando o metro quadrado dos demais. 

outro dia, almoçava em um restaurante com um amigo. Na mesa ao lado, havia um rapaz e uma moça de firma. A moça passou a refeição inteira tagarelando em alto e bom som. Dominava como ninguém a “arte” de falar e comer ao mesmo tempo. Incrível! 

lembro que ela fuxicava sobre o "corpo mole" de alguma colega de trabalho. E eu com isso, moça? Por que não te calas? Ou, ao menos, baixe o volume da próxima vez.
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário