sexta-feira, 23 de março de 2012

água para os elefantes


ao entrar no site do Ringling Bros. and Barnum & Bailey Circus, o cidadão desavisado é logo seduzido pelo “mundo encantado” desse tradicional circo norte-americano. Na homepage surge a animação de um trem com música divertida ao fundo e a voz empolgada de um locutor anunciando o “espetáculo”.

navegando pelo site, o cidadão desavisado encontra um tal Ringling Bros. Center for Elephant Conservation, descrito como um local exemplar, que “hospeda pesquisadores, acadêmicos e ambientalistas para criar um novo diálogo centrado nos cuidados, conservação e saúde dos animais”.

“putz! Que legal isso! O circo, além de me entreter, preocupa-se com o bem-estar dos animais!”, admira-se o cidadão desavisado.

sim, até seria legal, não fosse balela, enganação, filhadaputice descarada.

na verdade, como mostra o vídeo da PETA apresentado pelo ator Alec Baldwin, os “tratadores” do Ringling Bros. and Barnum & Bailey Circus batem, maltratam, machucam, torturam, escravizam filhotes de elefantes a fim de domá-los e treiná-los para o “espetáculo”, usando um instrumento chamado “bullhook” – espécie de bastão com um gancho de aço na ponta, que fere e sangra os animais.

esse circo do horror tem longo histórico de crueldades. De 1929 para cá, dezenas de elefantes já morreram devido aos maus-tratos a que são submetidos no Ringling Bros.

vale lembrar que elefantes são animais nômades. Livres na natureza, caminham quilômetros por dia. No circo, vivem acorrentados em jaulas sujas e apertadas. São soltos só no momento do “espetáculo”.

por isso, antes de acharmos divertido, fascinante, fofo ver elefantes realizando “acrobacias” no picadeiro, que tal a gente refletir sobre a carnificina que acontece por trás das cortinas e boicotar de uma vez esse tipo de "entretenimento" ultrapassado?

como disse o filósofo e médico alemão Albert Schweitzer: “Vivemos numa época perigosa. O homem domina a natureza antes que tenha aprendido a dominar-se a si mesmo.”

acho que só levando uma espetada de "bullhook" na bunda esses caras talvez aprendam.  

Assista ao vídeo da PETA aqui: Ringling Bros. Beats Animals
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário