sábado, 31 de março de 2012

mapa-múndi dos direitos LGBTT


clique para ampliar


existe um mundo medieval onde atos homossexuais ainda são puníveis com a pena de morte:

Irã, Arábia Saudita, Iêmen, Mauritânia, Sudão, doze estados do norte da Nigéria e algumas regiões do sul da Somália.

e existe um mundo esclarecido onde o casamento gay já foi totalmente legalizado:

Bélgica, Espanha, Islândia, Noruega, Holanda, Portugal, Suécia, África do Sul, Argentina, Distrito Federal do México, Canadá e alguns locais dos Estados Unidos.

entre esses dois mundos – o medieval e o esclarecido – há desde países onde o sujeito ainda pode ir para a cadeia por atos homossexuais até países onde casais gays têm disponíveis QUASE os mesmos direitos do casamento heterossexual.  

observe o mapa acima.

o problema é que, por mais que os direitos dos LGBTTs tenham avançado nos últimos anos, o mundo ainda é bem mais vermelho, laranja, ocre, cinza do que verde e azul.   

no Brasil, a homossexualidade não é crime desde 1831. Ou seja: aqui ninguém pode ser preso ou morto pelo Estado por transar com alguém do mesmo sexo. Ufa!

mas, para atingirmos o nível de esclarecimento de uma Suécia, por exemplo, ainda falta aprovar uma lei que criminalize a homofobia e outra que reconheça a união homoafetiva sem qualquer restrição.

resta saber se um dia as “baratas de igreja” vão permitir tais avanços (?)

2 comentários:

  1. Difícil caminho com as, ditas, baratas de igreja... Ainda mais se Marina Silva chegar ao poder. E o mundo está bem mais cores quentes atualmente, já que a Rússia anda para atrás.

    ResponderExcluir