domingo, 20 de maio de 2012

por que chorar envergonha?


faz uns 357 anos que isso aconteceu.

estava na sala escura do cinema. Assistia “Ghost – Do Outro Lado da Vida”. Na cena final, enquanto Patrick Swayze, enfim, deixava de ser fantasma e ia para o céu, a mulher sentada na poltrona ao meu lado chorava e chorava e soluçava de tanto chorar.

o filme acabou e as luzes da sala do cinema se acenderam. Olhei para a mulher com curiosidade. Ela percebeu. Meio constrangida, disse algo assim: “Desculpa, é que eu perdi meu marido faz pouco tempo.”

nem sei porque guardei na memória esse acontecimento sem nenhuma importância. Mas o relembro agora apenas para perguntar: por que chorar envergonha?

li que, quando choramos, liberamos substâncias como a leucina-encefalina, a noradrenalina e a serotonina, e isso proporciona uma sensação anestésica e de calma, aliviando a angústia e liberando a tensão.

mesmo assim, mesmo sabendo que chorar faz bem, a gente, sempre que possível, evita verter lágrimas em público, reprime a emoção. Talvez seja o medo de parecer piegas. Afinal, a moda hoje é ser irônico, sarcástico, blasé.

“I don’t give a shit”, bradam os "descoladinhos".    

sim, também me aborrece gente coitada que vive chorando pitangas pelos cantos empoeirados da sua vida medíocre. Mas, vez e outra, é tão gostoso se emocionar com algo e se deixar levar por essa emoção. Pode ser um filme, uma canção, uma cena de novela, um livro, uma reportagem, uma propaganda, um protesto, o que for.

a gente sente um aperto no coração, um nó na garganta. Tenta evitar o "vexame". Mas as lágrimas vêm como enxurrada, e vemos a nossa pose de outdoor indo para o ralo.
          

2 comentários:

  1. Marcos, vi num ponto de cultura o filme "O Contador de Histórias". No final, eu chorei cachoeiras... uma pessoa me viu, sacou de um pacote de lenços de papel. E sorriu. Essa emoção não esquecerei jamais. Um abraço.

    ResponderExcluir
  2. Descobri que chorar em público numa cidade desconhecida é, pelo contrário, muito fácil.

    ResponderExcluir