quinta-feira, 19 de julho de 2012

todo dia algo novo acontece


Navegava à toa pela internet quando encontrei um livro chamado “Vida Amorosa 100 Monotonia”. Pelo nome, deve ser mais um desses livros de anti-ajuda que vendem mais que pastel de feira.

Abaixo do título, o subtítulo: “100 Maneiras de Apimentar o Relacionamento a 2”.

Autores de livros de anti-ajuda são especialistas em detectar as insatisfações humanas. Quer ficar rico? Aqui vai: “100 Maneiras de Criar Riqueza”. Quer se tornar uma pessoa melhor? Também tem: “Ame-se e Cure a Sua Vida”. Quer ser feliz? Opa! Este está na parte de cima da prateleira: “Alegria – A Felicidade que Vem de Dentro”. Quer revolucionar sua existência pífia? Leia: “Acordando para a Vida”.

É isso: para qualquer insatisfação, há 10, 50 ou 100 maneiras simples (simples?) de resolvê-la. Basta seguir as dicas (dicas?) de cada autor.

Mas, voltando ao livro que promete livrar a sua vida amorosa da monotonia, fiquei matutando justamente sobre a monotonia. O livro não me interessa. Deve, entre outros clichês, aconselhar os leitores a trepar dentro do elevador para “apimentar” a relação.

Ai, ai, se você acha que tal experiência vai livrá-lo da monotonia, sinto informá-lo: não, não vai livrá-lo de porra nenhuma. E o motivo é simples: não é apenas o seu relacionamento amoroso que é monótono. A VIDA É MONÓTONA, a essência da vida é ser monótona

E cabe a cada um de nós saber lidar com a monotonia da vida, adaptando-nos da melhor forma possível à ela, extraindo desse dia após dia sem mais nem porque alguma felicidade, algum devaneio. Enfim, aceitar que amanhã é apenas mais um dia e, provavelmente, nada de extraordinário vai ocorrer.

É triste pensar assim? Pode ser. Mas acho mais triste aquele queao passar a vida tentando escapar da monotoniaé incapaz de perceber que todo dia algo novo acontece.

Um comentário:

  1. Perfeito para o dia infeliz que tive hoje.
    É por isso que adoro vir aqui!

    ResponderExcluir