terça-feira, 10 de julho de 2012

vai ler um bom livro!

"Viciado" em “Avenida Brasil”, o repórter Thiago Stivaletti, à pedido do UOL Televisão, ficou uma semana sem assistir à novela. Na segunda, 9 de julho, o UOL publicou o relato do repórter, que classificou a experiência como “uma semana de total desespero”.


Até aqui, nada demais. Apenas bobagenzinha inventada para entreter internautas desocupados.

Mas se um alienígena, de passagem pela Terra, por acaso acessasse o relato do Stivaletti e, depois, lesse os comentários dos leitores à respeito, acho que pensaria que o Brasil é terra de gente culta, letrada, que lê uma biblioteca inteira por ano.

“Um país precisa de pessoas que lêem livros, revistas, jornais, e assistem menos novelas e seriados”, mandou um.

Outro, dirigindo-se ao repórter: “Se você fosse uma pessoa culta, nem teria se viciado em algo tão ridículo como novela. Assine uma TV paga.”

Mais: “Esse repórter está precisando de mais trabalho, tem muito tempo livre para ver baboseiras na TV. Vai ler um bom livro!”

A maioria dos comentários segue nessa linha: xinga o hábito de assistir a novelas e defende a leitura. Mas, entre os brasileiros, sabe em qual lugar está a leitura como atividade mais apreciada no tempo livre? Em sétimo. Perde para: 1) assistir TV; 2) escutar música; 3) descansar; 4) reunir-se com amigos/familiares; 5) assistir vídeos/filmes em DVD; e 6) sair para se divertir.

Por esse motivo, baseado nessa pesquisa aí, concluo o seguinte. Na internet, nas redes sociais, é fácil, bem fácil, posar de “inteligente” e “sair bem na foto”. Pra isso, basta falar mal daquilo que supostamente aliena (a novela) e defender aquilo que educa (a leitura).

Só resta saber quantos desses revoltados com a alienação dos brasileiros que assistem a novelas realmente leram um bom livro nos últimos três meses. 

Aposto que nem a metade, e aposto que, dessa metade, muitos são leitores de livros de autoajuda. E se esse for o caso, confesso que prefiro mil e uma vezes o texto do João Emanuel Carneiro.   
        

5 comentários:

  1. As novelas do João Emanuel Carneiro são ótimas! Só assisto as dele e as do Gilberto Braga, são os únicos autores que valem a pena no momento. Porque realmente, assistir novela de Glória Perez ou Manuel Carlos acho que é para pessoas com problemas, porque como aguentam?

    ResponderExcluir
  2. Sr. Guinoza, então te encontrei...
    Que saudade, menino! Por onde você anda?
    Como sempre, estava aqui me deliciando com seus textos. Não perdeste a mão, não é mesmo?! Esses dias mesmo estava relendo seu Contos Diminutos. Acho que por isso me bateu uma vontade enorme de te encontrar e aqui estou! Mande notícias, e agora que que descobri esse blog, não largo mais! Grande beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Magda, que surpresa boa!
      me escreve no email q está aí do lado direito pra gente botar o papo em dia. Bj.

      Excluir
  3. Sempre um prazer ler seus textos, e sempre estou aqui no "O Idiota...", mas claro que em um horário não conflitante com a novela. Oi, oi, oi.

    ResponderExcluir