domingo, 8 de julho de 2012

vida dupla


Em “Avenida Brasil”, Roni (Daniel Rocha) vai se casar com a ariranha Suelen (Isis Valverde). Roni é gay (não assumido) e armou esse casamento (de fachada) apenas para calar a boca daqueles que desconfiam da sua sexualidade.

Em “A Favorita”, a novela anterior do João Emanuel Carneiro, outro personagem gay, Orlandinho (Iran Malfitano), também se casou com uma mulher (Deborah Secco). E, no final, sabe-se lá como, virou hétero ou algo assim.

Não sei o que vai acontecer com Roni. Se o autor assim desejar, o personagem também pode virar hétero, já que Suelen parece que vai se apaixonar por ele.

Seria mais verossímil, no entanto, Roni continuar gay e continuar muito bem casado com a piriguete boliviana do Divino. Existem muitos homossexuais do lado de cá da telinha que levam “vida dupla”. De dia, fingem-se de João e, de noite, são Marias.

Na novela, a evangélica ungida Dolores (Paula Burlamaqui), mãe de Roni, foi quem mais incentivou o filho a se casar. A boba acredita que o rapaz, estando ao lado de uma mulher, pode se “salvar”, se “converter”, escapar do “pecado” de ser gay.

Esse tipo de pressão da família é bastante comum. E, muitas vezes, o próprio homossexual não suporta o fato de ser homossexual e, para fugir do preconceito e da vergonha, resolve se submeter ao que a sociedade considera “normal”. Assim, para manter as aparências, reinventa-se.

Entre aí em qualquer chat gay. Lá estão os hétero-casados em busca de uma trepada homo-casual, enquanto posam de “pais de família” na churrascaria mais próxima.

Ok, cada um faz o que quiser da vida. Mas não sei se esses que vivem na sombra, escondidos atrás de um casamento de mentira, são mais felizes. Afinal, é possível alguém ser feliz negando a si mesmo?
 

Um comentário:

  1. Marcos,
    Pressinto que desta vez vai ser diferente. O Roni não se importou muito de ser chamado de gay, e está se casando por outros dois motivos: para salvar Suelen da deportação (ele mesmo sugeriu que o amigo Leandro pedisse Suelen em casamento mas ela não aceitou) e para sair de baixo da saia do pai. Dizem os sites de fofoca que depois de sair de casa ele finalmente vai engatar um namoro com outro rapaz (o meio-irmão da Tessália, que volta à trama).

    ResponderExcluir