sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Intocáveis - o filme

Em Intocáveis, filme francês dirigido pela dupla Olivier Nakache e Eric Toledano, acompanhamos a história (baseada em fatos reais) de uma amizade improvável entre o tetraplégico Phillippe Pozzo di Borgo e o seu enfermeiro, Abdel Sellou.

Phillippe é milionário; Abdel, ex-presidiário. Phillippe aprecia música clássica; Abdel, música pop. Phillippe tem óbvias limitações físicas; Abdel é energia pura, força bruta. E onde o aristocrático Phillippe enxerga arte; o pobre Abdel vê apenas borrões.

Mesmo assim, mesmo vindos de realidades opostas, surge entre os dois uma amizade que vai transformar suas vidas.

Intocáveis é uma comédia dramática que cumpre bem o seu papel. Faz rir ao mesmo tempo em que emociona. E muito do sucesso do longa se deve às interpretações sedutoras dos protagonistas: François Cluzet (Phillippe) e Omar Sy (Abdel).

O legal dessa história é que as diferenças entre os dois, em vez de afastá-los, aproxima-os. Algo que não é nada comum. Se fosse, não teria virado filme.

No ovo frito de todo dia, normalmente somos movidos por uma intolerância precipitada a quem é diferente de nós. Preferimos buscar refúgio e conforto no colo daqueles que reconhecemos como iguais.

Intocáveis mostra que podemos, sim, conviver em paz – e até nos tornarmos amigos –, se cada um aprender a respeitar o outro do jeito que o outro é.

Assista ao trailer aqui
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário