quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Se você está triste, aceite sua tristeza sem culpa

Ao saber que abandonei o Exodus, o antidepressivo que tomei durante seis meses, um(a) leitor(a) deste blog questiona: 

“O lance é se conformar em viver triste?”

Não, não se trata de se conformar em viver triste. Mas de aceitar a tristeza. Aceitar que a tristeza existe e faz parte da gente. Eu aceitei.

Hoje, já não me desespero se estou deprê, desanimado, sem vontade de ir àquela festa incrível. Dane-se a festa! Não vou morrer por não ir a uma festa!

Acredite: na vida, nada é imperdível. 

Vivemos sob pressão constante, num mundo onde não é mais permitido se foder, fracassar, adoecer, envelhecer, engordar, dizer "não", estar triste. Temos que fingir o tempo todo que estamos 100% felizes e saudáveis.

Porra, a vida não é um mar de rosas! E mesmo que fosse, temos o direito pleno de preferir margaridas ou girassóis ou hortênsias!

Se você não está a fim, recuse. Se você está triste, aceite sua tristeza sem culpa. E, por favor, não se sinta mal por não ser uma "bunda alegre", por não gostar de correr atrás do trio elétrico, por não curtir o que os outros curtem. 

Ninguém é obrigado a simular felicidade porque convém.   

7 comentários:

  1. sua ultima frase entrou no meu caderninho de frases inesquecíveis! voce está cada vez melhor em seus textos MAC... incrível...

    ResponderExcluir
  2. Ei!! Gostei muito do seu blog!! Muito claro e objetivo!
    Achei interessante 'na vida nada é imperdível'
    Irei a uma psiquiatra amanhã e resolvi procurar informações sobre o Exodus e foi ai que entrei no seu blog.
    Se te fez perder a vontade de pular a janela, estou feliz :)
    Valeu pelas informações e relatos.
    Obg, Erika

    ResponderExcluir
  3. Conheci seu Blog pelo Google estou em tratamento a 4 meses primeiro comecei com Valdoxan, que para mi foi a mesma coisa que beber água, agora estou usando Reconter 10 mg hoje tomei meu 3 comprimido não me sinto melhor...Só tive a porcaria dos efeitos colaterais... Lendo o que você escreveu acima, eu até entendo o que esta falando, O pior não é a tristeza e a vontade de se jogar na linha do trem ou esta confusão mental, a Meses não consigo tomar uma decisão pensa raciocinar direito não tenho mais animo para nada.
    Como vc efeito esta parte da doença ?

    ResponderExcluir
  4. Parabéns pelo seu blog, me identifiquei com muitos coisas que você postou. Mas no que se refere a depressão, você não acha que existe um componente químico na depressão? Como o figado que, não produz insulina direita e ai acarreta o diabetes, não pode ocorrer um mau funcionamento do cérebro e não produzir as tais substâncias do bem estar? Hoje sei identificar mais ou menos a minha tristeza com aquele lance de que o corpo não está legal, ai como chocolate e dá uma melhorada, mas o efeito não é duradouro e não dá para ficarmos comendo chocolate o dia inteiro né?

    ResponderExcluir
  5. Oi...adorei seu blog e me identifiquei com ele ...queria saber mais um pouco suas reações quando parou de tomar exodus...eu tomei durante um ano e parei não tem nem um mês e estou muito nervosa,descontrolada e depre...queria saber se vc se sentiu assim.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi, acho que cada pessoa reage de um jeito. Eu me senti normal, sem qualquer reação. Fica bem.

      Excluir
  6. Estou tomando Exodus ha 3 meses e estou me sentindo pessima ,todos os dias tem sido uma luta ,me sentindo muito desanimada o desespero enorme vontade de sair gritando e pedir ajudar para que essa dor saia de dentro de mim!!Tenho consulta no mes de maio e vou pedir p o psiquiatra mude para outra medicacao!!

    ResponderExcluir