sábado, 27 de outubro de 2012

Deus: o último chato

A solicitação apareceu no meu Gmail. Ela queria ser minha amiga no Facebook. Adicionei. A primeira mensagem que ela postou para mim foi algo sobre Deus. Bloqueei a religiosa na hora. Acho que foi a amizade virtual mais breve da história.

Ligado em um canal de TV esportivo, acompanhava a entrevista de um jogador de futebol. Em 2 minutos de blábláblá, o tal jogador falou Deus umas 30 vezes: “graças a Deus”, “com a ajuda de Deus”, “tem que ter fé em Deus”, e assim por diante. Mudei de canal na hora.

Nada contra a fé de ninguém, ok? Cada um sabe em qual tanque lavar sua alma suja. Mas eu, assim como Emil Cioran, “livrei-me de Deus, desembaracei-me do último chato”. Por isso, prefiro manter distância segura dos “amarrados em Cristo”. Acho-os bregas. Mais que isso: acho-os arrogantes.

Já reparou? Todo religioso acredita que é “pessoa melhor” que o não-religioso. Acredita que só porque crê em Deus é mais solidário, honesto, digno, confiável, virtuoso que os “desgarrados”. Acredita, enfim, na própria bondade. E eu tenho medo, muito medo, de gente que acredita na própria bondade.

Aqui, neste blog, há vários comentários religiosos de pessoas que se apegam em Deus para se livrar de suas tristezas. Respeito. Só não gosto quando posam de “mensageiros do Senhor” e metem-se na minha vida, tentando me converter com suas pregações.

Desistam. Além de imune a beatices, eu não valho nada.

4 comentários:

  1. Isso é uma ideia ignorante e muito preconceituosa.
    Preconceito, é um dos temas que você aborda neste blog. Tema pelo qual eu interessei-me muito que é sobre o gay.
    Quando queremos brigar por algo que acreditamos ser ruim, não devemos pratica-los. Seriamos hipócritas assim. Mas é isso que vejo nessa postagem que acabei de ler.
    Você tem direito de expressar suas idéias e pensamentos, tem direito de fundamenta-las com pensamentos de outras pessoas. Porém já se perguntou se é correto o que você está afirmando? se isso não seria também preconceito?
    Gosto do seu blog, mas essa postagem deixou a desejar.

    ResponderExcluir
  2. Achei seu blog por acaso.Nem lembro direito como e gostei dele.Não bastante pq vc não posta todo dia e seus posts são breves.Mas suas cronicas e seu tom me agradaram.Tbm sou ateu e estou imune a religião deste os 13.

    ResponderExcluir
  3. Você sempre rouba meus pensamentos!

    A-D-O-R-E-I

    ResponderExcluir
  4. Achei tudo muito sensato e inteligente.

    Parabens,
    sem ironas..bjs
    Joana Fon

    ResponderExcluir