quarta-feira, 24 de outubro de 2012

O mensalão e as frases dos ministros do STF

O Jornal Nacional apresentou nesta terça-feira (23/10) uma extensa reportagem sobre o julgamento do mensalão. Em um dos trechos, destacou algumas frases proferidas pelos ministros do STF que, segundo William Bonner, o apresentador, "ajudaram a dar a dimensão histórica do momento"

Tomara que sim! Tomara que essas frases, a partir de agora, sirvam de aviso para os "subversivos da ordem institucional" que acreditam que podem furtar uma sociedade inteira impunimente com sua "gestão tenebrosa".  

"... esses fatos estão com as vísceras expostas. Eles gritam. Cegar para essa realidade é golpear a própria sociedade..."
Carlos Ayres Brito

"... o dinheiro é para o crime o que o sangue é para a veia.  Ou seja, se não circular com volume e sem obstáculo, nós não temos esquemas criminosos como este...
Carmen Lúcia

"... esse processo criminal revela a face sombria daqueles que, no controle do aparelho de Estado, transformaram a cultura da transgressão em prática ordinária e desonesta de poder..."
Celso de Mello

"... a entidade bancária serviu como uma verdadeira lavanderia de dinheiro pra se cometer um crime que não está nem previsto na lei, mas este poderia ser o nome: gestão tenebrosa pelos riscos que acarreta e pelas consequências que acarreta à economia popular..."
Luiz Fux

Roberto Gurgel, procurador-geral da República

"... nordestinamente, eu diria isso mesmo: gosto de jiló, gosto de mandioca roxa, gosto de berinjela crua. Ou seja, algo de vinagre, algo de fel fica no céu da boca do magistrado que se vê na obrigação de condenar alguém..."
Carlos Ayres Brito

"... agentes públicos que se deixam corromper, qualquer que seja sua posição, são eles corruptos e corruptores, os profanadores da república, os subversivos da ordem institucional, são eles os delinquentes, marginais da ética do poder..."
Celso de Mello

Cezar Peluso

"... o Estado brasileiro não tolera o poder que corrompe e nem admite o poder que
 se deixa corromper..."
Celso de Mello

"... corrupção significa não que alguém foi furtado de alguma coisa, mas significa que uma sociedade inteira foi furtada: pela escola que não chega, pelo posto de saúde que não se tem. Eu acho que este julgamento dá exatamente o testemunho de que no Estado de direito a política é, sim, necessária para qualquer lugar deste planeta..."
Carmen Lúcia

Assista à reportagem aqui
 

4 comentários:

  1. Só uma curiosidade: você é aquariano?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não. Sou dos piores: capricorniano.

      Excluir
    2. Que nada. Vocês são ótimos.

      Pior mesmo são os leoninos, impossível existir alguma afinidade.

      Excluir
  2. E de 2012 para cá o STF não fez porra nenhuma!

    ResponderExcluir