sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

Erotismo ginecológico



Dia desses, tive que fazer uma breve pesquisa sobre as pin-ups: aquelas garotas de bochechas rosadas em poses meio picantes, meio sapecas, meio que esperando o bote.

Soube que as pin-ups surgiram das ilustrações de Alberto Vargas, um peruano que chegou em Nova York em 1916, ficou deslumbrado com a beleza das garotas americanas e começou a desenhá-las.

“Uau!”, deve ter exclamado Vargas ao vê-las caminhar marotas pela Quinta Avenida.

Dei um Google: “Alberto Vargas + pin-ups”. Surgiram vários desenhos do peruano. Ao observar esses desenhos, sob a perspectiva de hoje, é até difícil ver malícia ali. Mas saiba que as pin-ups serviram até para “levantar a moral” dos soldados americanos em combate na Segunda Guerra Mundial.

Sim, há um leve apelo sexual naquelas garotas de seios volumosos, cintura fina, pernas longilíneas e sorrisos aliciantes. Mas perto da “bundalização” atual, onde toda nudez é estimulada e permitida, acho que os desenhos de Vargas não causam escândalo nem na mais austera das beatas.

Há historiadores que defendem a tese de que o surgimento das pin-ups foi o primeiro indício da emancipação feminina que viria anos mais tarde com a revolução sexual. Pode ser que sim. Ali, elas já deixavam de ser apenas desejadas para também seduzir.

Sei lá, esse papo ficando muito “cabeça”. Melhor concluir.

Não sou nem um pouco moralista, mas confesso que acho bem mais interessante quando apenas insinuamos para seduzir, como faziam as pin-ups de Vargas. Esse erotismo ginecológico que vivenciamos hoje acho meio brochante.

É tanta bunda à mostra que a bunda corre sério risco de virar joelho. Ninguém nem olha. 
  

Um comentário:

  1. Ótimo texto, Marcos! :) A história das pin ups é bem interessante mesmo! Também acho super legal se vestir como elas! :)

    Os desenhos têm uma dose de inocência e, ao mesmo tempo, de sedução. Além do mais, foram feitos numa época em que sequer se pensava em computador. Tudo pintado à mão.

    Definitivamente, mil vezes melhor do que essas vadias mostrando a bunda e o útero pra meio mundo ;)

    Beijos!

    ResponderExcluir