sábado, 8 de dezembro de 2012

Pessoas descontroladas me interessam

Gosto de pessoas com algo a mais (ou a menos: um parafuso, por exemplo). Acho-as mais interessantes.

Pessoas que se rasgam inteiras por amor, choram, gargalham, perdem o juízo, falam o que pensam, assumem sua tristeza, quebram pratos na parede, cortam os pulsos, riem de si mesmas, mantêm suas identidades (ainda que suas identidades sejam um tanto absurdas).

São o que são, e não se envergonham disso. 

Pessoas que têm medo de se expor me assustam. Pessoas que fingem que são felizes o tempo todo me assustam. Pessoas que costumam concordar com tudo o que falo me assustam. Pessoas que enfeitam janelas com luzinhas natalinas me assustam.

Carlos Drummond de Andrade tem um poema bem bacana. Chama-se Eu Etiqueta, onde fala sobre essa coisa esquisita de andar na moda. “Ainda que a moda”, diz o poeta, “seja negar minha identidade”.

Em outro trecho, lamenta: “Com que inocência demito-me de ser/ Eu que antes era e me sabia/ Tão diverso de outros, tão mim mesmo/ Ser pensante sentinte e solitário”.

Em um mundo cada vez mais uniforme, onde todos “devem” seguir determinado padrão de comportamento (fazer dieta a vida toda, por exemplo), manter seu gosto e capacidade de escolher, suas idiossincrasias, não é tarefa assim tão fácil.

Ainda bem que existem as pessoas descontroladas. Essas que não aceitam cabresto, que não estão nem aí para modismos, patrulhas e aparências, e conseguem preservar seu bocado de "si mesmo".

Essas pessoas me interessam.

3 comentários:

  1. Também gosto das pessoas descontroladas :)
    Que bom que alguém pensa que nem eu!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Eu sou assim. Infelizmente a sociedade não me aceita bem.

    ResponderExcluir
  3. Eu era uma pessoa muito calma e tranquila e infelizmente faz um tempo que ando bem descontrolada brigo com o meu namorado em lugares publicos,pizzaria,grito me bato faço coisas horriveis e estou indo a psquiatra e tudo... o pior é que as pessoas me veem como louca e isso ta me deixando muito mal :(

    ResponderExcluir