terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

O Mundo Segundo os Brasileiros


O Mundo Segundo os Brasileiros é o melhor programa sobre viagem da TV aberta do país. Passa na Band, segunda-feira, depois de Mulheres Ricas. A cada episódio, a série explora uma cidade diferente. Nesta 3a temporada, o programa já passou por Taipei, Havaí, Madri, Ho Chi Minh, no Vietnã, e Praga.  

O mais legal é que a série não é comandada por nenhum repórter mala tipo Glória Maria falando asneiras e querendo aparecer mais do que a própria reportagem. Quem conduz o programa são brasileiros que moram e conhecem o cotidiano das cidades e nos levam a cantos “escondidos” dos lugares onde vivem, além de revelar os preços das coisas e contar suas histórias pessoais.

O único momento brega do programa é o final, quando muitos desses brasileiros, em depoimentos emocionados, dizem sentir saudade do tal “calor humano” do povo tapuia.

Olha, se tivesse condições, moraria na Suíça e não sentiria falta nenhuma desse tal “calor humano” do povo tapuia. Ao contrário, celebraria a cada manhã estar longe disso aqui. Para mim, esse tal “calor humano” nada mais é que falta de educação, desrespeito ao espaço do outro, informalidade selvagem.

Brasileiros, segundo o mundo, são cordiais, alegres, simpáticos. O mundo, segundo os brasileiros, é frio e formal demais. Pois eu prefiro o frio e a formalidade do mundo à alegria flatulenta da grande maioria dos brasileiros.

Assista ao programa aqui
 

5 comentários:

  1. Eu tinha lido "alegria fraudulenta da grande maioria dos brasileiros" porque, veja só, pra mim esse conceito é fácil de entender. Não acho que o brasileiro seja de fato amável e sempre fui considerada antinacional por ser sincera.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gostei de "alegria fraudulenta". Também cabe. Bj.

      Excluir
    2. Também adorei "alegria fraudulenta". Sempre achei isso aqui uma propaganda enganosa.

      Excluir
  2. Concordo com você, Marcos. Em tudo o que disse. Quando dou a sorte de ligar a TV (coisa odiosa) e ver que está passando esse bendito programa, paro tudo. Amei o da Alemanha! Beijos saudosos!

    ResponderExcluir
  3. É verdade tudo hipocrisia, conheço várias pessoas que moram fora do Brasil e fica nesse discurso de saudade do Brasil, mais quando pergunta se quer voltar fica dizendo que agora é cedo, são planos para o futuro, duvido quem mora na Europa principalmente quer volta para essa bagunça que chamamos de Brasil!!!

    ResponderExcluir