terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

Que pouca vergonha!



Por que as pessoas têm tanto medo do pênis? Alguém sabe?

Pergunto isso porque o Leopold Museum, em Viena, está apresentando a exposição Nude Men, sobre a representação do corpo masculino na arte: de 1800 até os dias atuais. Para promover a mostra, o museu divulgou um cartaz (este aí em cima) em que três homens aparecem pelados. Recebeu tantas reclamações que acabou tendo que esconder as genitálias dos rapazes com uma faixa vermelha.

Se fosse no Brasil (mesmo o Brasil sendo “o país da bunda de fora”) acredito que aconteceria o mesmo. Escandalizadas, as “beatas” batendo os pés no chão e com as mãos na cintura logo resmungariam contra o cartaz: “Que pouca vergonha!”; “Onde já se viu isso?!”. Ora, ora, dona Maricotinha, a senhora já viu isso, sim!  

Em 1987, a abertura da novela Brega & Chique, veiculada às 19h na TV Globo, apresentava um modelo com o traseiro à mostra. Embalada pela canção “Pelado”, do Ultraje a Rigor, a abertura chegou a ser censurada e, depois, liberada. Mas será que hoje a Globo teria a mesma ousadia de mostrar um homem nu numa abertura de novela?

Acho que não. E o motivo é bastante simples: naquela época, o mundo era um lugar muito menos careta e o Brasil ainda não havia sido evangelizado pelos seguidores de Jesus, atletas de Cristo e outros da mesma laia.

Não estou falando de pornografia, ok? Falo sobre a nudez. E a nudez masculina ou feminina não devia causar indignação em ninguém. Há coisas bem mais absurdas e alarmantes acontecendo por aí. 

Você sabia, por exemplo, que o Renan Calheiros voltou à presidência do Senado? Pois é, isso sim é escandaloso, não três inocentes paus moles em um cartaz.

Para acessar o site do Leopold Museum, clique aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário