domingo, 21 de julho de 2013

Efeitos colaterais


Sim, os efeitos colaterais que o Exodus e outros antidepressivos causam nas primeiras semanas de tratamento são terríveis. Para os mais frágeis, quase insuportáveis. Mas vem cá, responde uma coisa: o que não causa efeito colateral nessa vida?

Cada decisão que tomamos, cada escolha que fazemos, cada episódio importante que acontece vem acompanhado de efeitos colaterais.

Amar, por exemplo, é incrível. Aquece a alma. Mas até o amor tem seus efeitos colaterais. O ciúme é um deles. E precisamos suportar o ciúme para manter o amor sadio.

Não temos controle sobre tudo e não temos como selecionar só a parte boa das coisas. Ou aceitamos o “pacote completo”, “all inclusive” (com seus efeitos colaterais), ou permanecemos escondidos debaixo da cama, paralisados, com medo de enfrentar as consequências das nossas escolhas.

Quem recorre ao antidepressivo como solução para sua tristeza profunda precisa saber que vai ter que vencer vários obstáculos antes de alcançar alguma alegria. Infelizmente, ainda não inventaram a “pílula mágica”. Infelizmente, não existem amores perfeitos.

Certa vez, um amigo, na fossa devido ao fim do seu casamento, me pediu uns comprimidos antideprê para "sair do buraco". Ele achava que bastava ingerir o comprimido e pronto: questão resolvida. Expliquei que não é assim que funciona.

Para "sair do buraco", ele precisava, antes, escalar o buraco.

23 comentários:

  1. Estou curtindo um monte de efeitos colaterais.
    só imaginei que depois de 25 dias eles ja teriam passado...
    AntideprÊ não é droga alucinógena que deixa o usuário vendo esquilos voadores.
    Na verdade parece que ele é apenas 18% melhor que o placebo.
    Não sou depressivo (foi o que me disse o psicologo) mas paniquento.
    Sofro de ataques de pânico.
    Estou contando com estes 18% para dar uma mãozinha para os meus próprios esforços para resolver os meus dilemas.
    Por minha conta só eu não estava saindo do lugar.

    ResponderExcluir
  2. Meu nome é Mônika. Sou "usuária" há muitos anos de antidepressivos, já tomei anafranil, fluoxetina e agora tomo o paroxetina. Não estou bem ultimamente e não tenho mais convênio médico, ou seja, estou sem psiquiatra há mais de um ano. Consegui marcar uma consulta particular para amanhã,
    R$ 100,00, até achei barato. Quero tentar tomar o êxodus, será que mesmo acostumada com essas drogas vou sentir muito efeito colateral? Estou ansiosa (muita dor no peito)e quero melhorar, não aguento mais essa sombra de tristeza, desânimo e vazio me rodeando o tempo todo. Sem querer conheci "O Idiota Feliz" estava procurando no google sobre o êxodus e deparei-me com uma pessoa legal que escreve muito bem, ele (Marcos Guinoza) se expressa de um jeito que me identifiquei bastante. Parabens! Estou gostando muito de ler, sou uma pessoa que gosta de aprender e buscar informações, todos os dias dou uma passadinha pra ler e conhecer mais.
    Abraços a todos!

    ResponderExcluir
  3. Descobri esse blog por uma busca no google. Voltei a tomar fluoxetina hoje (tomei por uns meses tem uns 3 anos) e como bom ansioso já estou fantasiando os efeitos colaterais.

    Como já li bastante que preciso passar por esses dias para o remédio realmente agir, espero passar bem. Se ficar muito ansioso tenho ao menos o rivo em gotas por perto.


    Me identifiquei muito com as suas postagens. Acho que nunca ficarei curado dessa ansiedade que vem e volta. Talvez o maior desafio seja lidar com ela e dar a importância que ela mereça.

    Voltarei aqui sempre para ver como está!

    Melhoras para todos nós!

    ResponderExcluir
  4. E coplicado estou tomando esse remedio a tres dias mais parece que vou morre .espero que menhore nao aquento mais sofre com isso boa sorte a todos.muita fé em Deus.

    ResponderExcluir
  5. O Exodus me devolveu a vontade de viver em 5 dias mais os efeitos colaterais são foda. A sonolência é o pior deles. Se você for preguiçoso, não conseguira sair da cama, se for ativo vai aprender todas as formas possiveis para procrastinar as atividades mais simples...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou tomando Exodus tem 30 dias e ainda tenho muitoooo sono,difícil sair da cama.

      Excluir
    2. Tais vc sentiu dor de cabeça? Pq tomei por 6 dias e no 3 comecei a sentir dor e desisti. Mas o pisiquiatra mandou tomar. Vc sentiu isso tb?

      Excluir
  6. Quando essa «pilula mágica» chegar ao mercado, não passaremos de seres deambulantes na terra. Tem de haver dificuldade para crescimento de carácter :) Por isso pense: « where there is no struggle, there is no strength! »


    Vim aqui parar porque vi o teu comentário num post qualquer sobre ataques de pânico. Espero que não te importes com este comentário: tenho um blog novo onde decidi partilhar, sem rodeios, tudo sobre os meus ataques de pânico. De como começou ao que faço para os controlar. No meio disto, também vou ter outras temáticas menos sérias :) Se quiseres seguir, estás à vontade. Eu vou seguir o teu porque adorei o que vi ehehhe
    Força,
    Cisma

    ResponderExcluir
  7. hoje tomei meu primeiro exodus e estou com muito medo dos sintomas sera que vou me sentir muito mal nos primeiros dias

    ResponderExcluir
  8. eu tomo exodus faz 4 anos e desde o começo nunca me deu efeitos colaterais terriveis , algumas vezes me da enjoo mas quando fico muito nervosa , mas quem não passa mal quando fica nervosofica nervoso porque é complicado fazer um tratamento com o pensamento de que nada vai dar certo , poxa vc ta tomando remedio pra melhorar , se dê uma chance pra ser feliz

    ResponderExcluir
  9. Vou iniciar o tratamento com o exodus daqui uns 10 dias estou fazendo o desmamo do Venlifit OD 150 MG que infelismente o resultado nao foi o esperado! Quero demais ser curada dessa depressao desse vazio,desespero
    Tristeza vontade de morrer,mas vou continuar lutando!

    ResponderExcluir
  10. Estou no segundo dia de uso do exodus, tratando um sindrome do pânico. Acabo de vir da farmácia... fui me informar sobre os efeitos colaterais que hoje se manifestou em mim, foi a pior crise que tive, além das sensações terríveis do pânico de quebra os efeitos do exodus ..... preciso de força se não desistirei

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nao desiste...isto é normal..sao is 10 passos q precisamos dar pra traz p depois andar p 100 pra frente pensa nisso!boa sorte

      Excluir
  11. Oi...comecei segunda...muita tontura nossa de quase cair...mas vou vencer...sei q vai passar...nao desistammmm

    ResponderExcluir
  12. Exatamente o que eu precisava ler! Muito bom o blog, sucesso e sorte com a ansiedade! Abraço!

    ResponderExcluir
  13. Estou tomando o remédio há 14 dias... Mas ainda me sinto desanimado, sem forças e angustiado! Já passei pelos primeiros sintomas! Mas já passou a tontura, o enjoo e os suores! Só preciso que esse desânimo vá embora! Essa tristeza! Foi assim com vocês? Demorou assim? Quase 15 dias já tomando!!!

    ResponderExcluir
  14. Ola! Começarei a tomar o exodus breve. Busquei a bula no google e achei seu blog...e é claro que ja to pensando jos efeitos colaterais me cagando de medo ne...tomara que eu consiga tomar direitinho!

    ResponderExcluir
  15. Ola! Começarei a tomar o exodus breve. Busquei a bula no google e achei seu blog...e é claro que ja to pensando jos efeitos colaterais me cagando de medo ne...tomara que eu consiga tomar direitinho!

    ResponderExcluir
  16. Olá boa tarde. Hj tomei o meu primeiro comprimido, e estou péssima. Saí do serviço carregada pelos amigos. Estou aqui a pensar se valerá realmente essa situação toda. Muito triste com tudo isso.

    ResponderExcluir
  17. Comecei o exodus hj. Nem li sobre os efeitos colaterais, pois se disser que doerá meu dedo mindinho, certamente ele vai doer... Sou ligeiramente influenciável! Sou uma infeliz crônica, tenho compulsão alimentar e como coloquei balão intragastrico, estou a ponto de matar alguém... Vamos ver no que dá!

    ResponderExcluir
  18. Comecei o exodus hj. Nem li sobre os efeitos colaterais, pois se disser que doerá meu dedo mindinho, certamente ele vai doer... Sou ligeiramente influenciável! Sou uma infeliz crônica, tenho compulsão alimentar e como coloquei balão intragastrico, estou a ponto de matar alguém... Vamos ver no que dá!

    ResponderExcluir