sábado, 18 de janeiro de 2014

Clube de Compras Dallas

Baseado em uma história real, Clube de Compras Dallas, dirigido por Jean-Marc Vallée, se passa na década de 1980 e conta a história de Ron Woodroof, um cowboy que, após ser diagnosticado com o vírus da Aids, procura tratamentos alternativos para a doença e passa a contrabandear remédios ilegais, desafiando o sistema de saúde americano. 

Woodroof é vivido por Matthew McConaughey. O ator, em excelente interpretação, perdeu quase 20 quilos para caber no personagem. Ganhou o Globo de Ouro e pode levar também o Oscar.

Clube de Compras Dallas retrata o momento mais obscuro da Aids, quando a doença era chamada de "peste gay". Woodroof, ao ser diagnosticado com o vírus, recusa-se a acreditar. Para ele, Aids é doença de bicha.  

Cretino como todo homofóbico, Woodroof acaba se aproximando de Rayon, travesti interpretado por Jared Leto, o vocalista do 30 Seconds to Mars. Do encontro entre os dois, surge uma improvável amizade. E, a partir dessa amizade, o preconceito de Woodroof vai se desarmando até se transformar em afeto por Rayon.

Preconceito, como explica o Houaiss, é ter "ideia, opinião ou sentimento desfavorável formado a priori, sem maior conhecimento, ponderação ou razão". 

Preconceito é julgar sem conhecer. É dizer "não gosto!" antes mesmo de saber o que tem por dentro da embalagem. 

É verdade: às vezes, o que tem por dentro da embalagem pode não prestar. Mas como saber antes de desembrulhar?

Clube de Compras Dallas é um bom filme.

Nenhum comentário:

Postar um comentário