quinta-feira, 1 de maio de 2014

Médicos jovenzinhos

Se você é pobre, evite adoecer. Mesmo que você seja um pobre com dinheiro para pagar um plano de saúde.

Ontem (30/04), acompanhei JK ao pronto-socorro. Mofamos na sala de espera por quatro horas até ele ser atendido. Sim, eu sei que no SUS a situação é bem pior. Lá, pessoas morrem de tanto esperar. A gente não chegou a morrer, mas ficou com a bunda bem dolorida.

Enfim, o nome de JK apareceu no painel. O atendente indicou o consultório número 4. Seguimos para lá. A médica bonita, com uns vinte e poucos anos, mal olhou para JK e começou a fazer as perguntas de praxe: o que o senhor está sentindo? Tem alergia a algum medicamento? E assim por diante.

Enquanto fazia as perguntas, a médica bonita ia digitando as respostas de JK no computador como um robozinho, sem jamais olhar para ele. Depois, pediu para JK se deitar em uma maca para examiná-lo. Finalizado o exame, sem chegar a nenhum diagnóstico, ela receitou um coquetel de medicamentos e solicitou um exame de sangue.

Tivemos que aguardar mais umas quatro horas até o exame de sangue ficar pronto, JK passar por reavaliação médica e, ufa!, saber que teve apenas uma intoxicação alimentar. 

Esperar cansa. Mas, sem ter meios de evitar a espera, a gente aguenta. O que me escandaliza de verdade são esses médicos jovenzinhos que, com certo ar de superioridade, nem olham para a cara do paciente.

Acho a medicina uma profissão admirável. Talvez a mais admirável de todas. Não posso dizer o mesmo desses médicos recém-formados - e, muitas vezes, mal preparados - que tratam os pacientes como "coisas". 

Posso estar errado, mas acho que não tem como ser um bom médico se o sujeito não tem um pingo de humanidade, algum amor pelo próximo que necessita dos seus conhecimentos.

Um comentário:

  1. aprendi na pratica => nunca, em hipotese alguma, va ao pronto-socorro do Sirio Libanes na Bela Vista. Nao adianta ter convenio, nao adianta gritar, nao adianta absolutamente NADA fazer escandalo (o meu amigo que estava comigo que fez, eu estava desfalecendo de febre e dengue no sofa)

    ResponderExcluir